Como configurar portas Dameware para permitir conexões remotas

O Dameware by SolarWinds é um dos softwares de área de trabalho remota mais completo que você pode usar em sua empresa. Especialmente se você está procurando algo para implantar suporte de TI e serviços, como software e instalação de patches, solução de problemas de computador e resolução de problemas. Ele pode até ser integrado ao SolarWinds Web Help Desk, que permite que você atenda remotamente seus tíquetes e solicitações de clientes diretamente da interface do Help Desk.



Como funcionam as conexões remotas do Dameware

Para iniciar uma sessão remota, você precisa instalar o cliente Dameware em sua máquina e, em seguida, instalar o agente cliente na máquina remota. Em seguida, você também precisa configurar os três componentes do servidor que vêm incluídos no pacote de instalação. Claro, você pode optar por implantar o Dameware no modo autônomo e, então, você não teria que instalar os componentes do servidor. Mas tudo isso depende do tipo e do tamanho da sua organização. Se isto é um pouco confuso para você, você pode verificar nosso revisão completa do Suporte Remoto Dameware para se atualizar.

Portanto, quando você deseja se conectar a um computador remoto, basta inserir o endereço IP no cliente Dameware e enviar a solicitação de conexão. O agente cliente no computador host receberá a solicitação e você poderá iniciar a sessão remota. Se você estiver se conectando a computadores na rede, o processo é tão fácil quanto isso. No entanto, se o computador remoto estiver em uma rede diferente, você não será capaz de alcançá-lo até que tenha aberto algumas portas específicas em seus roteadores. O agente cliente Dameware usa as portas 6129, 6130, 6132 e 6133 para escutar as solicitações de conexão de entrada e essas portas serão definitivamente fechadas para a maioria dos roteadores.



Por que as portas estão fechadas em primeiro lugar

Bem, seu roteador é um gateway. Você o usa para se conectar a redes externas, incluindo a Internet, mas também pode ser usado para acessar sua rede de fora. O que é um grande risco porque, se pessoas mal-intencionadas acessarem sua rede, elas podem exfiltrar dados comerciais importantes. Portanto, para evitar isso, o roteador atua como um firewall e vem com apenas algumas portas abertas para permitir o acesso à internet. Para a maioria das outras conexões que você deseja iniciar, será necessário abrir as portas manualmente. Incluindo as conexões remotas Dameware que estamos tratando.



Todas as portas de Dameware importantes e por que devem ser abertas

Porta 443 (HTTPS) - Esta é a porta que o Dameware Internet Proxy usa para se comunicar com o Mini Controle Remoto e o agente cliente na máquina do usuário final. É a porta usada para transmitir as solicitações de sessão de Internet. Além disso, caso o computador final não tenha o agente cliente Dameware instalado, esta é a porta que será usada para baixar os componentes necessários.



Porta 6129 (Mini porta de controle remoto Dameware) - Esta é a porta que o agente cliente Dameware no computador host usa para escutar as solicitações de conexão remota de entrada.

Porta 6130 (porta de comunicação do gateway móvel) - Esta é a porta que o servidor Mobile Gateway usa para escutar as solicitações de entrada do cliente móvel para que ele possa, por sua vez, encaminhar a solicitação para o agente cliente no computador host.

Porta 6132 - Esta porta é bidirecional e é usada para transmitir os dados da sessão de Internet entre o controle remoto Dameware Mini e o proxy de Internet Dameware.



Porta 6133 (Porta de serviço Dameware) - Esta porta também é bidirecional e é usada pelos componentes do servidor Dameware para se comunicarem uns com os outros.

Se você tiver conhecimento de encaminhamento de porta, esta pode ser toda a informação de que você precisa. Caso contrário, fique por aqui enquanto seguimos passo a passo o processo de como abrir portas em seu roteador e também em seu firewall.

Como encaminhar a porta em seu roteador para permitir conexões remotas

O processo irá variar dependendo do roteador, portanto, pense nisso como um guia geral. Vou tentar destacar como o processo varia com alguns dos roteadores comuns, mas se o seu roteador não for mencionado, você ainda pode usar sua intuição para fazer o guia funcionar.

Etapa 1: Faça login na interface da web do seu roteador

Para fazer isso, abra seu navegador preferido, digite o endereço IP do roteador na barra de endereço e pressione Enter. A maioria dos roteadores usa 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 como seus endereços IP, mas se esses dois não funcionarem para você, você pode fazer uma verificação rápida no prompt de comando.

Login do roteador

Se você estiver usando o Windows, abra o prompt de comando e use o comando ipconfig. Uma série de opções irá aparecer e entre elas, você verá Gateway Padrão . Este é o endereço do seu roteador.

Como verificar seu gateway padrão

Se você estiver usando um computador Mac, abra o Terminal e use o comando netstat - não e se você estiver usando Linux novamente, abra o terminal e então use o comando rota ip | grep padrão.

Login da D-Link

Agora você deve estar na página de login do seu roteador, onde será solicitado a inserir os detalhes de login. Novamente, esses detalhes variam dependendo do roteador. Para roteadores D-Link e Belkin, use Admin como o nome de usuário e deixe o campo de senha em branco. Se você estiver usando Linksys, Asus, DrayTek, TP-Link ou um roteador TRENDnet, use admin como nome de usuário e senha. Para outros tipos de roteadores, faça uma pesquisa online para estabelecer os detalhes de login padrão.

