Hardware / CPUs AMD Ryzen 5000 ZEN 3 para desktop podem rodar em placas-mãe selecionadas da série 300 com apenas uma atualização do BIOS 2 minutos lidos

A AMD revelou sua arquitetura Zen 3 em 8 de outubro de 2020 - Imagem: Wccftech

As mais recentes CPUs para desktop ZEN 3 AMD Ryzen série 5000 funcionarão nas placas-mãe da série 500 mais recentes e também na série 400. O suporte para as placas-mãe da série 300 mais antigas não era garantido. No entanto, algumas placas-mãe A320 e X370 terão suporte total para CPUs AMD Ryzen 5000 Desktop. Além disso, os parceiros de placa da AMD Gigabyte e ASUS já lançaram o suporte BETA BIOS para os novos processadores baseados em ZEN 3.

Os processadores AMD Ryzen série 5000 serão encaixados no soquete AM4 altamente desenvolvido. No entanto, isso não significa que todas as placas-mãe com soquete AM4 serão capazes de aceitar os mais recentes processadores baseados no ZEN 3. Ainda assim, uma atualização experimental do BIOS Beta permitiu que as placas-mãe A320 e X370 mais antigas aceitassem e executassem as novas CPUs AMD.

CPUs AMD Ryzen 5000 Desktop rodando em placas-mãe A320 e X370 com suporte de BIOS da série 400:

De acordo com um novo relatório, as placas-mãe AMD série 300 mais antigas podem suportar totalmente os processadores da série 5000 Ryzen. Para provar a possibilidade, uma CPU AMD Ryzen série 5000 foi mostrada rodando em uma placa-mãe ASRock A320M-HDV de nível básico. O relatório acrescenta que a placa-mãe não apenas aceitou a nova CPU, mas também funcionou de forma confiável.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

A placa-mãe da série 300 foi mostrada executando um processador AMD Ryzen 9 5900X 12 Core 24 Thread com 16 GB de memória DDR4. A placa-mãe mais antiga suportava até APUs Ryzen 4000G Renoir da AMD. O que isso indica é que os parceiros de placa-mãe AMD já têm atualizações de BIOS para placas-mãe X370 A320 no pipeline.

No entanto, esses parceiros não irão lançar as atualizações do BIOS tão cedo. Isso ocorre porque a AMD declarou oficialmente que as CPUs Ryzen 5000 Desktop serão suportadas apenas pelas placas-mãe das séries 400 e 500. Além disso, a empresa indicou que, no lançamento, apenas as novas placas-mãe da série 500 executarão de forma confiável as novas CPUs da série 5000 da Ryzen ZEN 3. O suporte para a série 400 de placas-mãe chegará oficialmente no início do próximo ano.

BIOS BETA experimental para placas-mãe da série 300 incluídas com o código AGESA 1.1.0.0 existente:

De acordo com reivindicações recentes, o BIOS BETA para placas-mãe AMD série 300 está incluído no código AGESA 1.1.0.0 existente. A placa-mãe suporta totalmente a CPU Ryzen 5000. Porém, por ser uma geração muito antiga, o PCIe Gen 4 permaneceu desabilitado, com o PCIe Gen 3 funcionando.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

É importante observar que as placas-mãe AMD são limitadas principalmente pelo tamanho ou capacidade da ROM integrada. O que isso significa é que para acomodar as mais novas CPUs AMD Ryzen 5000 Series baseadas em AM4 ZEN 3 para desktop, os fabricantes de placas-mãe terão que eliminar o suporte para as gerações anteriores de CPUs AMD. As CPUs mais óbvias que terão que ser eliminadas são as CPUs AMD Ryzen 1000 Desktop.

Basicamente, isso significa que muitas placas-mãe AMD mais antigas com soquetes AM4 devem funcionar de maneira confiável com a nova série de CPUs AMD Ryzen 5000. No entanto, parece que a AMD está pressionando os AIBs para limitar o lançamento de BIOS atualizado que remove o suporte para as CPUs AMD antigas e inclui suporte para AMD Ryzen 5000 Series .

Tag amd Ryzen