Como limpar sessões do Xfce4



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Embora o Xfce4 seja um ambiente de desktop Linux extremamente popular, ele pode começar a exibir um comportamento estranho com o tempo. Você pode notar que não parece tão rápido como antes ou talvez tenda a ser muito lento para inicializar ao inicializar sua máquina. O Windows pode aparecer sempre que você iniciar o computador. Todos esses problemas são causados ​​por alguns arquivos que sobraram após a execução de certas tarefas. Alguns comandos muito simples podem eliminá-los e colocá-lo de volta como novo.



Os usuários do Xubuntu e Debian-Xfce4 também podem seguir essas instruções, mesmo se suas implementações do Xfce4 forem adaptadas às suas distribuições. Embora seja teoricamente possível fazer isso por meio do gerenciador de arquivos Thunar, é muito mais fácil a partir de uma linha de comando. Mantenha pressionado Ctrl, Alt e T para abrir o terminal xfce4. Você também pode apertar a tecla Super ou Windows e T ao mesmo tempo ou iniciar um clicando no menu Whisker, apontando para Ferramentas do sistema e clicando em Terminal.



Método 1: limpar os diretórios de sessões do Xfce4

Certifique-se de que salvou seu trabalho e fechou todos os programas aplicativos em execução, exceto o editor de terminal. Na linha de comando digite rm -rf ~ / .cache / sessions / * e pressione Enter. Isso excluirá o cache de sessões e deve impedir que qualquer janela apareça na próxima vez que você iniciar o computador. Se ainda estiver tendo problemas, você também pode limpar todo o diretório .cache. Isso eliminará todas as configurações de janela salvas que você tinha, mas se você não tiver nada em execução, não excluirá nenhum progresso feito em nada. As janelas serão restauradas assim que você iniciar o programa novamente.

Na próxima vez que você iniciar, verá que as janelas não aparecem e as coisas estão mais responsivas. Pode ser necessário limpar o diretório de modelos abaixo de seu diretório inicial se ainda estiver tendo problemas.

Método 2: limpar modelos Xfce4 não usados

O diretório ~ / Templates hipoteticamente contém modelos de documentos que você pode usar com processamento de texto e outros softwares de escritório, bem como com o editor de texto Mousepad que acompanha o Xfce4. No entanto, muitos usuários armazenam outros itens neste diretório e o utilizam como qualquer outra pasta. Infelizmente, você pode notar que os menus no Mousepad demoram para preencher se este diretório estiver cheio.

Digite ls ~ / Templates para ver o que há dentro dele. Se houver algo que você queira, digite mv fileName ~ / Documents para mantê-lo após usar o comando cd para inseri-lo. Substitua a palavra fileName pelo nome real do arquivo que você está procurando. Se houver vários arquivos de que você precisa, digite mv * ~ / Documentos para movê-los todos para o diretório Documentos que você possui em seu diretório inicial.

Se você realmente tiver certeza de que tudo lá é lixo, digite rm -rf ~ / Templates / * para se livrar de tudo, mas tenha cuidado com o fato de que isso não pode ser desfeito. Este comando apagará esse diretório. Você também pode retirar os modelos que deseja manter, limpar o restante do diretório e movê-los de volta. Digamos que você tenha um modelo chamado pythons para o código de script Python. Tipo mv pythons ~ / Documentos , rm -rf ~ / Templates / * e depois mv ~ / Documents / pythons ~ / Templates para colocá-lo de volta. Você também pode usar o gerenciador de arquivos gráficos Thunar para fazer isso, se necessário.

Método 3: usando sessão e inicialização

Há um método gráfico para fazer tudo isso também, mas não é necessariamente tão fácil quanto usar o prompt de comando. Clique no menu Aplicativos ou Whisker e destaque Configurações para que você possa clicar em Sessão e Inicialização. Você se encontrará em uma guia chamada Geral.

Clique na guia Sessão e em “Limpar sessões salvas” para abrir uma caixa de diálogo.

Clique em “Prosseguir” para limpar as sessões que você teria feito no primeiro método. Você pode então fechar a janela.

Embora isso não seja tão simples como, digamos, usar a linha de comando, você pode entrar em um ritmo com ela cada vez que descobrir que o Xfce4 está tendo problemas. Mesmo que as distribuições Debian e Fedora com Xfce4 tenham menus de inicialização diferentes do Xubuntu, você deve descobrir que este processo funcionará de forma idêntica em ambos. Isso também corrigirá qualquer situação que surja quando o número de sessões salvas inicia no Windows quando você inicializa o Xubuntu ou qualquer distribuição baseada no Xfce4 que você está usando.

3 minutos lidos