Como corrigir o tempo de inicialização extremamente lento no Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Às vezes, enfrentamos uma inicialização lenta no Windows devido a algumas configurações ativadas por padrão. No entanto, o Windows não nos obriga a habilitar um aplicativo de terceiros ou mesmo seu próprio aplicativo na inicialização. Não há dúvida de que a Microsoft está tentando criar o Windows o mais rápido possível, mas alguns recursos usados ​​para executar os aplicativos sem problemas podem levar o Windows a uma inicialização lenta.



  Como corrigir o tempo de inicialização extremamente lento no Windows?

Como corrigir o tempo de inicialização extremamente lento no Windows?



Nas configurações de privacidade, há uma configuração chamada de aplicativos em segundo plano. Esses aplicativos são executados em segundo plano e iniciam na inicialização, tornando o computador lento. Além disso, os aplicativos podem usar sua localização e rastrear sua atividade para exibir anúncios relevantes. No entanto, também pode fazer com que o Windows seja executado e inicie lentamente. Você pode desativar essa opção nas configurações de privacidade.



Acima, discutimos apenas alguns fatores que podem levar seu computador a uma inicialização lenta. No entanto, existem muitos fatores, que discutimos abaixo:

  • Inicialização rápida e hibernação desabilitadas - A inicialização rápida é um recurso para reduzir o tempo necessário para inicializar o computador, e a hibernação salva os dados antes que o computador seja totalmente desligado e retoma o estado quando o computador inicializa. Se ambas as funções estiverem desabilitadas, seu computador será ligado desde o início, o que pode levar algum tempo. Portanto, é recomendável habilitar a inicialização e a hibernação rápidas para reduzir o tempo de inicialização.
  • Habilitado Programas Desnecessários Na inicialização- Normalmente, a maioria dos usuários possui aplicativos que são carregados na inicialização do Windows. Se você deseja que seu Windows carregue rapidamente, você precisa desabilitar os programas desnecessários do gerenciador de tarefas.
  • Tendo problema de disco- Se você usa um disco rígido, as chances de ter arquivos corrompidos no disco podem aumentar, e também pode ser o motivo pelo qual o Windows não está carregando rapidamente na inicialização. Para verificar isso, você pode executar o comando chkdsk para reparar os arquivos corrompidos e erros de disco.
  • Windows instalado em um disco rígido - Se você instalou seu Windows em um disco rígido, seu Windows não carregará tão rápido quanto você deseja porque os discos rígidos são muito lentos em comparação com o SSD. Se você não puder comprar SSD, ainda poderá aplicar algumas configurações para reduzir o tempo de inicialização seguindo os métodos abaixo.
  • ULPS ativado- ULPS ou Ultra Low Power State desativa a segunda GPU para evitar o alto uso da bateria. No entanto, em alguns casos, pode causar problemas como telas pretas, sistema travado, inicialização lenta e BSOD. Portanto, é altamente recomendável desabilitar o ULPS ao encontrar inicializações lentas.
  • Falta de espaço no disco rígido- Outro possível motivo para esse problema é a falta de armazenamento no disco rígido. Você pode enfrentar uma inicialização lenta se não tiver de 5 a 10 GB de espaço livre no disco rígido. Portanto, tente liberar espaço excluindo ou deslocando os dados necessários para outra unidade.
  • Aplicativos em segundo plano ativados- Quando você instala o Windows, alguns aplicativos integrados da Microsoft são executados em segundo plano até que você desative os aplicativos em segundo plano nas configurações. Esses aplicativos também podem causar problemas de inicialização lenta à medida que são iniciados na inicialização. Portanto, também é recomendável desativar os aplicativos em segundo plano nas configurações.
  • Serviço de prontidão de aplicativo ativado- O App Readiness Service prepara o aplicativo de inicialização quando o computador é inicializado. Se você desabilitar esse serviço, seu Windows não preparará os aplicativos de inicialização, o que pode reduzir o tempo de carregamento do Windows.

