Análise ASUS VIVOBOOK S14 S433E

Avaliações de hardware / Análise ASUS VIVOBOOK S14 S433E 14 minutos lidos

ASUS é o primeiro nome que vem à mente quando pensamos em ultrabooks e isso se deve à sua história espetacular com os ultrabooks.



INFORMAÇÃO DO PRODUTO
ASUS VivoBook S14
FabricarASUS
Disponível em Veja na Amazon

A partir de agora, há uma ampla gama de ultrabooks que a empresa lançou, onde a série Zenbook é a mais conhecida, enquanto Chromebook, StudioBook, ExpertBook e VivoBook estão fazendo seu nome ao fornecer algumas das características mais exclusivas que você pode encontrar na indústria de laptop. A série VivoBook é uma série intermediária da empresa e por isso atrai muita gente.

O primeiro olhar do Vivobook 14



Estaremos analisando o ASUS VivoBook S14 S433EA hoje, que é a mais recente adição da empresa à série. Este laptop é baseado na plataforma Intel e abriga o processador Intel de última geração junto com especificações medíocres para que tenha um desempenho adequado para o uso diário.



Especificações do sistema

  • Intel Core i7-1165G7
  • 16 GB DDR4 SDRAM de 3200 MHz (também tem uma opção de 8 GB)
  • 14 'Full HD com retroiluminação LED (1920 x 1080) 16: 9
  • Gráficos Intel® Iris Xe
  • SSD PCIe de 512 GB (também tem opções de 256 GB e 1 TB)
  • Retroiluminação em tamanho real com teclado de 1,4 mm
  • HD 720p webcam
  • Intel Wi-Fi 6 com desempenho Gig +
  • Bluetooth 5.0

I/O Ports

  • 1 x conector de áudio COMBO
  • 1 x USB 3.2 Tipo A (Geração 1)
  • 1 x Type-C USB 3.2 com suporte Thunderbolt 4
  • 2 x USB 2.0 Tipo A
  • 1 x HDMI
  • 1 x DC-in

Diversos

  • Sistema de áudio estéreo ASUS SonicMaster com som surround
  • Bateria de polímero de lítio de 3 células 50 Wh
  • Tipo de plugue: ø4,0 (mm)
  • Saída: 19 V DC, 3,42A, 65W
  • Entrada: 100 -240 V CA, 50/60 Hz universal
  • Dimensão: 324,9 x 213,5 x 15,9 (L x P x A)
  • Peso: 1,4 kg

Conteúdo da caixa

  • Laptop Asus VivoBook S14
  • Manual
  • Cabo de alimentação e tijolo

Qualidade de design e construção

O ASUS VivoBook S14 vem com uma impressão muito elegante e com certeza é um dos notebooks mais finos que já vimos. O VivoBook S14 S433EA está disponível em quatro cores; Indie Black, Gaia Green, Resolute Red e Dreamy White. Recebemos o laptop na cor Indie Black e parece mais profissional do que as outras três cores.



Em primeiro lugar, o portátil tem uma construção toda em alumínio e a este preço, esta parece uma decisão maravilhosa da empresa. A parte superior do laptop é muito simples; há ASUS VivoBook escrito na parte superior e há uma linha gravada na lateral das dobradiças. As bordas do laptop são quase quadradas e têm um leve arredondamento, o que o faz parecer novo.

Um laptop bastante fino.

Assim que você abre a tampa do laptop, a tela Nano-Edge dá-lhe as boas-vindas, com uma relação tela-corpo de 85%. Abrir a tampa também levanta a parte inferior do laptop para que ele possa respirar facilmente e isso ajuda muito no processo de resfriamento. O laptop tem uma única grande dobradiça no centro, que é esteticamente mais agradável do que duas dobradiças nas laterais. Além disso, parece que esse design também o torna mais durável. A propósito, não há textura na parte interna do laptop assim como na parte superior, ou seja, é simples e tem uma cor uniforme.



