Tecnologia / Os anúncios chegarão ao WhatsApp Messenger, à medida que o Facebook definir o destino e a veiculação de mensagens promocionais 2 minutos lidos

O Facebook revelou e confirmou que a plataforma de mensagens móvel baseada na web mais popular do mundo, o WhatsApp, começará a exibir anúncios. A gigante das redes sociais também revelou como os anúncios serão cortados e até mencionou a localização das mensagens promocionais. No momento, parece que o Facebook não enviará anúncios para o feed de conversa principal.

Quando o Facebook comprou o WhatsApp, muitos na indústria de tecnologia previram com segurança que o primeiro, mais cedo ou mais tarde, monetizará a plataforma. Após a saída do cofundador, esses temores se agravaram. Agora, deixando as especulações de lado, o Facebook começou a trabalhar na veiculação de anúncios no WhatsApp. Vários slides de apresentação até ofereceram uma confirmação visual sobre o mesmo. Esses slides foram apresentados no recente Facebook Marketing Summit realizado na Holanda.

Os slides mostrados no evento confirmam claramente que o Facebook está definido para monetizar o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. As fotos dos slides foram capturadas por Olivier Ponteville, chefe de mídia da agência de marketing digital ‘Be Connect’. Em outubro de 2018, o executivo do Facebook Chris Daniels mencionou que a plataforma de mídia social planeja começar a inserir anúncios no WhatsApp. No entanto, o funcionário não indicou nenhum cronograma específico. Daniels acrescentou que os anúncios seriam o “principal modo de monetização do serviço para a empresa”.

No evento realizado recentemente, o Facebook confirmou efetivamente que o WhatsApp receberá anúncios no próximo ano. Em outras palavras, os usuários do WhatsApp começarão a ver mensagens promocionais que permitem às empresas impulsionar o engajamento do cliente a partir de 2020. Estranhamente, ainda não há um cronograma confirmado. É bem possível que o Facebook comece gradualmente a inserir anúncios no WhatsApp e talvez ajuste o formato e a metodologia de entrega antes de distribuí-los para todos os usuários.

De acordo com os slides da apresentação, o Facebook escolheu a guia ‘Status do WhatsApp’ como o local padrão para veicular os anúncios. Nem é preciso acrescentar que a guia Status é semelhante às Histórias do Instagram. O formato dos anúncios será dinâmico, contendo áudio e visual, assim como o formato atual do WhatsApp Status. Além disso, os anúncios ocuparão a tela inteira do dispositivo. Os usuários que desejam interagir com o anúncio ou com a empresa precisarão simplesmente deslizar para cima para obter mais informações. As empresas podem inserir vários tipos de ações que os usuários podem realizar depois de visualizar o anúncio.

O Facebook tem resistido fortemente à inserção de anúncios no WhatsApp, apesar de ter fechado um acordo de US $ 19 bilhões para adquirir a popular plataforma de mensagens em outubro de 2014. No entanto, agora está avançando com a monetização da mesma.

Tag Whatsapp