Como garantir que sua placa-mãe suporte uma CPU Ryzen 4000 (4ª geração)



A próxima geração de processadores Ryzen, o AMD Ryzen 4000 (4ºGen), é esperado para sair este ano. Embora não haja uma data de lançamento oficial especificada ainda, com base nas tendências de lançamento anteriores, esperamos que seja lançado por volta do terceiro trimestre de 2020 e chegue oficialmente aos mercados para venda no mês seguinte junto com a placa gráfica Radeon RX Navi 2x baseada em RDNA 2 cartão. No início de outubro, a empresa confirmou o lançamento da linha oficial

Com os mais recentes processadores Ryzen de octa-core chegando, você deve se perguntar se pode trocar o processador de seu computador pela próxima geração de microprocessadores Ryzen da AMD. A nova série consistirá em chips de desktop de arquitetura de nova geração projetados para fornecer um poderoso impulso em utilidade enquanto se ajustam à estrutura de dispositivos elegante e moderna que se tornou integral hoje em dia. As feras do desempenho: os chips Ryzen 9 4900H e Ryzen 9 4900HS são o que a linha mais forte de dispositivos de PC absorverá nos próximos modelos. O último é um processador TDP de 35 W e 16 threads com velocidades de clock base de 3 GHz que podem ser overclockadas para a capacidade de 4,3 GHz. O primeiro é mais pesado no consumo de energia, com um TDP de 45 watts, mas começa com uma base de 3,3 GHz e pode ter um overclock para uma velocidade de capacidade de 4,4 GHz.



O Yoga Slim 7 da Lenovo e o ASUS Zephyrus G14 já se comprometeram a hospedar os processadores octa-core Ryzen 7 4700 U em seu ultrabook de 2,2 libras. Outros modelos de lançamento nos próximos meses que apresentarão a série Ryzen 4000 incluem o Dell Inspiron 14 7200 2-em-1 e os notebooks ThinkPad que irão adotar o processador móvel no 4ºFamília Gen Ryzen. Os computadores desktop que suportam as CPUs Ryzen 4000 com a arquitetura Zen 3 devem ser preparados ainda este ano.



Imagem: Forbes



Inicialmente, a AMD não havia anunciado suporte para placas-mãe X470 e B450, afirmando que apenas as placas-mãe X570 e B550 mais recentes acomodariam o Ryzen 4ºarquitetura de geração devido à incapacidade das antigas placas-mãe de espremer no espaço as atualizações de microcódigo pesadas necessárias para acomodar os 4ºprocessadores de geração. As placas-mãe da série 400 têm apenas alguns anos, no entanto, e se você tem uma delas, está com sorte porque a AMD mudou de ideia. Eles decidiram descontinuar o suporte para algumas versões anteriores do processador para criar espaço flash que permitiria atualizações de microcódigo para facilitar a adoção e as operações do Ryzen 4ºprocessadores de geração.

Espere uma atualização de BIOS que irá realizar essas atualizações de microcódigo em seu dispositivo para permitir que os microprocessadores Ryzen mais novos sejam suportados, mas tenha em mente que muitos microprocessadores mais antigos não terão mais suporte se você aplicar esta atualização. A forma como esta atualização do BIOS será implementada de maneira regulamentada é que os clientes que comprarem os novos processadores Zen 3 Ryzen para placas-mãe da série 400 receberão esta atualização irreversível que lhes permitirá usar os microprocessadores mais novos. A razão para este regulamento e verificação é que se o suporte para processadores anteriores for removido na nova atualização e você não tiver o novo processador Ryzen instalado em seu sistema, seu dispositivo não inicializará. Para garantir que a atualização seja usada conforme pretendido entre os usuários que realmente pretendem atualizar para a série 4000 de processadores Ryzen, a AMD solicitará algum comprovante de compra dos novos 4ºprocessadores de geração antes de entregar a atualização.

Quando esta atualização for lançada para uma placa-mãe específica que você possui, dependerá do fabricante. Pode até haver algum atraso até que a atualização do BIOS chegue depois que os novos processadores Ryzen realmente chegarem ao mercado. O suporte nas placas-mãe X570 e B550 já foi anunciado e é o que a AMD recomenda para acomodar os novos processadores Ryzen, mas isso não é algo que eles estão forçando para baixo para atualizar para a nova geração de Ryzen. Se você é um usuário da placa-mãe da série 400 com o X470 ou B450, pode aguardar a atualização do BIOS da placa-mãe conforme prometido. Esta atualização do BIOS, no entanto, será a última atualização do processador para você e você não será capaz de acomodar além dos 4ºgeração de processadores de acordo com a AMD. Este passo foi dado para aumentar a longevidade da série AM4 soquete 400 de placas-mãe que ainda não são antigas o suficiente para perder o suporte oficial. Se você possui uma placa-mãe da série 500, está tudo pronto para a data de lançamento e terá o primeiro conjunto de atualizações do BIOS para acomodar os novos processadores Ryzen 4000.



Imagem: AMD

Falando em tecnologias que estão ficando desatualizadas, a série de microprocessadores Ryzen 4000 será a última geração a ser construída para o soquete AM4 que foi usado nas placas-mãe das séries 300, 400 e 500. A série 5000 de processadores incorporará a arquitetura Zen 3 e terá um chipset e soquete diferente das gerações anteriores. Dado que os próximos 4ºo lançamento da geração ainda se configura em torno da funcionalidade dos soquetes AM4, enquanto o suporte seletivo foi anunciado para as placas-mãe da série 400, as placas-mãe da série 300 não prometeram nada e não serão capazes de colher os benefícios da mais recente tecnologia de processador Ryzen.

No lado desktop, espera-se que os chipsets Ryzen 4000 sejam lançados em uma arquitetura Zen 2 Renoir incluindo Ryzen 3 4200G, Ryzen 5 4400G e Ryzen 7 4700G, e uma arquitetura baseada em Zen 3 Vermeer que visa ganhos IPC (estimado a 17%), velocidades de clock aprimoradas e melhor desempenho geral de energia. No geral, a resposta para a pergunta de suporte indica que as placas-mãe AMD Socket AM4 400 e 500 séries serão suportadas.

Imagem: WCCFTECH

Veredito

Do ponto de vista tecnológico, não há realmente nenhuma configuração manual de hardware que você possa executar para manipular a estrutura de suas placas-mãe para acomodar a nova geração de Ryzen. A nova tecnologia é compatível apenas com uma determinada arquitetura de soquete AM4 que tem memória flash suficiente na placa-mãe para permitir as atualizações do microcódigo do BIOS. Se você é um usuário da placa-mãe das séries 400 ou 500, estes são tempos emocionantes para você e uma atualização pode estar destinada em seu futuro próximo, se você decidir investir nela. Os usuários mais antigos de placas-mãe terão que substituir suas placas-mãe ou investir em um dos mais novos conjuntos de placas-mãe a serem lançados que já se comprometeram a hospedar o Ryzen 4ºmicroprocessadores de geração. Por último, se você possui uma placa-mãe medíocre e já planejou ficar com a 3ª geração existente dos processadores Ryzen, sugerimos fortemente que você verifique estes Placas-mãe X570 .

5 minutos lidos