A parte inferior do Vivobook 14

A parte inferior do portátil também é surpreendentemente plana. Existem quatro pés circulares de borracha nos cantos e uma abertura no centro do laptop. As aberturas para os alto-falantes também estão presentes na parte inferior e, como a parte inferior do laptop é levantada quando a tampa é aberta, as aberturas não são bloqueadas pela superfície.

No geral, a qualidade de construção do laptop combina com alguns dos laptops topo de linha do mercado, enquanto o preço deste laptop é insanamente mais baixo do que esses laptops.

O processador

A competição leva a grandes melhorias e esse é o caso dos processadores Intel para portáteis. A Intel lançou muitos processadores nos últimos anos e a principal razão para isso foi a concorrência da AMD. De qualquer forma, os processadores de 11ª geração acabaram de ser lançados e o desempenho desses processadores é bastante impressionante, especialmente graças ao processo SuperFin de 10 nm.

O nome de código dos processadores é Tiger Lake e existem mais de vinte modelos com essa arquitetura. O processador que é usado em nosso laptop VivoBook S14 é o Intel Core i7-1165G7, embora este laptop também venha com Intel Core i5-1135G7. o Intel Core i7-1165G7 é um quatro núcleos processador móvel, ou seja, oferece quatro núcleos e oito threads devido à tecnologia Intel Hyper-Threading, embora tenha um configurável TDP de 28 watts que pode ser reduzido para 12 watts.

Este processador é um sucessor direto do Intel Core i7-1065G7 e, teoricamente, parece que teria cerca de 20% de melhoria devido ao melhor desempenho de um único núcleo. O processador tem um clock base de 2,8 GHz e um relógio Turbo de 4,7 GHz . Por outro lado, o cache do processador obtém uma melhoria de 50% e agora está 12 MB em vez de 8 MB. Além disso, agora também suporta Intel Thunderbolt 4, que é a tecnologia líder da indústria quando se trata de conectividade.

O processador vem com Gráficos Intel Iris Xe , que tem uma frequência dinâmica máxima de 1,3 GHz e tem 96 unidades de execução. Isso o torna mais do que capaz de lidar com mídia gráfica de alta qualidade, embora não esteja nem perto de uma placa de vídeo discreta quando se trata de jogos ou outros usos semelhantes.

A tela

O ASUS VivoBook S14 não é um laptop topo de linha, por isso não vem com uma tela de alta qualidade, embora seja mais do que suficiente para os usuários a que se destina este laptop. A tela tem um painel IPS de 14 polegadas, que tem resolução de 1920 x 1080, que é o padrão comum dos laptops hoje em dia. O tamanho desta tela faz com que pareça melhor do que outros laptops porque mais pixels são compactados em uma determinada área, o que aumenta a densidade dos pixels.

A tela é anunciada como tela Nano-Edge e tem uma relação tela-corpo de 85%, o que era esperado de um VivoBook. A qualidade geral da tela não é comparável com telas profissionais, mas para um laptop de uso diário, parece muito boa.

A exibição em toda a sua glória

Como não é um laptop para jogos, você não obtém o tempo de resposta super-rápido ou a alta taxa de atualização. Além disso, não há tecnologia de sincronização adaptável na tela que você obtém em um laptop de jogos, ou seja, tecnologia NVIDIA GSYNC e AMD FreeSync. A gama de cores da tela não é anunciada pelo fabricante, embora seja amplamente discutida na seção de testes.

Portas de E / S, alto-falantes e webcam

A configuração de E / S do laptop é mínima e tem menos portas do que a maioria dos laptops convencionais devido ao design elegante. No lado direito do laptop, você obtém 2 x USB 2.0 e um leitor de cartão MicroSD, enquanto à esquerda, o laptop oferece uma porta DC-in, uma porta HDMI, uma porta USB 3.2 Gen1 Tipo-A, um Thunderbolt 4 Tipo -C porta e um conector de áudio combo.

O lado esquerdo do Vivobook 14

Este é um dos primeiros laptops que vimos com tecnologia Thunderbolt 4 e achamos que ele pode fazer maravilhas com placas de vídeo externas ou monitores de alta resolução, caso o usuário queira trabalhar em aplicativos gráficos.

