Como criptografar a partição do sistema usando BitLocker sem TPM



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Seus dados são importantes e você precisa cuidar deles. Um dos métodos que o ajudarão a cuidar da integridade e confidencialidade dos dados é a criptografia de disco. Parece bom, mas o que é criptografia e como fazê-lo? Existem diferentes ferramentas que podem ajudá-lo a criptografar seu disco e seus dados. Um deles é conhecido como BitLocker. O BitLocker é uma ferramenta integrada aos sistemas operacionais Windows e você não precisa fazer o download e instalá-lo como uma ferramenta ou aplicativo de terceiros. Existem diferentes requisitos para usar o BitLocker, incluindo TPM 1.2 ou posterior e a edição adequada do Windows. Estamos falando do Windows 10 e, com base nisso, você precisará usar o Windows 10 Pro, Windows 10 Enterprise ou Windows 10 Education. Se você tiver outra edição, não poderá usar o BitLocker. Então, o que você pode criptografar com o BitLocker? Você pode criptografar o disco rígido inteiro ou unidade de estado sólido, partição, disco rígido externo ou disco flash USB. Se você deseja criptografar a partição do sistema, sua máquina Windows deve oferecer suporte a TPM 1.2 ou posterior. Mostraremos como verificar se sua máquina Windows oferece suporte a TPM ou não. Este método é compatível com sistemas operacionais do Windows 7 ao Windows 10. Você precisará usar a conta de Administrador, porque a conta de usuário Padrão não tem permissão para fazer alterações no sistema.



  1. Aguarde Logotipo do Windows e pressione R
  2. Tipo tpm.msc e pressione Entrar abrir Gestão TPM, para verificar se sua máquina oferece suporte a TPM ou não. Em nosso exemplo, nossa máquina Windows com placa-mãe Asus P5B75-M não oferece suporte a TPM e não poderemos criptografar a partição do sistema usando BitLocker e TPM.

Não se preocupe, mostraremos como criptografar a partição do sistema usando o BitLocker, mas sem suporte a TPM. Você precisará reconfigurar a política no Editor de Política de Grupo Local. Você precisará usar a conta de administrador, porque a conta de usuário padrão não tem permissão para executar ferramentas do sistema. Este método é compatível com Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1.



  1. Aguarde Logotipo do Windows e pressione R
  2. Tipo gpedit.msc e pressione Entrar abrir Editor de política de grupo local
  3. Navegue até o seguinte local: Configuração do computador / Modelos administrativos / Componentes do Windows / Criptografia de unidade BitLocker / Unidade do sistema operacional
  4. Clique duas vezes em Requer autenticação adicional na inicialização
  5. Clique Aplique e depois Está bem
  6. Aguarde Logotipo do Windows e pressione É abrir Explorador de arquivos
  7. Abrir Este PC
  8. Clique com o botão direito na partição do sistema e escolha Ligue o BitLocker
  9. Escolha como desbloquear sua unidade na inicialização . Existem duas opções disponíveis: a primeira é desbloquear a partição do sistema usando uma unidade flash USB e a segunda é usar uma senha. Em nosso exemplo, escolheremos uma senha.
  10. Crie uma senha para desbloquear esta unidade e pressione. Recomendamos que você use uma senha com no mínimo oito caracteres, sem usar PII (informações de identificação pessoal)
  11. Escolha onde deseja salvar uma chave de recuperação . Uma chave de recuperação pode ser usada para acessar seus arquivos e pastas. Se você estiver tendo problemas para desbloquear seu PC. É uma boa ideia ter mais de um e manter cada um em um local seguro que não seja o seu PC. Existem quatro opções disponíveis para salvar a chave de recuperação, incluindo conta da Microsoft, unidade flash USB, salvar em um arquivo e imprimir a chave de recuperação. Salvaremos a chave de recuperação clicando em Salvar um arquivo
  12. Salvar uma chave de recuperação para a partição secundária ou disco externo e clique em Salve  . Observe que você não pode salvar uma chave de recuperação na partição do sistema
  13. Escolha qual modo de criptografia usar. Existem duas opções disponíveis, incluindo criptografia para unidades fixas no dispositivo e criptografia para disco externo. Queremos criptografar a partição do sistema, vamos escolher o primeiro método e clicar em Próximo .
  14. Clique Continuar verificar se seu sistema está pronto para criptografia usando o BitLocker
  15. Clique Reiniciar agora para iniciar a criptografia
  16. Esperar até que o BitLocker termine a criptografia da partição do sistema
  17. Tipo senha para desbloquear este drive
3 minutos lidos