O que é Taskostex.exe e devo removê-lo?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Vários usuários têm nos contactado com perguntas depois de descobrir que taskhostex.exe está consumindo muitos recursos do sistema ou tem um comportamento inconsistente. Outros usuários estão vendo um erro de inicialização associado a este executável, então eles estão se perguntando se é um componente legítimo do Windows ou um risco potencial de segurança. O executável taskhostex.exe pode ser encontrado no Windows 10, Windows 8.1 e Windows 10.



Exemplo de taskhostex.exe dentro do Gerenciador de Tarefas



O que é taskhostex.exe?

O arquivo taskhostex.exe legítimo é um componente genuíno de todas as versões recentes do Windows (Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10. O nome TaskHostEx apoia Task Host Explorer. Por padrão, este arquivo está oculto na visualização padrão.



Essencialmente, TaskHostEx atua como um host para processos executados a partir de DDLs em vez de Exes. A cada inicialização do sistema, este processo continuará verificando toda a seção de Serviços do registro. Depois de fazer isso, ele construirá uma lista de serviços baseados em DLL que precisam ser carregados e, em seguida, puxará as strings apropriadas para carregá-los.

O único propósito deste executável é habilitar o componente Task Host Explore do Process Explorer - esta operação não deve consumir um grande número de recursos do sistema em circunstâncias normais.

O taskhostex.exe é seguro?

Conforme esclarecemos na seção acima, o executável legítimo não representa nenhum risco de segurança para o seu PC. Se você encontrar um erro apontando para ele, não deve presumir automaticamente que está lidando com uma ameaça à segurança.



No entanto, você não deve negligenciar a possibilidade de lidar com uma infecção por malware. Com isso em mente, você deve iniciar esta investigação certificando-se de que está lidando com o executável legítimo.

Nas etapas abaixo, tomaremos as medidas adequadas para garantir que você não esteja lidando com um imitador de vírus que se faça passar por taskhostex.exe legítimo para evitar ser detectado por verificadores de segurança.

Como o local padrão desse executável está dentro de uma pasta protegida, alguns malwares irão alvejá-lo deliberadamente para evitar a detecção. Para ter certeza de que você não está lidando com uma violação de segurança, siga as instruções abaixo para garantir que o taskhostex.exe arquivo é legítimo:

  1. Abra o seu gerenciador de tarefas pressionando Ctrl + Shift + Esc .
  2. Uma vez dentro do Gerenciador de Tarefas, selecione o Processos guia, role a lista de processos para baixo e localize taskhostex.exe. Depois de ver, clique com o botão direito sobre ele e escolha Abrir local do Ficheiro no menu de contexto recém-exibido.

    Abra a localização do arquivo taskhostex.exe

  3. Se a localização revelada for diferente de C: Windows System32 , é provável que você esteja lidando com uma violação de segurança.

Nota : Se a investigação revelou que o arquivo está localizado no local correto, pule as próximas seções e vá diretamente para ‘Como resolver erros de taskhostex.exe’ para estratégias de reparo para eliminar erros de inicialização associados a este executável.

Se a investigação acima revelou um local suspeito como C: User XX AppData / Roaming (ou em qualquer lugar diferente da pasta System32, você deve considerá-lo como um malware potencial. Nesse caso, uma verificação cruzada em vários bancos de dados de vírus é recomendada.

A solução mais rápida e confiável que o ajudará a fazer isso é o VirusTotal. Basta visitar este link ( aqui ) e carregue o taskhostex.exe arquivo que você descobriu anteriormente. Assim que você carregar o arquivo, o utilitário analisará o arquivo em vários bancos de dados de vírus para determinar se ele representa um risco à segurança ou não.

Nenhuma ameaça detectada com o VirusTotal

Se a análise revelar alguns riscos de segurança, vá para a próxima seção abaixo para estratégias de reparo para resolver a violação de segurança.

