Hardware / Ampere Altra é o primeiro processador de servidor de 64 bits baseado em ARM, com 80 núcleos, Intel Xeon e AMD EPYC desafiadores 2 minutos lidos BRAÇO

BRAÇO

A Ampere, uma empresa menos conhecida, apresentou processadores de 80 núcleos de 64 bits projetados principalmente para servidores de ponta e aplicativos remotos em nuvem relevantes. O Ampere Altra é baseado na arquitetura ARM. A CPU para servidores foi projetada para funcionar com consumo de energia otimizado e deve lidar com tarefas intensivas em nuvem.

Deixando para trás EPYC da AMD assim como os processadores Xeon da Intel, o Altra da Ampere é o primeiro processador de nível de servidor a embalar 80 núcleos. O processador Ampere Altra é baseado na plataforma Arm Neoverse N1 e pode ser implantado em uma configuração de soquete único ou duplo. Além da escalabilidade versátil, o Ampere Altra tem vários outros benefícios quando comparado aos produtos predominantes da AMD e da Intel para servidores.

CPU Ampere Altra 80-Core Server-Grade para vencer AMD APYC e Intel Xeon?

O processador Ampere Altra é baseado na plataforma Arm Neoverse N1. Foi construído no novo Nó de Fabricação de 7 nm que era aperfeiçoado pela TSMC de Taiwan . O processo de fabricação de ponta para chips de silício supostamente oferece o melhor desempenho , mais eficiência energética e transistores mais densos.

Os criadores do Ampere Altra afirmam que a CPU representa um avanço em desempenho e eficiência de energia para computação em hiperescala. A CPU será comercializada como um chip com baixo consumo de energia, alto desempenho e alta capacidade de memória. Ele será oferecido principalmente a operadores de servidores que implantam data centers remotos em nuvem. Isso ocorre porque a utilização de desempenho, segurança e eficiência de energia das plataformas de armazenamento em nuvem é muito diferente do que em ambientes de data center corporativo mais tradicionais.

Aliás, apesar de incluir o maior número de núcleos de todos os tempos em uma única CPU, o Ampere Altra foi projetado para consumir menos energia. O processador Ampere Altra funciona com apenas 210 Watts. Portanto, deve ser ideal para aplicativos de servidor, como análise de dados, inteligência artificial, banco de dados, armazenamento, pilhas de telecomunicações, computação de ponta, hospedagem na web e aplicativos nativos da nuvem.

Ampere Altra não está pronto para implantação em massa. No entanto, os clientes em potencial estão testando o Ampere Altra hoje em suas pilhas de software para impulsionar o desempenho otimizado e a eficiência energética na nuvem. A empresa está confiante no início da produção comercial em larga escala nos próximos meses.

Especificações e recursos do Ampere Altra:

O Ampere Altra embala 80 núcleos e funciona a 3 GHz. A propósito, a CPU não é multi-threaded. Isso significa que todos os núcleos apresentam um único thread. Apesar dos núcleos de thread único, a nova CPU de nível de servidor é 14 por cento melhor do que a CPU EPYC AMD de 64 núcleos mais rápida em eficiência de energia e 4 por cento mais rápida em desempenho bruto. Benchmarks internos afirmam que a CPU Ampere foi 2,11 vezes melhor do que o processador Xeon Cascade Lake de 28 núcleos da Intel em eficiência de energia e 2,23 vezes melhor em desempenho bruto. Com essa eficiência de energia, os proprietários do servidor podem instalar as CPUs Ampere Altra em um rack de servidor de 42 unidades sem ficar sem energia.

De acordo com relatos, a CPU Ampere Altra ajuda a reforçar o processamento do datacenter em hiperescala em relação à eficiência de energia, resiliência, telemetria e segurança. A empresa indicou que o software de suporte está pronto. Isso significa que o poderoso processador deve funcionar bem em vários sistemas operacionais de servidor populares. A empresa indicou que o Ampere Altra oferece suporte a Kubernetes, Docker, VMware e KBM. Além disso, tudo e qualquer coisa que atualmente é executado em uma plataforma de nuvem remota deve funcionar com Ampere Altra.

Tag Ampere BRAÇO