Hardware / A mais recente CPU AMD Server-Grade 7nm Rome baseada na arquitetura Zen 2 Core bate os processadores Intel Xeon e NPYC Naples da Intel 3 minutos lidos

AMD

Os primeiros benchmarks do processador AMD EPYC 7452 ‘Rome’ ficaram online recentemente por um breve período de tempo. As especificações e métricas de desempenho das mais recentes CPUs AMD para servidor pertencentes à geração EPYC Roma certamente darão à Intel muito em que pensar.

Os primeiros resultados de desempenho da geração EPYC Roma de processadores de servidor da AMD baseados na arquitetura de núcleo Zen 2 7nm surgiram online em OpenBenchmarking . A propósito, os resultados de benchmark da poderosa CPU AMD de nível de servidor não estão mais acessíveis porque parecem ter sido removidos do repositório online. Ainda, WCCFTech conseguiu obter o máximo de detalhes e capturas de tela possíveis do processador AMD EPYC 7452 antes de a listagem ficar offline. Com base na análise preliminar das informações disponíveis, o processador AMD mais recente supera significativamente não apenas as CPUs Xenon da Intel, mas também acelera os próprios processadores NPYC Naples da AMD.

O AMD EPYC 7452 é baseado na arquitetura de núcleo Zen 2 de 7 nm. O processador possui 32 núcleos e 64 threads. A CPU tem uma freqüência de 2,35 GHz. Isso é surpreendentemente maior do que o chip EPYC 7551 ‘Naples’, que apresenta o mesmo número de núcleos / threads. A propósito, essas CPUs anteriores são baseadas na arquitetura Zen de 14nm um pouco mais antiga e com freqüência de 2,0 GHz.

A propósito, ambos os processadores AMD parecem ser implantados em uma configuração de soquete duplo. Em outras palavras, a bancada de teste está balançando 64 núcleos e 128 threads no total. Curiosamente, a AMD faz uma configuração de 64 núcleos e 128 threads que pode ser lançada oficialmente no terceiro trimestre deste ano. Se esta CPU também for usada em uma configuração de soquete duplo, o servidor ganhará 128 núcleos e 256 threads.

As capturas de tela indicam que os chips AMD EPYC de 1ª e 2ª geração foram testados com o Xeon Gold 6148 da Intel. A CPU Intel tem 20 núcleos e 40 threads, com clock de 2,40 GHz de frequência básica com um aumento temporário de desempenho de até 3,70 GHz. É interessante notar que o AMD EPYC 7452 correu à frente do processador Intel Xenon na maioria dos benchmarks sintéticos. Se isso não for suficiente, mesmo o AMD EPYC 7551, que é baseado na arquitetura Nápoles mais antiga, apresentou melhores resultados em quatro benchmarks contra o Intel Xeon Gold.

Com o processador AMD EPYC 7452 ‘Rome’, a AMD adotou um novo código de cores. O processador parece ter uma caixa de transporte verde. As populares CPUs da série AMD Threadripper geralmente têm uma caixa laranja, enquanto os chips EPYC Naples exibem uma caixa azul. É evidente que a AMD está tentando oferecer uma demarcação visual distinta para suas famílias de processadores.

A AMD confirmou que esses novos processadores Rome para servidor seriam lançados no terceiro trimestre de 2019. Em outras palavras, a empresa está espaçando os lançamentos entre os processadores Ryzen e Ryzen Threadripper. A AMD parece confiante de que sua participação no mercado de CPU para servidores pode aumentar em até 10 por cento devido às últimas adições.

A empresa indicou recentemente que seus processadores EPYC Roma foram projetados para competir com confiança contra as CPUs Ice Lake-SP da Intel. Os processadores de próxima geração da Intel, baseados no processo de fabricação de 10 nm, são rotulados como Ice Lake-SP e estão programados para lançamento no próximo ano. Enquanto isso, a empresa está oferecendo Cascade Lake-SP e Cooper Lake-SP como uma solução intermediária. Esses processadores são baseados no processo de fabricação de 14 nm. Levando em consideração a linha da Intel e o período de lançamento esperado, os processadores da AMD parecem ter uma liderança confortável e formidável. Isso é bastante preocupante para a Intel, principalmente porque a AMD mudou com confiança para o processo de fabricação de 7 nm, enquanto ainda está fazendo malabarismos com CPUs de 14 nm e pode prometer processadores baseados em 10 nm em um futuro próximo.

O AMD EPYC 7452 oferece mais uma vantagem distinta. Esses novos CPUs AMD são compatíveis com soquete com EPYC Naples. Em outras palavras, os usuários finais que têm usado os processadores EPYC Naples podem substituí-los rapidamente pelos novos processadores 7nm EPYC Rome da nova geração da AMD. Desnecessário acrescentar que isso representaria uma enorme economia de custos para os clientes da AMD.

Recentemente reportamos sobre Possível colaboração da Intel com a Samsung para fabricar a antiga CPU de 14 nm para PC ‘Rocket Lake’. Enquanto a Intel está supostamente abordando a Samsung, a AMD confiou a fabricação de suas CPUs e GPUs de 7 nm à TSMC. A empresa taiwanesa fabrica a maioria dos produtos da HiSilicon, subsidiária de design de semicondutores da Huawei. A propósito, a TSMC reiterou recentemente seu compromisso com a Huawei, em contradição direta com a proibição comercial em andamento nos EUA.

Tag intel Ryzen