Como fazer um fluxograma no Microsoft Word

fazendo um fluxograma no MS Word

Os fluxogramas são usados ​​para mostrar uma relação entre o conteúdo ou para mostrar uma determinada direção. Um fluxograma pode ser alterado em qualquer direção que você quiser, se você mesmo o fizer do zero. A forma alternativa no Word de criar um fluxograma com um formato já existente é adicionar ‘SmartArt’, que é uma guia em ‘Inserir’. Selecione um modelo de sua escolha e faça um fluxograma.

Ou você pode simplesmente projetar seu próprio fluxograma, de acordo com suas necessidades e fazer as alterações de acordo. Aqui está como você pode fazer um fluxograma no MS Word do zero.

1. Abra seu arquivo do MS Word, vá para a guia Inserir e clique no ícone Formas.

Começando do começo

2. Clicar no ícone de formas irá mostrar todas as formas que você pode adicionar para qualquer trabalho no MS Word. Bem no final desta janela, você encontrará a opção para ‘Nova tela de desenho’. Clique nele para criar uma tela em seu arquivo do Word.

Desenhe uma tela para o seu desenho

A opção de ‘desenhar tela’ no Word

O objetivo de uma tela de desenho é ajustar todo o seu conteúdo dentro de um limite. Isso o ajudará a ajustar seu fluxograma de uma maneira mais simétrica.

Sua tela aparecerá assim. Você pode alterar o tamanho da tela levando o cursor para o final da tela e quando o cursor em forma de seta aparecer, clique no canto e expanda.

3. Depois de criar a tela de desenho, você precisa adicionar as linhas de grade. As linhas de grade irão ajudá-lo a colocar todas as formas em alinhamento e na posição certa. Para isso, você precisa clicar em Exibir. Lá, você encontrará uma opção para ‘Linhas de grade’ com uma caixa desmarcada ao lado dela.

Adicionando a linha de grade

No minuto em que você selecionar essa caixa, as grades aparecerão em todo o seu arquivo do Word.

As grades se espalharão por sua página

A segunda maneira de obter linhas de grade para um arquivo de texto é clicar na tela e clicar na próxima guia de formato que aparece na barra de ferramentas superior.

Método 2 para adicionar grades

Em Formato, você localizará a opção Alinhar, que é o que você precisa clicar em seguida. Clique em ‘Exibir linhas de grade’ para tornar as linhas de grade visíveis na tela. Você pode editar as linhas de grade clicando em ‘Configurações da grade ...’ que está logo abaixo de ‘Exibir linhas de grade’.

edite a grade usando as configurações de grade

E as grades reaparecem

4. A próxima etapa é adicionar formas ao seu fluxograma. Você pode clicar em ‘formas’, que usamos para fazer uma tela de desenho. Mas em vez de desenhar uma tela, você desenhará formas aqui. Ou, quando você simplesmente clica na tela uma vez e encontra a guia de formato que aparece bem no topo, no lado esquerdo, haverá uma caixa para formas. Selecione uma forma e desenhe-a na tela. Coloque-o onde quiser.

Adicione formas. Use diferentes formas para diferentes níveis de informação.

5. Para adicionar texto a essas formas, clique com o botão direito na forma. Serão mostradas as seguintes opções, das quais você precisa clicar em ‘Adicionar texto’.

Para cada forma que precisa ter texto. Você precisa seguir a mesma etapa de adição de texto. Clicando com o botão direito na forma e escolhendo a opção de Adicionar Texto.

Você pode editar o texto lado a lado. É melhor editar o texto ao adicioná-lo, pois isso o ajudará a economizar tempo.

6. Outro aspecto importante de um fluxograma é a seta que direciona o diálogo em cada caixa de texto. As setas podem ser adicionadas selecionando a forma de 'SETA' e desenhando-a entre as formas. Você pode adicionar peso à seta, alterar a cor e até adicionar curvas à seta.

adicione setas para conectar as caixas de texto. As setas adicionam uma direção ao seu fluxograma. Portanto, use-os com sabedoria.

Depois de desenhar a seta, você pode alterar o tipo da forma da seta clicando com o botão direito sobre ela e clicando em ‘Tipos de conector’. Dos três, você pode escolher qualquer um para criar as seguintes setas.

Conector reto, conector de cotovelo, conector curvo. Escolha aquele que você acha que ficará bem com suas formas

Moldar as setas faz seu trabalho parecer bom.

Use o diamante amarelo (conector) na seta para trazer uma curva ou ajustar a curva.

você pode ver como está puxando o conector e como a seta mudará

Conector de cotovelo

Finalizando as setas

É assim que tudo vai ficar depois que as setas forem editadas e as formas forem colocadas. Se desejar, você também pode alterar a borda de sua tela exatamente como fiz através da opção de contorno de forma em formato. O truque para editar uma forma é selecionar ou clicar nessa forma uma vez. Isso fará com que a guia de formato apareça, onde você verá todas as opções de edição.

Seu fluxograma