A Microsoft lançou o PWA Builder 2.0: É o fim da plataforma universal do Windows?

janelas / A Microsoft lançou o PWA Builder 2.0: É o fim da plataforma universal do Windows? 2 minutos lidos

PWA Builder 2.0



Depois de perder seu mercado no setor móvel, a Microsoft está se esforçando para integrar sua experiência principal do Windows 10 com aplicativos híbridos. Resumindo, a Microsoft deseja que a Microsoft Store seja tão saudável quanto a Google PlayStore ou a Apple App Store. Sabemos que a Microsoft integrou com êxito o Windows 10 e o navegador Microsoft Edge com a nova interface de desenvolvimento de software chamada PWA.

O PWA é o primeiro passo por trás da meta da Microsft de tornar a experiência do Windows 10 e Edge mais próxima do que os consumidores desejam. Sem entrar na complexidade, deixe-me explicar o que é PWA. Ao contrário dos aplicativos tradicionais, os aplicativos da web progressivos feitos sob o PWA são um híbrido de páginas da web e aplicativos móveis. O novo aplicativo tenta combinar os recursos oferecidos pelos navegadores com a experiência móvel.



O Google tem sido o campeão dos PWAs desde seu lançamento. O PWA é o principal motivo pelo qual há uma integração perfeita entre os aplicativos da web do Google e as respectivas ofertas no departamento móvel. A Microsoft queria seguir o mesmo caminho, é por isso que eles estavam oferecendo aos desenvolvedores uma maneira de transformar suas páginas da Web / aplicativos em aplicativos da Microsoft Store usando a ponte “Westminster”. Infelizmente, a ponte da Microsoft não foi bem recebida pelos desenvolvedores. Portanto, a Microsoft uniu forças com o Google e outros apoiadores do PWA para obter suporte para o PWA no Windows 10.



Com base nisso, a Microsoft anunciou que tem controle técnico completo sobre o PWA agora e o Windows 10, juntamente com o navegador de ponta, agora o suporta totalmente. A Microsoft está deixando seus desenvolvedores confortáveis ​​com a referida interface de desenvolvimento de software. Os desenvolvedores também têm a opção de enviar seus trabalhos para a Loja usando apenas o PWA. Eles também podem gerar um AppX com um PWA, usando a ferramenta PWA builder da Microsoft. Ao enviá-lo manualmente, os desenvolvedores terão a opção de distribuir seus aplicativos na loja da Microsoft para fins comerciais.



Podemos ver que a Microsoft está empurrando o uso do PWA para preencher a lacuna em sua Loja. De acordo com ZDNet , eles já implementaram o PWA builder 2.0 para facilitar o processo para os desenvolvedores. Ele oferece recursos semelhantes aos da versão anterior, com a adição de uma plataforma de desktop Mac orientada por Webkit e integração com Webkit. Os desenvolvedores agora podem ver suas pontuações PWA e adicionar recursos de plataforma cruzada, como autenticação e integração de sistema.

Nós sabemos o que a Microsoft está tentando fazer com seu novo construtor. Eles querem mais e mais aplicativos em sua Loja o mais rápido possível. Deve-se observar que tradicionalmente a Microsoft usava UWP (Plataforma Universal do Windows) para o desenvolvimento de aplicativos da Windows Store. Muitos especialistas estão levantando questões sobre o “impulso” no desenvolvimento do PWA. Eles acreditam que o suporte estendido do PWA significará a morte ou pelo menos minimização do UWP, enquanto a Microsoft continua a insistir que não está planejando abandonar seu sistema UWP.

Se a Microsoft conseguir atingir seu objetivo usando as ferramentas PWA, abandonar o UWP parece inevitável em um futuro próximo. Só o tempo dirá como a Microsoft enfrentará tal situação. Você pode usar o novo construtor seguindo o link aqui .



Tag janelas