Como corrigir erros de tubulação quebrada do Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora seja muito raro, é possível que você não consiga instalar nenhum pacote em uma instalação aparentemente estável do Linux. Debian, Ubuntu e as distribuições derivadas deles contam com o gerenciador de pacotes apt-get. Geralmente, se você tiver acesso de superusuário de administrador, digite apt-get install -f para instalar pacotes adicionais, se necessário. No entanto, por mais raro que seja, você pode receber uma mensagem que diz dpk-deb: error e então prossegue para instruir que você tem um pipe quebrado.



Normalmente, o termo tubo quebrado se refere ao uso indevido do caractere | na linha de comando, que geralmente é chamada de pipe, especialmente para aqueles com experiência no MS-DOS. Nesse caso, porém, você pode não ter digitado um comando incorretamente. Em vez disso, se você não usou o | ao digitar o comando apt-get, então você pode ter um problema envolvendo seu sistema de arquivos que forçou uma montagem somente leitura. Embora possa parecer constrangedor, a primeira etapa é verificar e garantir que você digitou o comando de instalação corretamente antes de continuar. Se não houver problema, a próxima etapa é inspecionar o sistema de arquivos.



Método 1: inspecionando o comando digitado

Embora provavelmente esse não seja o caso, é importante certificar-se de que você digitou o comando de instalação corretamente antes de presumir o pior. Até mesmo os programadores de elite às vezes acabam digitando algo errado, e é fácil digitar o | personagem por engano. Não empurre o teclado para recuperar o último comando. Digite-o novamente individualmente. Tente executar apt-get install -f ou apt-get update, uma vez que esses comandos não são destrutivos. Se você ainda receber o erro após repeti-lo, tente reinicializar a máquina. Se você ainda o receber, pode estar sofrendo de um problema no sistema de arquivos. A mensagem de erro de tubo quebrado pode não ser nada mais do que um sintoma de um problema maior.



Método 2: recuperação de erros de tubulação quebrada causados ​​por disfunções do sistema de arquivos

Se você não conseguir corrigi-lo apenas digitando o comando novamente, preste atenção especial se você vê ou não algum tipo de erro que diz “Sistema de arquivos somente leitura” na saída do terminal. Isso indica que, por qualquer motivo, sua partição de inicialização está montada como um volume somente leitura. Geralmente, isso significa que ele sofreu algum tipo de problema no sistema de arquivos e o sistema operacional GNU / Linux não se sente seguro para escrever nele. Este mecanismo de segurança significa que, embora alguns dados possam estar corrompidos, o Linux fez o melhor para salvar sua instalação.

Você possivelmente receberá algum tipo de mensagem estranha ao tentar usar o comando sudo, que também é causado por esse mesmo tipo de erro. Essa mensagem começaria com “sudo: não foi possível abrir” seguido pelo nome de algum recurso. Como todos os recursos no Unix são armazenados como arquivos, uma montagem de partição somente leitura pode impedir o funcionamento do sudo.



Se algum desses casos for verdadeiro, você precisará desligar o sistema. Se você tiver uma unidade USB pré-fabricada com um ISO de uma instalação limpa do Linux, insira-a e mantenha pressionada a chave que seu BIOS ou sistema UEFI requer para inicializar a partir de um dispositivo removível. Se, em vez disso, você tiver uma partição Linux separada em sua unidade de inicialização, deverá acessá-la por meio do GRUB ao reiniciar. Em qualquer um dos casos, você precisa ter um ambiente estável para trabalhar que possa acessar a partição danificada sem inicializar a partir dela.

Supondo que você tenha algum tipo de dados dos quais ainda não tenha feito backup, aproveite esta oportunidade para fazer o backup desses dados em outra partição ou dispositivo removível se o Linux permitir que você conecte dispositivos montados neste estado. Normalmente, você não pode montar dispositivos em um sistema de arquivos somente leitura, portanto, será necessário reiniciar o sistema em um USB ativo ou em um ambiente potencialmente DVD para fazer backups. Você deve executar o comando fsck apropriado para o sistema de arquivos instalado em sua unidade de inicialização para restaurá-lo a um estado estável. Por exemplo, vamos supor que você tenha uma partição / dev / sda1 danificada que formatou com uma estrutura de arquivo ext4. Se for esse o caso, a partir de um terminal raiz dentro do ambiente live USB ou DVD, você pode emitir fsck.ext4 -fv / dev / sda1 para verificar o sistema de arquivos. Você também pode usar fsck.ext2 ou fsck.ext3 se inicializou a partir de qualquer um desses dois tipos de sistema de arquivo ext. Em teoria, todos os três chamam o programa e2fsck de qualquer maneira e podem ser apenas links virtuais.

Isso fornecerá uma saída detalhada e forçará a varredura, mesmo se parecer limpo. Você pode estar interessado em usar -c ou -ck para executar uma varredura de superfície com o programa badblocks no caso de suspeitar que houve algum tipo de problema de geometria com o disco. Depois de executar o programa, reinicie a partir da partição se estiver estável e emita o sudo mount -o rw, remonte / comando de um terminal dentro desta inicialização para restaurar o acesso de leitura e gravação. Você precisará de acesso root para procurar no diretório / lost + found, mas é importante que você faça isso, pois fsck.ext # pode ter colocado alguns clusters perdidos lá. Se você estiver perdendo arquivos quando estiver de volta à instalação do GNU / Linux, então eles podem estar aqui, embora sejam renomeados. Use o comando file no terminal para dizer qual tipo cada um é, se possível.

Se você não tiver um USB ou DVD ao vivo para inicializar, você precisará fazer um de uma máquina limpa de um ISO baixado para uma distribuição do Linux. Como você está usando apenas comandos de terminal, pode nem mesmo precisar de um dispositivo de inicialização para sua distribuição. Alguns, como KNOPPIX, são projetados explicitamente para corrigir problemas como este. Se você estiver trabalhando com um netbook ou laptop que possui um slot de cartão SD ou microSD, você também pode inicializar de um ISO gravado em um cartão SDHC ou microSDHC. O mesmo vale para, digamos, tablets Ubuntu que possuem esse slot.

4 minutos lidos