Quanto aos alto-falantes, as aberturas dos alto-falantes estão localizadas na parte frontal inferior do laptop e há dois alto-falantes estéreo certificados pela Harman Kardon e suportam o sistema de áudio ASUS SonicMaster com som surround, fornecendo áudio nítido sem distorção que você costumava notar em laptops há alguns anos.

O lado direito do Vivobook 14

A webcam ainda está presente na parte superior da tela, o que é indiscutivelmente melhor do que o local alternativo em alguns laptops novos, onde a webcam está presente na parte inferior da tela. Na posição atual, é muito mais fácil ajustar a posição da webcam. Quanto à qualidade da webcam, não é nada especial, mas pode realizar o trabalho quando você precisar de uma câmera para fazer chamadas ou outros fins.

Teclado e Touch-Pad

O laptop vem com um teclado chicklet e parece ser um bastante padrão, tendo uma distância de deslocamento de 1,4 mm. O teclado é retroiluminado, o que é uma boa adição e excelente para quem quer trabalhar no escuro. Uma coisa única sobre o teclado é a presença de uma faixa esverdeada / amarelada ao redor da tecla enter, que embora seja agradável ao toque, pode não parecer uma coisa boa para muitos devido à aparência estranha.

A vista aérea do teclado e touchpad

O layout do teclado é o que você encontraria na maioria dos concorrentes, com algumas diferenças. O teclado possui pequenas teclas de seta, uma fileira de teclas numéricas com botões maiores e a fileira de teclas de função com botões menores do que o resto. Não há teclado numérico e a razão para isso é que o tamanho do laptop é muito pequeno e tal teclado não caberia nele, mas você não precisa se preocupar com isso porque um teclado numérico está incluído no Touch- almofada do laptop, que parece muito inovadora.

Um close do incrível touchpad.

O touch pad do teclado parece absolutamente deslumbrante e isso é devido à ausência de qualquer partição nele. Há um pequeno sensor de impressão digital no lado superior direito do laptop que pode ser usado para fazer login em vários aplicativos. Quanto ao teclado numérico integrado, ele pode ser habilitado simplesmente tocando no touch-pad uma vez.

Metodologia para análise aprofundada

As especificações técnicas do ASUS VivoBook S14 são bastante interessantes e fizemos muitos testes no portátil que vão ajudá-lo muito a discernir o desempenho e a qualidade deste portátil. Realizamos os testes nas condições de estoque e temperaturas e não usamos nenhuma almofada de resfriamento que pudesse afetar o julgamento de um usuário diário.

Usamos Cinebench R15, Cinebench R20, CPUz, GeekBench 5, PCMark e 3DMark para o desempenho do CPU; AIDA64 extrema para a estabilidade do sistema e estrangulamento térmico; 3DMark e Unigine Superposition para os testes gráficos; e CrystalDiskMark para a unidade SSD. Verificamos os parâmetros do hardware através do CPUID HWMonitor.

Quanto à tela, usamos o Spyder X Elite e realizamos o teste de calibração completo, teste de uniformidade de tela, teste de precisão de cor, teste de brilho e contraste e teste de gama.

Para a acústica, colocamos um microfone a 20 cm de distância na parte traseira do laptop e, em seguida, verificamos a leitura para configuração de inatividade e carga.

Benchmarks de CPU

Captura de tela CPUz

Este é um dos primeiros laptops que vimos com Intel Core i7-1165G7 e parece que oferece uma melhoria significativa em relação ao processador da geração anterior. O processador tem um TDP configurável de 12 a 28 watts, embora tenha usado até 40 watts durante a carga total. O processador tem uma freqüência Turbo de um único núcleo de 4,7 GHz, mas com todos os quatro núcleos, o processador atingiu uma freqüência máxima de 4,0 GHz. Conforme a temperatura sobe, o processador deixa as taxas de clock do Turbo e o consumo de energia diminui.

Tecnologia de Desempenho Inteligente ASUS

A ASUS usou AIPT (ASUS Intelligent Performance Technology) neste laptop, que é anunciado para tornar o processador muito mais rápido do que o modelo de referência da Intel. Como esses processadores têm um TDP configurável, o fabricante pode definir o TDP do laptop em relação à solução de resfriamento e o AIPT rege os parâmetros do processador, o que leva a uma melhoria de até 40% na pontuação multi-core, quando comparado com o Processador de referência de 15W.

