AMD confirma que SmartShift está disponível exclusivamente no laptop Dell G5 15SE por enquanto

Hardware / AMD confirma que SmartShift está disponível exclusivamente no laptop Dell G5 15SE por enquanto 1 minuto lido

AMD SmartShift



A tecnologia SmartShift da AMD muda dinamicamente a potência do laptop para aumentar o desempenho da CPU ou GPU, dependendo da tarefa. A tecnologia, se implementada corretamente, tem potencial, já que a maioria dos processos favorece a CPU ou a GPU. Os jogos são fortemente baseados na GPU (isso não significa que a CPU permanece ociosa), então o SmartShift muda a dinâmica de energia para aumentar o desempenho da GPU. Em contraste, os programas de renderização favorecem a CPU e, portanto, o SmartShift aumenta o desempenho da CPU durante essas tarefas. A AMD afirma que pode aumentar o desempenho geral do laptop em 14%. Ele usa algoritmos de aprendizado de máquina para determinar qual componente requer mais energia.

via AMD



A tecnologia é incipiente e, de acordo com um tweet de Frank Azor da AMD , apenas o Dell G5 15SE o usará em 2020. Eles não têm planos de lançar mais laptops equipados com SmartShift este ano. No entanto, devemos esperar ver mais desses laptops no próximo ano. Dell G5 15SE é uma máquina de jogos poderosa, pois pode ir até o processador Ryzen 7 4800H de 8 núcleos e processador gráfico Radeon 5600M baseado em RDNA. É o único laptop AMD que pode alterar dinamicamente a potência da CPU ou GPU com base nas cargas.



A Nvidia anunciou sua tecnologia de aumento dinâmico chamada Advanced Optimus em resposta ao SmartShift. A tecnologia é limitada pelo GPU Nvidia Max-Q e um display certificado pela Nvidia, ao contrário do SmartShift, que requer apenas CPU e GPU AMD. O requisito de limite de exibição torna o Advanced Optimus mais caro. Também é muito novo e está disponível apenas em dois laptops Lenovo.

Tag amd