Como consertar o cartão MicroSD não detectado pelo telefone Android

Neste artigo, fornecemos algumas das principais resoluções para quando o cartão microSD não está sendo lido pelo smartphone.

Seu cartão microSD pode não estar funcionando por vários motivos, embora na maioria dos casos esteja relacionado a uma falha de hardware ou incompatibilidade. Em um caso, pode estar relacionado a um problema de software que pode ser corrigido com acesso a um PC ou laptop.

Siga os métodos fornecidos abaixo para resolver seus problemas de microSD.

Método 1: verifique se está quebrado

Nosso primeiro método o ajudará a determinar se seu microSD ainda está funcionando ou não. Como qualquer peça eletrônica, o circuito de um cartão microSD pode ser interrompido pela exposição à água, calor ou danos físicos em geral.

Para descobrir se seu cartão microSD ainda funciona, você precisará inserir o cartão em um PC ou laptop. A maioria dos laptops e PCs têm slots para cartões microSD, mas se não, você precisará comprar um adaptador para a Amazon. Um adaptador de cartão SD pode ser usado quando seu PC tem um slot de cartão SD de tamanho completo, mas não um slot de cartão microSD. Um adaptador USB será necessário quando o seu PC não tiver nenhum slot de cartão SD.

Se o cartão SD ainda estiver funcionando, ele deve aparecer no seu PC. Por exemplo, no Windows, você pode clicar no botão de biblioteca e, em seguida, clicar em ‘Meu PC’ para ver o cartão SD conectado.

Se não estiver aparecendo, seu cartão SD provavelmente está quebrado.

Método 2: formate o cartão corretamente

Se seu cartão microSD não está sendo lido pelo smartphone, mas você sabe que está funcionando, pode ser necessário formatá-lo corretamente. Abaixo, fornecemos um guia rápido passo a passo para ensiná-lo a reformatar seu cartão microSD no Windows.

• Baixe Fat32Formatter aqui
  • Abra o programa e escolha a unidade de cartão SD correta
  • Sob a caixa Tamanho, coloque o mesmo número que o tamanho máximo mostrado.
  • Pressione Iniciar - deixe a formatação ser concluída antes de remover o cartão microSD do seu PC

O método acima corrige o principal problema de software que pode impedir o funcionamento do seu cartão microSD - se não funcionar, sugerimos tentar algumas das correções de hardware listadas abaixo.

Método 3: use uma bateria oficial

Se você não estiver usando uma bateria oficial para o seu smartphone, deve substituir a bateria por uma versão oficial.

Se você não usar uma bateria oficial, ela pode não fornecer ao cartão microSD a energia de que ele precisa para funcionar de maneira eficiente. Às vezes, baterias maiores também podem bloquear a conexão que o cartão microSD precisa fazer com o slot de cartão microSD. Embora isso raramente seja a causa do mau funcionamento do seu microSD, vale a pena tentar se você tiver uma bateria oficial disponível.

Método 4: Fixar e limpar conexões

Em alguns casos, pode ser necessário limpar o cartão microSD. No entanto, o mais provável é que a conexão do smartphone à qual o cartão microSD se conecta pode estar suja ou ligeiramente torta. Nesse caso, pode ser difícil fazer com que o microSD se conecte corretamente.

Você pode limpar seu cartão microSD com uma pequena quantidade de álcool de limpeza ou água. Certifique-se de secar o microSD completamente antes de usá-lo novamente.

Siga estas etapas se você possui um smartphone com uma bandeja SIM:

• Retire a bandeja do SIM e coloque o cartão microSD e o cartão SIM de lado.
  • Se houver alguma sujeira na bandeja do SIM, limpe-a.
  • Certifique-se de que a bandeja do SIM não esteja dobrada - pode ser necessário solicitar uma substituição, se estiver.
  • Coloque o cartão SIM e o microSD na bandeja do SIM, garantindo que ambos os cartões estejam alinhados corretamente.
  • Reinsira a bandeja do SIM

Siga estas etapas se você possui um smartphone que não tem uma bandeja SIM:

• Retire a tampa traseira do smartphone e remova o cartão SIM e o cartão microSD
  • Você pode usar álcool ou um pano pequeno para limpar as conexões do cartão microSD.
  • Se o slot do cartão microSD dobrou ligeiramente, tente dobrá-lo cuidadosamente de volta no lugar.

Esperançosamente, depois de seguir esses métodos, seu cartão microSD será capturado pelo smartphone.