Lidando com a ameaça à segurança

Se a investigação acima revelou que o taskhostex.exe não está localizado em um local original, é altamente recomendável que você use um pacote de segurança capaz de identificar e lidar com a infecção por malware.

Existem vários scanners de segurança diferentes capazes de identificar e exterminar malware com recursos de camuflagem, mas o Malwarebytes é a melhor solução gratuita que existe. Uma varredura profunda usando este utilitário deve permitir que você remova rapidamente o vírus junto com quaisquer outros arquivos associados.

Para implantar uma varredura profunda do Malwarebytes, basta seguir o guia ( aqui ) para obter instruções passo a passo sobre como fazer isso.

Digitalize a tela concluída no Malwarebytes

Se a varredura tiver identificado e removido a infecção com êxito, reinicie o computador e veja se o erro de inicialização associado ao arquivo taskhostex.exe é resolvido na próxima inicialização.

Caso a verificação não revele nenhum risco de segurança, vá para a próxima seção, onde discutimos estratégias capazes de resolver taskhostex.exe erros de inicialização.

Devo remover taskhostex.exe?

Não! Desativar ou remover o processo do sistema original é extremamente prejudicial para o seu PC porque muitos serviços precisam dele para funcionar. Há uma grande chance de que, ao desabilitar este executável, você impeça a execução de dezenas de serviços relacionados ao Windows.

Portanto, se você estiver encontrando erros de inicialização ou alto uso de recursos associados a TaskHostEx, a abordagem ideal é repará-lo, em vez de removê-lo.

Siga as instruções abaixo para corrigir os erros de inicialização associados a TaskHostEx.exe.

Como resolver erros de taskhostex.exe

Se as instruções acima permitiram que você eliminasse a possibilidade de uma infecção por vírus, vamos cuidar de todos os problemas associados TaskHostEx.

Esteja você lidando com um erro de inicialização ou tendo alto uso de recursos relacionados a este aplicativo, as instruções abaixo devem permitir que você os corrija.

Vários usuários afetados relataram que conseguiram resolver o problema depois de usar dois utilitários capazes de resolver a corrupção de arquivos do sistema (SFC e DISM).

SFC (verificador de arquivos do sistema) usa um arquivo armazenado em cache local para substituir arquivos corrompidos, enquanto DISM (Manutenção e gerenciamento de imagens de implantação) depende do componente Windows Update para substituir os arquivos corrompidos por um íntegro.

Nossa recomendação é executar os dois utilitários para corrigir os erros lógicos e a corrupção de arquivos do sistema que podem estar causando esse comportamento. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Abra uma caixa de diálogo Executar pressionando Tecla Windows + R . Em seguida, digite ‘cmd” e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um Prompt de Comando elevado. Depois de ver o UAC (controle de conta de usuário) , clique sim para conceder privilégios administrativos.

    Executando Prompt de Comando

  2. No prompt de comando recém-aberto, digite o seguinte comando e pressione Enter para iniciar uma verificação do Verificador do sistema:
    sfc / scannow

    Nota: Não feche a janela CMD após iniciar a digitalização! Isso pode criar outros erros lógicos que produzirão outros erros de inicialização.

  3. Assim que a verificação for concluída, reinicie o computador. Na próxima inicialização, siga a etapa 1 novamente para abrir outro CMD elevado. Neste novo, digite os seguintes comandos em ordem e pressione Entrar após cada um para iniciar uma varredura DISM:
    Dism.exe / online / cleanup-image / scanhealth Dism.exe / online / cleanup-image / restorehealth

    Nota: Certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja estável antes de iniciar este procedimento. O primeiro comando examinará os arquivos do sistema em busca de inconsistências, enquanto o outro os reparará.

  4. Assim que o processo for concluído, reinicie o computador e veja se o problema está relacionado ao TaskHostEx é resolvido na próxima inicialização do sistema.
5 minutos lidos