Google anuncia suporte renovado para software Linux em execução em Chromebooks

Linux-Unix / Google anuncia suporte renovado para software Linux em execução em Chromebooks 1 minuto lido

Acer Inc.



Há alguns meses, o Google anunciou que estava habilitando algum suporte para aplicativos Linux baseados em contêiner rodando em Chromebooks. Embora seja possível instalar uma distribuição GNU / Linux de código aberto sobre o Chrome OS, o anúncio do Google parecia indicar que os usuários seriam capazes de executar esses programas prontos para uso, sem instalar um segundo sistema operacional.

Dizem que o Pixelbook do Google e o Chromebook Plus da Samsung foram os primeiros a adotar essa tecnologia. Então, surgiram notícias de que o Chromebook 13 e o Spin 13 da Acer também estariam entre as primeiras unidades a serem fornecidas com suporte a aplicativos Linux. O X2 da HP aparentemente será a primeira unidade removível que pode executar aplicativos dessa forma.



Um relatório do XDA-Developers afirma agora que o Google está renovando seu compromisso com o código-fonte aberto, preparando-se para habilitar o suporte em muitos dispositivos adicionais. Um commit recente sugere que todos os Chromebooks que usam processadores Apollo Lake em breve terão esse suporte habilitado, embora a data exata de quando a mudança acontecerá ainda é um mistério.



Os chips Apollo Lake equipam 18 Chromebooks diferentes, o que representa uma porção bastante grande da base instalada quando se trata desses pequenos laptops. Os fornecedores que usam o chip incluem Dell, Lenovo e ASUS, além das marcas mencionadas. Como o próprio Chrome OS é baseado no kernel do Linux, parece que esse tipo de suporte já existe há muito tempo.



Se você é um desenvolvedor e mal pode esperar para experimentar o suporte a aplicativos em contêineres, você pode ativar manualmente os repositórios que lhe darão esse tipo de liberdade hoje. Os canais Canary e Developer do Chrome OS já têm suporte embutido em seu código, então você pode querer ativá-los.

Lembre-se de que esses são canais beta não testados, então você não terá a mesma experiência que teria se esperasse pelo lançamento regular completo. No entanto, pode ser uma experiência interessante para quem planeja implantar o código Linux em Chromebooks em um futuro próximo.

As partes interessadas também podem dar uma olhada na distribuição do Chromium OS, que é essencialmente uma versão de código aberto simplificada do Chrome OS que fornece o lançamento completo dos populares pacotes de software de sistema do Google.



Tag Notícias Linux