Benchmarks de CPU ASUS VivoBook S14 Cinebench

Cinebench R15 CINEBENCH R20
Pontuação CPU Multi-core908Pontuação CPU Multi-core2032
Pontuação CPU Single-core205Pontuação CPU Single-core549

No benchmark Cinebench R15, o processador obteve pontuações realmente impressionantes e a pontuação single-core é comparável a alguns dos principais processadores, como Core i7-8700K e Core i7-9700K. Com uma pontuação multi-core de 908 e uma pontuação single-core de 205, é bastante evidente que os núcleos tiveram um desempenho inferior na configuração multi-core, atingindo assim esta pontuação. Esse desempenho é próximo ao de um Intel Core i7-7700K padrão, o que é impressionante para um processador móvel.

O desempenho do processador no Cinebench R20 é um pouco diferente das expectativas. Uma vez que este teste é mais longo do que o Cinebench R15, a diferença na pontuação multi-core e pontuação single-core não é tão grande quanto no Cinebench R15. O processador obteve uma pontuação impressionante de um único núcleo de 549 pontos, no entanto, no teste de vários núcleos, ele obteve 2032 pontos, levando a uma proporção de MP de 3,7, que é muito baixa para um processador quad-core com HyperThreading habilitado. A pontuação geral é ligeiramente inferior a de um Core i7-7700K original, conforme esperado.

ASUS VivoBook S14 Single / Multi-Core Performance GeekBench

Desempenho de núcleo único Desempenho Multi-core
Pontuação de núcleo único1563Pontuação Multi-core5033
Criptografia3983Criptografia5949
Inteiro1361Inteiro4790
Ponto flutuante1597Ponto flutuante5406

No benchmark Geekbench, Intel Core i7-1165G7 pontuou de maneira semelhante ao benchmark Cinebench R20. Com uma pontuação single-core de 1563 e uma pontuação multi-core de 5033, a proporção MP de 3,22 é bem menor, como você pode ver, e isso se deve principalmente ao desempenho mais rápido de single-core contra todos os núcleos.

Benchmark 3DMark Time Spy

O desempenho do processador no benchmark 3DMark Time Spy é bastante fenomenal para um processador quad-core e o CPU atingiu uma pontuação de 3873 e FPS de 13,01. Para referência, a CPU móvel octa-core da Intel da 9ª geração, o Core i9-9880H, marcou 7221 pontos no teste Time Spy.

PCMark10 Benchmark

O desempenho do processador no PCMark10 é simplesmente excelente. Este benchmark não cobre muito da configuração multi-core e é por isso que o desempenho deste processador neste benchmark é bastante semelhante ao dos processadores AMD Ryzen octa-core high-end como Ryzen 4800H.

Isso é tudo para os benchmarks relacionados ao processador. No geral, o resultado do processador é impressionante para um processador quad-core; o desempenho de núcleo único é de cair o queixo, embora o desempenho de vários núcleos pudesse ter sido melhor se os relógios fossem um pouco mais altos se a empresa usasse uma solução de resfriamento maior.

Benchmarks de GPU

O ASUS VivoBook S14 não usa uma placa de vídeo dedicada e o processador vem com a placa de vídeo Intel Iris Xe, que é a placa de vídeo mais recente da Intel. A placa gráfica tem uma frequência dinâmica máxima de 1,3 GHz e 96 unidades de execução.

Benchmark 3DMark Time Spy

Verificamos o desempenho da placa de vídeo com o benchmark 3DMark Time Spy. A placa de vídeo atingiu uma pontuação de 1183 pontos, com 7,43 FPS no primeiro teste gráfico e 7,03 no segundo teste gráfico. Esta pontuação é seis vezes menor do que uma GeForce RTX 2060, mas é bastante alta para uma placa de vídeo integrada.