1. Ative a inicialização rápida

Como discutimos acima, a inicialização rápida é um recurso que permite que o sistema leve menos tempo para inicializar o sistema após um desligamento completo. Quando habilitamos a inicialização e desligamento rápidos do computador, o Windows armazena o estado atual no disco rígido com o arquivo denominado hibernação.

Quando ligamos o computador, o Windows pega o estado anterior do arquivo e o transfere para a RAM. Esse processo economiza tempo e pode corrigir o problema de inicialização lenta. Abaixo estão as etapas para habilitar a inicialização rápida:



  1. Clique Menu Iniciar e digite Painel de controle
      Abrindo o Painel de Controle

    Abrindo o Painel de Controle

  2. Abra o painel de controle e navegue Opções de energia
    Observação: Clique em Categoria e selecione Ícones pequenos ou Ícones grandes navegar
      Navegando para Opções de Energia

    Navegando para Opções de Energia

  3. Clique Escolha o que o botão liga / desliga faz do painel esquerdo
  4. Então clique Alterar as configurações que estão atualmente disponíveis
      Clicar na função do botão liga/desliga para visualizar as opções do plano de energia

    Clicar na função do botão liga/desliga para visualizar as opções do plano de energia

  5. Agora, sob Configurações de desligamento , marque a opção Ativar inicialização rápida
      Ativando a inicialização rápida

    Habilitando a inicialização rápida

Se esta opção não estiver disponível, o recurso de hibernação será desativado. Você tem que habilitá-lo. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Pressione a tecla Windows e digite Prompt de Comando
  2. Abra o prompt de comando e digite o seguinte comando para habilitar o hibernate
    powercfg /hibernate on
      Ativando a hibernação

    Ativando a hibernação

  3. Feito isso, feche o terminal e retorne às opções de energia para habilitar a inicialização rápida.

2. Desative o ULPS via registro (para GPUs AMD)

ULPS significa Ultra Low Power State, uma entrada no editor de registro para GPUs AMD que desativa a segunda GPU quando não está em uso. No entanto, observou-se que o ULPS causa uma inicialização lenta, overclock problemas, erros BSOD, e entre outros. Portanto, é recomendável desabilitar o ULPS por meio do Editor do Registro ao encontrar um problema de inicialização lenta:

Antes de desabilitar o ULPS, faça um backup completo do registro . Assim, você poderá restaurar o registro se algo ruim acontecer. Siga as etapas para desativar o ULPS:

  1. aperte o Ganhar + R no teclado para iniciar o programa Executar
  2. Modelo regedit na caixa de pesquisa e clique em OK
      Abrindo o Editor do Registro

    Abrindo o Editor do Registro

  3. A partir do topo, clique em Editar e depois clique Achar
      Abrindo a janela de busca

    Abrindo a janela de busca

  4. Modelo Ativar ULPS e clique Encontre o próximo
      Encontrando entrada

    Encontrando entrada

  5. Depois de encontrar a entrada, clique duas vezes na entrada e altere seus dados de valor para 0
      Desativando ULPS

    Desativando ULPS

  6. Feito isso, reinicie o computador para que as alterações entrem em ação e verifique se o problema foi corrigido.

3. Desabilite programas desnecessários na inicialização

Você pode ter aplicativos de terceiros ou até mesmo embutidos da Microsoft que são carregados na inicialização. Não é ruim executar o aplicativo a partir da inicialização do Windows.

No entanto, se você não tiver SSD, poderá enfrentar problemas de inicialização lenta, pois o Windows dá prioridade e executa os aplicativos de inicialização primeiro, o que pode levar a esse problema. Abaixo estão as etapas para desabilitar programas irrelevantes na inicialização:

  1. Clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de tarefas
      Abrindo o Gerenciador de Tarefas

    Abrindo o Gerenciador de Tarefas

  2. Vamos para Comece do topo
  3. Selecione os aplicativos e serviços um por um que não é necessário executar na inicialização
  4. Então clique Desativar do canto inferior direito
      Desativando aplicativos de inicialização

