Como corrigir erro de temperatura excessiva da CPU?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os processadores estão se tornando cada vez mais poderosos a cada dia. Com a tecnologia mais recente exigindo melhor desempenho, a atualização para novos processadores se tornou proeminente. Resfriar os componentes de um sistema de computador, como HDD, CPU, GPU, etc., é muito importante. Sem o resfriamento adequado, a maioria deles acabará por parar de funcionar devido a problemas de superaquecimento. O erro ' Superaquecimento da CPU 'Vem na mesma categoria. Este erro aparecerá durante o processo de inicialização do sistema. Agora, esse erro às vezes tende a ser nada grande e aparece uma vez em um milhão de vezes devido a problemas de aquecimento. Existem também cenários em que você deve começar a se preocupar com o aparecimento da mensagem de erro. Outras vezes, você pode simplesmente ignorá-lo.



Erro de temperatura excessiva da CPU



Estaremos discutindo esses dois cenários abaixo. Então, vamos entrar nisso, mas primeiro, vamos ver o óbvio.



O que causa o erro de temperatura excessiva da CPU?

Isso é bastante óbvio. A mensagem de erro aparece quando sua CPU superaqueceu e o cooler não está se livrando do calor que está sendo produzido. Isso pode acontecer quando o dissipador de calor não está conectado corretamente à CPU. Nesse cenário, você terá que desparafusar o sistema e certificar-se de que o dissipador de calor está perfeitamente encaixado e não está solto. O problema também pode ocorrer se o cooler estiver com defeito e o ventilador não estiver fornecendo a quantidade necessária de ar. Nesse caso, basta trocar o cooler.

Agora que passamos por isso, vamos discutir quando o assunto é perigoso e quando pode ser ignorado.

Quando não é sério?

Se você acabou de receber a mensagem de erro pela primeira vez e está em pânico, não faça isso. O problema em alguns casos não é perigoso. Digamos que você tenha jogado no sistema por algumas horas e ele esquente. Vários fatores podem impedir que o calor seja dissipado, como poeira na ventoinha da CPU que faz com que não gire corretamente. No verão, os sistemas geralmente esquentam rapidamente devido à alta temperatura. Isso faz com que o interior da caixa fique mais quente do que normalmente está. Nesse caso, é provável que você receba esta mensagem de erro e não precisa se preocupar com isso, pois sua CPU não está derretendo.



Quando a mensagem de erro é perigosa?

Você deve começar a se preocupar com a mensagem de erro, pois ela tende a aparecer com frequência em condições normais. Mesmo quando você não está utilizando o sistema para sessões intensas de jogos ou outras coisas que colocam uma grande carga no sistema. Se você receber a mensagem de erro em tal cenário, deve começar a se preocupar com isso e diagnosticar o problema. Digamos que você esteja apenas assistindo ao YouTube em seu navegador da web ou assistindo a um filme ou fazendo qualquer outra coisa menor e seu sistema reinicia e dá a mensagem de erro, é hora de encontrar uma solução e começar a monitorar a temperatura.

Com isso dito, você deve fazer o seguinte quando a mensagem de erro se tornar um incômodo.

Solução 1: verifique o dissipador de calor

Se você não tem conhecimento de informática suficiente, provavelmente deve levar seu sistema a um técnico e deixá-lo resolver o problema. Caso contrário, você pode simplesmente seguir em frente.

O que você precisa fazer verifique o dissipador de calor instalado em sua CPU. Esse problema geralmente surge quando o dissipador de calor está solto e não está funcionando corretamente. Muitos usuários enfrentaram esse problema e a causa acabou sendo um dissipador de calor não colocado corretamente. Portanto, você também deve fazer isso primeiro.

  1. Desaparafuse o sistema do seu computador.
  2. Localize o seu CPU na placa-mãe.
  3. Verifica a dissipador de calor e certifique-se de que está colocado corretamente.

    Dissipador de calor

  4. Se estiver totalmente adequado, prossiga.

Solução 2: Pare de overclocking

O overclock de uma CPU tornou-se algo genérico atualmente. No entanto, em alguns casos, isso pode causar certos problemas, como superaquecimento da CPU. Se você tiver feito overclock em sua CPU, deve interrompê-lo, pois o overclock consome mais energia e, conseqüentemente, produz mais calor. Uma vez feito isso, monitore as temperaturas e veja se o problema persiste.

Solução 3: Limpe seu sistema

Caso o problema ainda apareça, é hora de limpar seu sistema. Com tempo. Com o tempo, partículas de poeira cobrem o sistema e interrompem o fluxo de ar. Nesse caso, o fluxo de ar não é suficiente e o sistema, eventualmente, aquece mais. Portanto, se você quiser fazer isso sozinho, terá que desparafusar a GPU, RAM, SSD, etc. e depois limpar o sistema. Existem também muitos tutoriais do YouTube que você pode seguir para passar por isso. Depois de fazer isso, você não verá mais a mensagem de erro, espero.

Limpando um Computador

3 minutos lidos