Unigine Superposition 1080P Extreme Benchmark

Para a placa de vídeo, o segundo teste que incluímos é o benchmark Unigine Superposition e a placa de vídeo marcou 739 pontos neste benchmark. Esta pontuação é cerca de cinco vezes mais lenta do que uma placa gráfica móvel RTX 2060.

Benchmarks de exibição

A tela deste portátil não é muito especial, mas de fato é uma tela excelente para uso diário. Tem uma resolução de 1920 x 1080 pixels e usa um painel IPS. Usamos o Spyder X Elite para testar a tela do laptop e usamos o aplicativo de software SpyderXElite 5.4.

Resultados de brilho e gama após calibração completa

Como você pode ver na imagem acima, a gama da tela estava um pouco fora antes da calibração, em 2,07, mas após a calibração completa, atingiu 2,26, que está muito mais perto do valor perfeito de 2,20. Os pretos em 0,26 parecem muito bons e os brancos em 253 são bastante impressionantes para níveis de brilho de 50%. Isso equivale a aproximadamente uma relação de contraste estático de 973: 1, que é o que a maioria das telas convencionais oferece.

Precisão da cor antes da calibração

Precisão de cor após calibração

A precisão das cores do laptop antes da calibração era melhor do que a maioria das telas, em 2,28, mas não melhorou muito após a calibração e o valor não foi abaixo de 2,0 e atingiu 2,01.

Brilho e contraste antes da calibração

Brilho e contraste após calibração

As imagens acima mostram o brilho e o contraste da tela para vários níveis de brilho. A taxa de contraste estático diminuiu de 1100: 1 para 1030: 1 com calibração.

  • 50% de brilho

O teste acima mostra a uniformidade da tela do painel e como você pode ver, o desempenho desta tela não é tão bom neste teste. Vimos um desvio máximo de mais de 15% no canto inferior esquerdo, o que é bastante alto e é por isso que este laptop não será tão bom para cargas de trabalho gráficas, como mencionado anteriormente.

No geral, a tela é tecnicamente mais do que suficiente para assistir vídeos, navegar na internet, mas não espere que um laptop como este atenda às suas necessidades profissionais, como edição de fotos, etc.

Benchmarks SSD

CrystalDiskMark Benchmark

A ASUS usou um SSD OEM Kingston neste laptop com capacidade de 512 GB. Usamos o benchmark CrystalDiskMark para testar o desempenho deste SSD e as estatísticas podem ser vistas na imagem. Fizemos a repetição de 5 vezes com o teste 4GiB.

Ele teve um desempenho muito bom no SEQ1M Q8T1, fornecendo velocidade de leitura de 1990 MB / s e velocidade de gravação de 977 MB / s. O desempenho RND4K deste SSD é muito inferior ao dos SSDs carro-chefe da Samsung, mas a maioria das pessoas não notaria a diferença no uso diário.

Benchmark de bateria

A sincronização da bateria de um ultrabook é uma coisa crucial e esperamos que este laptop nos forneça uma ótima sincronização da bateria por causa de sua eficiência. O laptop veio com uma bateria de polímero de lítio de 3 células de 50 WHr e uma grande coisa sobre o laptop é que ele suporta carregamento rápido, o que permitiu que fosse carregado a 60% em 49 minutos.

Realizamos três testes com o laptop no que diz respeito ao sincronismo da bateria. Primeiro, deixamos o laptop no estado inativo e diminuímos de 100% para 0%. Em seguida, verificamos o tempo da bateria do laptop com reprodução de vídeo 4K. Por último, verificamos o tempo da bateria com o teste do modo de jogo Unigine Superposition e corremos até o laptop desligar. O desempenho do laptop pode ser visto no gráfico abaixo.

Como você pode ver, o laptop durou cerca de onze horas no estado inativo, o que é mais do que bom para um laptop fino como este. Quanto à reprodução de vídeo 4K, durou cerca de quatro horas, o que significa que você não será perturbado durante um filme, mesmo que seja uma reprodução 4K de ponta. Por último, o tempo da bateria do portátil na renderização é bastante surpreendente e uma das razões para isso é que o portátil não tem uma placa gráfica dedicada e é por isso que durou cerca de duas horas e meia.

