Os processadores Intel Pentium são bons para jogos?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os processadores Core da Intel são os chips poderosos que a empresa vende para computação pessoal. Mas e se você quiser construir um PC de escritório de baixo desempenho ou um PC de consumo de mídia? A antiga linha de Pentium de última geração da Intel está aqui para salvar seu dia. Esses chips são extremamente econômicos e, portanto, qualquer pessoa pode querer construir uma configuração de jogos de baixo custo com eles. Mas, esta é uma boa decisão? Vamos descobrir.



Conteúdo da página



O que são os processadores Pentium da Intel?

A linha Pentium é uma oferta de nível básico da Intel. Esses chips são um pouco mais poderosos do que os oferecidos na linha Celeron, mas são um pouco mais lentos que os processadores Core i3 da mesma geração. A Intel dividiu a linha Pentium em duas séries. Estes incluem a linha Intel Pentium Silver ligeiramente menos poderosa e a linha Intel Pentium Gold mais capaz. Para simplificar, os processadores Pentium Silver são versões aprimoradas dos processadores Intel Celeron muito mais fracos. Os processadores Pentium Gold são uma versão ligeiramente inferior da linha Core i3.



Os processadores Intel Pentium Silver são bons para jogos?

O Pentium Silver é muito fraco para lidar com alguns dos jogos mais recentes. A Intel não construiu nenhuma dessas linhas para lidar com alguns dos títulos AAA mais recentes do mercado. Embora você possa obter alguma forma de níveis de desempenho respeitáveis ​​com os chips Pentium Gold, não recomendamos o chip Pentium Silver, a menos que tudo o que você queira fazer seja jogar jogos da era PlayStation 2.

Processadores Intel® Pentium® Silver - Veja a última geração do Pentium...

O novo logotipo do Pentium Silver

Os processadores Intel Pentium Gold são bons para jogos?

Os chips Pentium Gold têm um bom desempenho. Eles têm núcleos e threads significativamente menores em comparação com um chip Core i3. Além disso, suas velocidades de clock são cortadas. Mas, o desempenho single-core dos chips Pentium Gold e Core i3 se compara muito bem. Vamos ver um exemplo. A Intel lançou o Pentium Gold G6600 e o Core i3-10100 baseados na mesma arquitetura Comet Lake. Enquanto o primeiro tem uma pontuação de 422 no Cinebench R20 single-core, o Core i3-10100 o supera apenas por 6 pontos e consegue obter 428.



Processador Intel® Pentium Gold G-6600 Desktop 2 núcleos 4,2 GHz LGA1200 (chipset Intel® série 400) 58 W : Eletrônicos

O Pentium Gold G6600

Os jogos não exigem um monte de núcleos para um bom desempenho. Embora ter núcleos extras seja sempre um ponto de brownie, a maioria dos jogos não pode utilizar totalmente mais de dois núcleos por vez. Assim, o fato de os processadores Pentium perderem a contagem de núcleos é minimizado devido à maneira como os jogos AAA distribuem a carga. Além disso, o jogo é uma tarefa com uso intensivo de gráficos. Assim, se você combinar um processador gráfico forte com um chip Pentium Gold, poderá jogar muitos jogos bem otimizados no mercado.

Portanto, você pode se safar com um chip Pentium Gold, desde que tenha uma placa gráfica decente. Uma GTX 1050 Ti ou a GTX 1650 Super é o mínimo que sugerimos. Mas, o desempenho não será o ideal, e é necessária uma atualização para um dos chips quad-core Core i3.