CPU AMD ZEN 3 adicionada ao kernel Linux oficial com a ‘Família 19H’ indicando o lançamento de processadores de última geração com maiores ganhos de IPC?

Hardware / CPU AMD ZEN 3 adicionada ao kernel Linux oficial com a ‘Família 19H’ indicando o lançamento de processadores de última geração com maiores ganhos de IPC? 2 minutos lidos

AMD Ryzen



A arquitetura ZEN 3 da AMD, a evolução de última geração das CPUs poderosas da empresa, agora faz parte oficialmente da família Linux. Localizadas dentro do kernel do Linux estão referências diretas ao microcódigo Zen 3 CPU da AMD. Dados os desenvolvimentos recentes sobre a arquitetura AMD, ainda não anunciada, que sucede ao ZEN 2, é muito provável que a empresa possa lançar os novos CPUs baseados no ZEN 3 nos próximos meses. E, se o vazou benchmarks e pontuações de testes são dignos de crédito, a AMD realmente impulsionou seus processadores e conseguiu alcançar um salto substancial na potência do processador com menor consumo de energia.

Depois de dar uma dura competição para a Intel no ano passado, a AMD parece estar preparando uma nova linha de CPUs baseadas na mais recente arquitetura da empresa, o ZEN 3. Baseado no 7nm Fabrication Node, o Zen 3 é a 3ª iteração do ZEN microarquitetura, que é construída usando o processo de litografia EUV (Extreme Ultraviolet).



Microcódigo de arquitetura de CPU AMD ZEN 3 agora parte do kernel do Linux, indicando que a empresa está muito mais perto do lançamento real de CPUs de última geração das famílias Ryzen e EPYC:

o mais recente adição ao kernel do Linux é um forte indicador de que a AMD tem finalizou a maioria dos aspectos de sua última linha p de Ryzen, bem como CPUs EPYC. A última adição de microcódigo ao Linux contém suporte EDAC (Detecção e Correção de Erros). Oficialmente, o kernel do Linux agora inclui suporte para a 'Família 19h' da AMD, que se refere à arquitetura ZEN 3. A geração anterior de arquitetura, o ZEN 2, era conhecida como ‘Família 17h’.



A AMD indicou que as funções existentes da Família 17h podem ser usadas para a Família 19h, enquanto também permite que esta carregue automaticamente o módulo. A adição é bastante interessante porque a AMD não confirmou nada oficialmente sobre a Arquitetura ZEN 3. Na verdade, a AMD nem mesmo mencionou quaisquer detalhes sobre o Arquitetura ZEN 3 no CES 2020 . O evento recentemente concluído foi o último em que entusiastas de CPU esperavam que a AMD fizesse um grande anúncio sobre o ZEN 3.

Apesar da falta de confirmação oficial, o CEO da AMD, Dra. Lisa Su, tem dado algumas dicas sobre o ZEN 3. Ela até observou que a arquitetura de próxima geração está 'indo muito bem' e eles estão animados com isso. Embora a CES 2020 tenha surgido e desaparecido, haverá o próximo GDC em março, e Computex e E3 em junho. Se não houver nenhum anúncio sobre ZEN 3, a última aposta é a Conferência E3.



AMD ZEN 3 promete oferecer maiores ganhos de IPC com menor consumo de energia?

Com base no novo processo 7nm + desenvolvido pela TSMC, que utiliza tecnologia EUV, os processadores AMD ZEN 3 terão maior eficiência e fornecerão mais saída de computação com consumo de energia semelhante ou menor, indicou a AMD.

Ao contrário do ZEN2, o ZEN 3 será baseado em uma arquitetura completamente nova. Além disso, o nó de processo de 7 nm + permite um aumento de 20 por cento na densidade geral do transistor enquanto aumenta a eficiência de energia em 10 por cento. Simplificando, poderia facilmente haver um aumento de densidade de até 20% na arquitetura ZEN 3, ao mesmo tempo em que se obtinha uma eficiência de energia 10% melhor. Alguns rumores chegam a aumentar os ganhos do IPC para 17% e um aumento de 50% nas operações de ponto flutuante.

Os novos CPUs AMD devem ser capazes de atingir esses números devido a um grande redesenho de cache. Curiosamente, a Intel também adotou uma abordagem semelhante para seus núcleos Willow Cove que formarão a base das CPUs Tiger Lake de 10 nm +.

Tag amd intel linux