A distribuição protegida do CopperheadOS experimenta problemas potenciais em caso de mudanças de pessoal

Linux-Unix / A distribuição protegida do CopperheadOS experimenta problemas potenciais em caso de mudanças de pessoal 1 minuto lido

Segurança Copperhead



Você poderia dizer que o CopperheadOS está para o software de sistema móvel do tipo Unix baseado em Android assim como o SEL e o Tails estão para as distribuições Linux de desktop. Embora o CopperheadOS tenha oferecido uma versão do kernel com segurança reforçada, juntamente com um sistema de sandbox eficiente que ajuda a prevenir o acesso não autorizado, parece que o futuro do sistema operacional pode muito bem estar em questão.

Aparentemente, o CEO da empresa por trás do sistema operacional teve um desentendimento infeliz com o desenvolvedor principal. Daniel Micay, que trabalhou no código para a distribuição segura, afirma ter sido demitido pelo CEO James Donaldson.



A maioria dos detalhes são difíceis de discernir neste ponto, embora Micay afirme que queria eventualmente se afastar completamente da segurança do Linux. Suas idéias tinham algo a ver com o emparelhamento de software personalizado com um kernel personalizado criado para rodar em tipos específicos de hardware, a fim de evitar a necessidade de oferecer uma ROM para usuários de telefones desbloqueados que pudessem modificar seus bootloaders.



Essas idéias podem ter sido consideradas bastante surpreendentes devido ao fato de que poucos dispositivos orientados para o consumidor usam algo diferente dos kernels Linux ou NT. No entanto, há um certo mercado para dispositivos que podem transmitir mensagens de e-mail seguras, então teria sido interessante ver em que tipo de infraestrutura estava sendo trabalhada.



Embora ainda haja alguma esperança na comunidade de código aberto de que todos os envolvidos com o projeto possam chegar a um acordo, o código do espaço do usuário para o CopperheadOS ainda parece ter sido emitido sob uma licença não comercial. Isso ajudou a alimentar esperanças de que outros desenvolvedores também possam ajudar a continuar a fornecer atualizações para aqueles que executam uma versão segura do kernel Linux em dispositivos móveis.

O sistema operacional atual continua a oferecer suporte a uma série de dispositivos móveis, incluindo várias versões do Pixel do Google. No entanto, não está claro por quanto tempo os pacotes de atualização over-the-air e sideload continuarão disponíveis, considerando o que a distribuição está passando. Parece que os pacotes APK e F-Droid ainda são suportados no momento, o que é uma boa notícia para aqueles que continuam a precisar de um ambiente móvel seguro e privado.

Tag Segurança Linux