    Desativando aplicativos de inicialização

  5. Uma vez feito, reinicie o computador para verificar se funciona.

4. Desative o serviço de prontidão do aplicativo

O serviço App Readiness é usado para preparar os aplicativos de inicialização. Se este serviço estiver habilitado, você poderá enfrentar uma inicialização lenta devido ao App Readiness Service habilitado. Para corrigir isso, você precisará desabilitar o App Readiness Service seguindo as etapas abaixo:

  1. aperte o Tecla do Windows e digite Serviços no teclado
      Navegando para a Janela de Serviços

    Navegando para a Janela de Serviços

  2. Abra o Serviços Janela e clique com o botão direito Prontidão do aplicativo
      Abrindo as propriedades de prontidão do aplicativo

    Abrindo as propriedades de prontidão do aplicativo

  3. Clique Propriedades e altere o tipo de inicialização de Manual para Automático
  4. Clique Aplicar e clique Começar para retomar o serviço desativado
      Reiniciando o serviço de preparação do aplicativo

    Reiniciando o serviço de preparação do aplicativo

  5. Feito isso, clique OK e reinicie o computador para verificar se o tempo de inicialização foi reduzido.

5. Desfragmente o disco rígido

Se você instalou seu sistema operacional no disco rígido, desfragmentação do disco rígido é uma boa opção para aumentar o desempenho do seu sistema operacional. A desfragmentação do disco rígido facilita o processo de leitura/gravação para o cabeçalho do disco rígido.

Vamos entender isso com um exemplo, suponha que você tenha um armário que não tenha muito espaço para guardar suas roupas. Então, o que você pode fazer é abrir espaço reorganizando as roupas para guardar as roupas em áreas individuais. É assim que o disco rígido funciona sem desfragmentar.

Aqui está um procedimento real de como um disco rígido lê dados: Quando excluímos o arquivo do disco rígido para armazenar o arquivo que é maior do que o tamanho que excluímos, o cabeçalho gravará os dados em partes. Primeiro, ele preencherá os dados em uma área de arquivo excluída e, em seguida, os dados restantes caberão em outra área, o que levará tempo para o cabeçalho do disco rígido ler os dados.

O que acontece quando desfragmentamos um disco rígido? A desfragmentação do disco rígido armazenará o arquivo grande em grupos. Ele não armazenará o arquivo grande em pedaços. Assim, o cabeçalho gravará e lerá facilmente os dados, o que pode aumentar o desempenho do sistema operacional, pois o disco rígido levará menos tempo para ler e gravar os dados após a desfragmentação. Abaixo estão os passos para fazer isso:

  1. aperte o janelas chave e tipo Painel de controle
      Abrindo o Painel de Controle

    Abrindo o Painel de Controle

  2. Inicie o painel de controle e altere o Visto por para Categoria
      Alterando a visualização por

    Alterando a visualização por

  3. Navegar para Sistema & Segurança
  4. Clique no Desfragmente e otimize suas unidades
      Navegando para Desfragmentar as Configurações de Unidades

    Navegando para Desfragmentar as Configurações de Unidades

  5. Selecione os discos rígidos que deseja desfragmentar e clique em Otimizar
    Observação:
    Certifique-se de selecionar a unidade do sistema.
      Desfragmentando o disco rígido

    Desfragmentando o disco rígido

  6. Aguarde o processo ser concluído
    Observação: São necessárias 7 passagens para consolidar e o tempo dependerá do tamanho do disco rígido e da velocidade do sistema operacional.
  7. Uma vez feito, se você deseja uma otimização de programação diária, clique em Mudar configurações e altere a frequência de semanal para diária
      Agendamento para otimizar o disco rígido diariamente

    Agendamento para otimizar o disco rígido diariamente

  8. Feito isso, clique OK e reinicie o computador para verificar o tempo de inicialização.

6. Desative os aplicativos em segundo plano

Os aplicativos da Microsoft também são executados na inicialização do Windows, o que pode aumentar o tempo de inicialização. Esses aplicativos também são chamados de aplicativos em segundo plano e você pode facilmente impedi-los de iniciar com o Windows desabilitando os aplicativos em segundo plano nas configurações. Siga os passos abaixo para fazer isso:

