ACPI e atualizações de gerenciamento de energia mescladas no Linux 4.19

Linux Kernel Organization, Inc.

As atualizações de ACPI e gerenciamento de energia nunca param de funcionar, e hoje Rafael Wysocki da Intel apresentou algumas atualizações dignas de nota para o kernel do Linux 4.19, que foram fundidas posteriormente por Linus Torvalds.

Para começar, isso adiciona uma nova estrutura para injeção de tempo ocioso da CPU, que será usada por todos os códigos de injeção ociosa no kernel no futuro. Ele também corrige alguns problemas e adiciona algumas extensões bem pequenas em alguns lugares.

Algumas das mudanças mais específicas da lista de discussão:

• Adicionar uma nova estrutura para injeção de tempo ocioso da CPU (Daniel Lezcano).
  • Adicione suporte AVS ao driver cpufreq armada-37xx (Gregory CLEMENT).
  • Adicione suporte para relatórios de frequência de CPU atuais para o driver ACPI CPPC cpufreq (George Cherian).
  • Refaça o registro do dispositivo de resfriamento no driver imx6q / térmico (Bastian Stender).
  • Faça com que o driver pcc-cpufreq se recuse a trabalhar com governadores de escalonamento dinâmico em sistemas com muitas CPUs para evitar problemas de escalabilidade com ele (Rafael Wysocki).
  • Corrija o driver intel_pstate para relatar diferentes frequências máximas de CPU em sistemas onde elas realmente são diferentes e para ignorar a proporção turbo ativa se estados P de gerenciamento de hardware (HWP) estiverem em uso; faça-o usar o auxiliar match_string () (Xie Yisheng, Srinivas Pandruvada).
  • Corrigir um pequeno problema de teste adiado no driver qcom-kryo cpufreq (Niklas Cassel).
  • Adicione um ponto de rastreamento para o rastreamento de alterações de limites de frequência (de Andriod) para o núcleo cpufreq (Ruchi Kandoi).
  • Corrija uma dependência de bloqueio circular entre o hotplug da CPU e o bloqueio sysfs no núcleo cpufreq relatado por lockdep (Waiman Long).
  • Evite relatórios de erros excessivos sobre falhas de registro do driver no driver cpuidle do ARM (Sudeep Holla).
  • Adicione um novo sinalizador de links de dispositivo ao núcleo do driver para fazer os links desaparecerem automaticamente na remoção do driver do fornecedor (Vivek Gautam).
  • Elimine a condição de corrida potencial entre as transições de gerenciamento de energia em todo o sistema e o desligamento do sistema (Pingfan Liu).
  • Adicione uma peculiaridade para economizar memória NVS na suspensão do sistema para o laptop ASUS 1025C (Willy Tarreau).
  • Faça mais sistemas usarem suspensão para inatividade (ao invés de ACPI S3) por padrão (Tristian Celestin).
  • Livre-se do uso de pilha de VLA no código de hibernação de baixo nível em x86 de 64 bits (Kees Cook).
  • Corrija o tratamento de erros no núcleo de hibernação e marque um switch de falha esperado nele (Chengguang Xu, Gustavo Silva).
  • Estenda a estrutura de domínios de energia genéricos (genpd) para suportar a anexação de um dispositivo a um domínio de energia por nome (Ulf Hansson).
  • Corrija a contagem de referência do dispositivo e a inicialização dos limites do usuário no núcleo devfreq (Arvind Yadav, Matthias Kaehlcke).
  • Corrija alguns problemas no driver rk3399_dmc devfreq e melhore sua documentação (Enric Balletboi Serra, Lin Huang, Nick Milner).
  • Elimine uma mensagem de erro redundante do driver exynos-ppmu devfreq (Markus Elfring).