Correção: alta CPU de aquisição de imagens do Windows



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Windows Image Acquisition (WIA) é um modelo de driver da Microsoft que permite que o software gráfico se comunique com o hardware, como impressoras, scanners, câmeras digitais e outros equipamentos de vídeo. É a API de imagem padrão e principal para todas as versões do Windows a partir do Windows NT.



Se você estiver tendo alto uso da CPU com o Windows Image Acquisition, provavelmente significa que há alguns problemas com o hardware de imagem ou alguns módulos do computador estão configurados incorretamente. Essa condição de alto uso da CPU geralmente é controlada sem muito esforço.



O que causa alto uso da CPU pelo Windows Image Acquisition?

Existem razões muito simples pelas quais você pode experimentar o alto uso da CPU do Windows Image Acquisition. Listados abaixo estão os motivos pelos quais a maioria dos usuários enfrenta o problema:



  • Configuração incorreta da API de aquisição de imagens do Windows. Se houver parâmetros incorretos ou o serviço estiver travado em um ponto específico, você poderá experimentar alto uso da CPU.
  • o impressora ou scanner que você conectou ao sistema pode estar em um estado de erro ou pode haver trabalhos pendentes que não estão passando.
  • o módulo do Windows Image Acquisition está corrompido e, portanto, está entrando em uma condição de erro repetidamente. Normalmente, isso acontece em casos muito raros.

Como consertar o alto uso da CPU pelo Windows Image Acquisition?

A maioria dos usuários que relataram esse problema estava executando o Windows 10 em suas máquinas. Esse uso da CPU está principalmente associado ao serviço em execução em segundo plano para lidar com todas as tarefas relacionadas a gráficos de hardware externo. Além do alto uso da CPU, os usuários também relataram que enfrentam alto uso do disco por causa do serviço. As soluções a seguir resolverão todos os problemas listados.

Solução 1: reiniciando o Windows Image Acquisition

A correção mais simples que funciona para a maioria dos usuários é reiniciar o serviço Windows Image Acquisition. Se reiniciar o serviço não funcionar, você pode tentar encerrá-lo. Embora possa ser um obstáculo ao usar o hardware de imagem conectado ao seu computador, seremos capazes de diagnosticar se o problema está relacionado ao seu sistema operacional ou ao hardware conectado.

  1. Pressione Windows + R, digite “ Serviços. msc ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez na janela de serviços, pesquise por Aquisição de imagens do Windows (WIA) , clique com o botão direito e selecione Propriedades .



  1. Clique em Pare para interromper a execução do serviço. Agora abra seu gerenciador de tarefas e veja se a aquisição de imagem caiu.

  1. Se o serviço reiniciar automaticamente, você pode tentar definir o tipo de inicialização como Desativado e depois Pare o serviço. Agora verifique novamente se a CPU / disco alta ainda persiste.

Solução 2: Verificando seu hardware de imagem

Outra solução para interromper o alto uso de CPU / disco devido ao Windows Image Acquisition é verificar o hardware de imagem e todos os trabalhos pendentes. O hardware de imagem inclui, mas não está limitado a impressoras, scanners, câmeras, etc. Você deve desconectar seu hardware de imagem e reinicie-o. Ao conectá-lo novamente, certifique-se de siga a solução 1 para reiniciar o serviço.

Você também pode tentar cancelando todos os trabalhos existentes que estão pendentes. Geralmente, há um ícone presente na barra de tarefas referente a todos os trabalhos pendentes. Clique nele e exclua todos os trabalhos. Reinicie o seu computador corretamente e verifique se o alto uso da CPU / disco foi embora.

Solução 3: reparar arquivos do sistema

Se os dois métodos acima não funcionarem, provavelmente significa que os arquivos do seu sistema estão corrompidos e, por causa deles, o serviço Windows Image Acquisition está todo agitado. Você deve tentar executar o seguinte comando em um prompt de comando elevado (windows + S, digite 'prompt de comando', clique com o botão direito e selecione 'Executar como administrador') para corrigir quaisquer corrupções de registro ou arquivos ausentes.

sfc / scannow

Além do comando acima, se o serviço ficar fora de controle e seu computador ficar inutilizável, você deve considerar a instalação de uma nova versão do Windows em seu computador.

3 minutos lidos