Hardware / A AMD 'dará tudo de si' no processo de 7 nm para CPUs e GPUs de acordo com o CTO Mark Papermaster

Nova nova arquitetura chegando este ano

1 minuto lido AMD

AMD Vega 7nm

A AMD já lançou chips baseados no processo de 12 nm e vai fazer uma amostra de chips baseados no processo de 7 nm e os próximos chips estarão disponíveis a partir deste ano. Isso é ótimo para a empresa, pois a Intel está tendo problemas com o processo de 10nm e quando a Intel lançar chips para o consumidor, baseados no novo nó, a AMD já terá lançado chips baseados no processo de 7nm.

Também sabemos que no lado gráfico das coisas, a AMD está aderindo ao Vega, mas também está mudando para o processo de 7 nm. A AMD já anunciou que está testando essas GPUs e que elas serão lançadas no segundo semestre de 2018. Mark Papermaster , diretor de tecnologia da AMD, abordou o assunto e o seguinte é o que ele tinha a dizer a respeito:

Sabíamos que 7nm seria um grande desafio, então fizemos a aposta, transferimos nossos recursos para o novo nó. Não apenas mergulhamos o dedo do pé na água. Nós apostamos tudo.

Papermaster falou sobre como as GPUs AMD Vega de 7nm deveriam chegar em 2019, mas isso foi mudado agora e as GPUs serão lançadas antes do final do ano. Ele continuou mencionando o seguinte:

Acho que temos a oportunidade de nos posicionarmos muito mais fortes do que antecipamos originalmente, mas devo dizer que nosso plano original era nos posicionarmos de maneira muito forte, portanto, qualquer atraso de nosso concorrente poderia simplesmente fortalecer o valor que a AMD traz ao mercado.

Enquanto o nó está sendo alterado, a arquitetura é a mesma e embora você possa esperar ver alguns aumentos na velocidade do clock, neste momento, não tenho certeza se devemos esperar ganhos massivos no desempenho. O AMD Vega teve um início muito instável e será interessante ver que tipo de ganhos de desempenho a AMD pode obter com a mesma arquitetura, movendo-a para o nó de 7 nm.

As GPUs de 7 nm serão lançadas antes do final do ano, então teremos que esperar para ver o que elas têm a oferecer.

Tag amd Chips AMD 7nm AMD Vega