  1. Clique no Menu Iniciar e digite Configurações de privacidade
      Abrindo as configurações de privacidade

    Abrindo as configurações de privacidade

  2. Abra o Configurações de privacidade
  3. No painel esquerdo, role para baixo até ver Aplicativos em segundo plano
  4. Clique Aplicativos em segundo plano e depois desligue Permitir que os aplicativos sejam executados em segundo plano
      Desativando aplicativos em segundo plano

    Desativando aplicativos em segundo plano

  5. Uma vez feito, reinicie o computador e veja se o tempo de inicialização é reduzido.

7. Reparar arquivos de disco

O problema de inicialização lenta também pode ser causado por arquivos corrompidos no disco do sistema. Você pode executar o chkdsk para verificar os arquivos do sistema em busca de erros de disco. Chkdsk é uma ferramenta embutida para o sistema operacional reparar os arquivos corrompidos encontrados no disco. Para fazer isso:

  1. Pressione a tecla Windows e digite o Prompt de comando
  2. Clique com o botão direito do mouse no terminal e clique em Executar como administrador
      Navegando para o prompt de comando com privilégios de administrador

    Navegando para o prompt de comando com privilégios de administrador

  3. Agora coloque o seguinte comando no terminal e pressione enter
    chkdsk c: /f  /x
      Corrigindo erros de disco

    Corrigindo erros de disco

  4. Aguarde a conclusão do processo
  5. Uma vez feito, verifique se o problema de inicialização lenta foi resolvido.

8. Use o computador em uma inicialização limpa

Outra solução para esse problema é usar um computador com inicialização limpa. UMA inicialização limpa é um processo no qual os serviços e drivers necessários são executados. Portanto, se serviços desnecessários e aplicativos de terceiros causarem uma inicialização lenta do computador, usar um computador em uma inicialização limpa pode corrigir esse problema. Abaixo estão as etapas para habilitar a inicialização limpa:

  1. aperte o janelas chave e tipo msconfig
      Abrindo as configurações do sistema

    Abrindo as configurações do sistema

  2. Abra o Configurações de configuração do sistema
  3. Escolher Inicialização seletiva e vai para Serviços
      Escolhendo a inicialização seletiva

    Escolhendo a inicialização seletiva

  4. Verificar Ocultar todos os serviços da Microsoft
  5. Então clique Desativar tudo
  6. Clique Aplicar e clique OK
      Executando inicialização limpa

    Executando inicialização limpa

  7. Uma vez feito, reinicie o computador para usar um computador com uma inicialização limpa.

9. Ative o modo de jogo

O modo de jogo é um recurso de janela embutido projetado para otimizar o PC para os jogos. Ele interrompe as atualizações do Windows e fornece menos recursos para as outras tarefas. Além disso, o modo de jogo pode ser usado para PCs low-end e high-end. Assim, você pode habilitá-lo mesmo que seu computador não seja de última geração. Portanto, pode diminuir o tempo de inicialização, pois o Windows não fornece capacidade total de computação para que os aplicativos em segundo plano sejam executados. Abaixo estão as etapas para ativar o modo de jogo:

  1. aperte o Ganhar chave e tipo Configurações do modo de jogo
      Abrindo as configurações do modo de jogo

    Abrindo as configurações do modo de jogo

  2. Abra as configurações do modo de jogo e ative o modo de jogo ligando o botão
      Ativando o modo de jogo

    Ativando o modo de jogo

  3. Feito isso, reinicie o computador e veja se o problema persiste.

10. Crie espaço em seu disco rígido

Problemas de inicialização lenta podem ocorrer devido à falta de espaço no disco rígido. Portanto, se você não tiver de 5 a 10 GB de espaço livre no disco rígido, provavelmente encontrará esse problema. Portanto, é recomendável remover alguns dados do disco do sistema ou executar limpeza de disco para limpar os arquivos temporários seguindo os passos abaixo:

Observação: Se você possui um SSD, não precisa seguir esse método, pois ele já é muito mais rápido que um disco rígido.