Estrangulamento Térmico

Visto que o ASUS VivoBook S14 é um laptop bastante fino, era evidente que o laptop sofrerá de afogamento térmico devido aos relógios Turbo e é por isso que testamos extensivamente o afogamento térmico do processador neste laptop. Usamos o teste de estabilidade AIDA64 Extreme para sobrecarregar o processador e verificamos os parâmetros do processador via CPUID HWMonitor. O teste foi realizado em uma temperatura ambiente de cerca de 30 graus.

Teste de estabilidade extrema AIDA64

Assim que o teste começou, todos os núcleos funcionaram a 4000 MHz, utilizando mais de 37 watts de potência. Em dezenas de segundos, os relógios do sistema começaram a diminuir devido à temperatura superior a 90 graus e após cerca de 5 minutos, os relógios estabilizaram em 2700 MHz. Neste ponto, o consumo de energia do processador chegou a cerca de 22 watts e os aplicativos mostraram um afogamento térmico máximo de 33%. Este afogamento térmico não pode ser evitado na maior parte porque os Turbo clocks do processador são feitos para fazer isso, embora possa ser evitado com uma solução de resfriamento melhor.

Desempenho acústico / ruído do sistema

Para testar o ruído do laptop, colocamos o microfone a 20 cm de distância do laptop na parte traseira e verificamos as leituras tanto do estado inativo quanto do estado de carga. O nível de ruído ambiente da sala era de cerca de 32 dB.

Como você pode ver abaixo, o portátil tinha um baixo ruído de 34 dB quando estava no modo inativo, que é apenas 2 dB mais alto do que o ruído ambiente. Depois disso, executamos o teste de estresse AIDA64 Extreme e anotamos a leitura após cerca de cinco minutos. Os níveis de ruído do portátil aumentaram para 41 graus, o que ainda é decente para um portátil com carga total.

Conclusão

O ASUS VivoBook S14 é um laptop que está no auge da tecnologia agora e é por isso que oferece muitas coisas que não poderiam ser fornecidas juntos antes. Em primeiro lugar, este é um dos laptops mais finos que você pode comprar agora, tornando-o muito mais portátil do que a maioria dos laptops lançados anteriormente. Outra razão para este laptop brilhar no escuro é que ele é equipado com um hardware muito eficiente que não só tem um bom desempenho, mas também permite que as pessoas usem o laptop por longas sessões.

O design todo em metal do laptop também é premium ao toque e está disponível em várias cores, para atender às necessidades de uma ampla gama de pessoas. Além disso, está equipado com as mais recentes tecnologias como o Thunderbolt 4, que permite ao usuário mergulhar em novas dimensões ao conectar o laptop com toneladas de componentes de hardware. A tela do laptop é incomparável com telas profissionais, você não notará qualquer falha nela, desde que esteja usando este laptop para as tarefas para as quais foi projetado. Certamente, uma solução de resfriamento melhor teria melhorado o desempenho do laptop, mas ao custo do fator de forma e o nível de desempenho atual do laptop é bastante impressionante para um laptop tão fino. Por último, o preço do laptop é inimaginável para um laptop assim e este ponto o torna um laptop poderoso para as pessoas comuns.

ASUS VivoBook S14

Melhor laptop de uso diário

  • Preço decente
  • Excelente desempenho de núcleo único
  • Looks sofisticados
  • Fornece Thunderbolt 4
  • Uma GPU dedicada de baixo custo poderia ter sido ótima
  • O desempenho de refrigeração está abaixo da média

Processador : Intel Core i7-1165G7 | RAM: 16GB DDR4 | Armazenamento: SSD PCIe de 512 GB | Exibição : IPS Full HD de 14 ”| GPU : Intel Iris Xe integrado

VEREDITO: ASUS VivoBook é um laptop de baixo custo que pode ser um grande competidor para outros ultra-books devido ao forte desempenho de computação e às tecnologias inovadoras mais recentes.

Verifique o preço

Preço no momento da revisão: $ 699,99 (EUA) e £ 689,99 (Reino Unido)