Etapa 2: Configurar as portas

Mas primeiro, você precisará encontrar as configurações de encaminhamento de porta. No meu caso, estou usando um roteador D-Link, então irei apenas para o configurações avançadas e a opção estará disponível como Regras avançadas de encaminhamento de porta. Para outros, a opção pode estar disponível como Servidor virtual enquanto outros serão francamente rotulados como encaminhamento de porta. Eu Se tiver ambas as opções, você pode usar qualquer uma delas.

Além disso, para alguns roteadores como Linksys, a opção não estará disponível em Configuração avançada mas sim sob Apps e jogos . Incluí capturas de tela para a maioria dos principais roteadores.

Asus Router Port Forwarding

Encaminhamento de porta do roteador Linksys

NETGEAR Port Forwarding

Belkin Port Forwarding

Você chegou à seção de encaminhamento de porta. A próxima etapa é preencher os campos obrigatórios, que são quase os mesmos para todos os roteadores. Esses são; o nome do serviço / nome da porta, o número da porta, o protocolo a ser usado (TCP / UDP) e, claro, o endereço IP interno para o qual você está encaminhando.

Configurando portas Dameware no D-Link

Assim que os detalhes forem preenchidos, salve as configurações e pronto. Certifique-se de marcar o botão habilitar, se ele estiver lá. As portas agora devem estar abertas, a menos que estejam sendo bloqueadas pelo firewall embutido do computador. Nesse caso, você precisará seguir as próximas etapas.

Como habilitar o encaminhamento de porta no Firewall do Windows

1. Abra o Painel de controle , navegue para o Sistema e Segurança seção e aberto Firewall do Windows Defender . Ou simplesmente pesquise Firewall na barra de pesquisa e ele ainda o levará até lá.

Abrindo o Firewall do Windows

2. Vá para o configurações avançadas e no painel esquerdo, você verá o Regras de entrada opção. Clique com o botão direito nele e selecione o Nova regra opção. Ou, alternativamente, navegue até o Ações painel do lado direito da janela e clique em Nova regra . Você será solicitado a selecionar o tipo de regra que deseja criar e, no nosso caso, você precisa clicar em porta e depois Próximo .

Encaminhamento de porta no Firewall do Windows

3. Insira os números de porta que deseja permitir. Mas primeiro, especifique se a regra se aplica a conexões TCP ou UDP. O Dameware Remote Support usa conexão TCP.

Port Forwarding Windows Firewall

Ao listar várias portas, como em nosso caso, use vírgulas para separá-las. Ou você pode usar a opção de intervalo em que, em vez de listar um número de portas consecutivas, você apenas especifica o intervalo. Por exemplo, você pode usar 500-512 em vez de listar todas as portas intermediárias.

4. Selecione o Permitir a conexão na próxima guia e marque todas as caixas quando solicitado a selecionar onde a regra se aplica. Em seguida, dê um nome à regra e conclua o processo. E você está pronto. Para remover a regra, clique nela na lista de regras no painel do meio e no painel direito você verá a opção de exclusão.

Encaminhamento de porta do Firewall do Windows

Neste ponto, você deve conseguir iniciar com êxito uma conexão remota com computadores fora de sua rede interna. No entanto, há apenas mais uma etapa que muitos esquecem, mas que é crucial. Estou falando sobre como alterar o endereço IP interno onde você encaminhou as portas de dinâmico para estático.

Se você estiver usando DHCP para atribuir endereços IP aos seus dispositivos, em algum momento ele atribuirá um novo endereço ao computador remoto. O que significa que você tem que passar por todo o processo de encaminhamento de porta novamente usando o novo endereço. A próxima etapa tem como objetivo garantir que o endereço IP do computador remoto não mude depois de um tempo.

Como atribuir um endereço IP estático ao seu dispositivo

A atribuição de IP estático pode ser feita usando dois métodos. A primeira é por meio da interface do roteador, que é perfeita para dispositivos como câmeras e consoles de jogos que não possuem uma maneira direta de interagir com seu firmware e software. Mas se você estiver atribuindo um IP para um computador, poderá fazê-lo diretamente de sua interface. É mais fácil e é o método que usaremos. Mas, primeiro, você precisa de algumas informações que obterá no prompt de comando.

1. Abra o prompt de comando, digite o comando ipconfig / all e anote as seguintes informações. Seu endereço IPv4, máscara de sub-rede, gateway padrão e servidores DNS.

Prompt de comando ipconfig all

2. Abra o Painel de controle , navegue para o Rede e Internet seção e clique em Centro de rede e compartilhamento . Feito isso, clique no Alterar as configurações do adaptador opção que está no painel esquerdo.

Alteração das configurações do adaptador

3. Clique com o botão direito no Ethernet opção e vá para propriedades . Nos itens listados, procure a opção rotulada Protocolo de Internet versão 4 (TCP / IPv4) , selecione-o e clique em propriedades .

Abrindo portas no Firewall do Windows

4. Preencha as informações que você coletou na etapa 1 nos campos apropriados e clique em ESTÁ BEM.

E você está pronto.