  1. Abra o explorador de arquivos e clique com o botão direito do mouse no disco do sistema
  2. Vamos para Propriedades
      Abrindo Propriedades do Disco

    Abrindo Propriedades do Disco

  3. Então clique Limpeza de disco
      Executando o Utilitário de Limpeza de Disco

    Executando o Utilitário de Limpeza de Disco

  4. Confira todos os itens em Arquivos a serem excluídos
  5. Então clique OK e depois clique Deletar arquivos para confirmar a ação
      Removendo arquivos temporários

    Removendo arquivos temporários

  6. Uma vez feito, reinicie o computador para verificar se o problema de inicialização foi corrigido.

11. Tente inicializar o Windows no modo de segurança

Se o problema ainda não foi resolvido, tente inicializar o Windows em modo de segurança , pois é possível que drivers de sistema desatualizados e aplicativos de terceiros causem problemas de inicialização lenta.

Lembre-se de que, se o problema de inicialização lenta não ocorrer durante a inicialização do Windows no modo de segurança, o problema de inicialização lenta está ocorrendo devido a dois motivos. Uma é que pode haver um driver de sistema causando DPS alto e, por esse motivo, você está enfrentando esse problema ou há um aplicativo de terceiros impedindo o carregamento rápido do Windows.

No entanto, se o problema ocorrer, recomendamos verificar se há erros de disco ou considerar a compra de um novo disco rígido se você não puder comprar um SSD. Primeiro, você precisa inicializar o Windows no modo de segurança para verificar o problema seguindo as etapas abaixo:

  1. aperte o janelas chave e tipo msconfig
      Navegando para as configurações do sistema

    Navegando para as configurações do sistema

  2. Abra as Configurações de configuração do sistema e vá para Bota
  3. Verifica a Modo de segurança debaixo Opções de inicialização
  4. Clique Aplicar e depois clique OK
      Configurar o Windows para inicializar no modo de segurança

    Configurar o Windows para inicializar no modo de segurança

  5. Reinicie o computador para inicializar no modo de segurança
  6. Agora para sair do modo de segurança, abra a configuração do sistema
  7. Vamos para Bota e desmarque o Modo de segurança opção
  8. Então clique Aplicar e clique OK
      Configurar o Windows para inicializar normalmente

    Configurar o Windows para inicializar normalmente

  9. Reinicie o computador para inicializar no modo normal

12. Verifique o driver do sistema

Se o problema de inicialização lenta não ocorrer durante a inicialização do Windows no modo de segurança, verifique se você desativou os aplicativos e serviços desnecessários na inicialização. Você pode seguir o terceiro método para desabilitar os programas de inicialização que também seguem o método de inicialização limpa, pois ambos podem ajudar a resolver esse problema.

Além disso, se você quiser garantir que não tenha um driver de sistema com DPS alto, siga as etapas abaixo:

  1. Baixe e instale o LatencyMon do link
      Instalando o LatencyMon

    Instalando o LatencyMon

  2. Abra o software e clique no ícone de reprodução verde para iniciar o monitoramento
      Iniciando os Drivers de Monitoramento

    Iniciando os Drivers de Monitoramento

  3. Agora, na seção principal, você pode ver os drivers monitorados pelo software
  4. Se eles cruzarem uma linha verde e chegarem a laranja, isso significa que você tem um problema com o driver e precisa reinstalá-los no site oficial.
    Observação: Se o driver tiver um problema, você verá uma mensagem de erro na área de relatório.
  5. No meu caso, não tenho problemas com os drivers.
      Drivers de monitoramento

    Drivers de monitoramento

13. Instale o Windows no SSD

A solução final que recomendamos é instalar o Windows em uma unidade SSD. SSD ou Solid State Drive é cinco vezes mais rápido que um disco rígido. Você só precisa instalar o SSD no seu computador e depois instale uma nova cópia do Windows nele para corrigir os problemas de inicialização.