Como corrigir a falta de som no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Às vezes parece que você só consegue fazer o som no Linux funcionar, não importa o que você tente. Você deve primeiro verificar o volume para ter certeza de que seus alto-falantes ou fones de ouvido estão funcionando. Tente verificar o controle de volume na bandeja do sistema e, em seguida, verifique os controles de volume em seu laptop ou tablet. Às vezes, você pode ter definido o volume muito baixo ou, possivelmente, silenciá-lo por acidente. Se ainda não conseguir fazê-lo funcionar, reinicie.



Na grande maioria dos casos, isso deve fazer as coisas andarem. Você encontrará estes passos simples restaurados facilmente. Se você ainda não tem som no Linux, então você pode ler algumas outras correções que devem funcionar quando nada mais funcionará. Embora possa parecer que este é um problema bastante intransponível, você pode descobrir que nenhum som no Linux não é difícil de lidar quando você usa algumas dessas dicas simples para fazer as coisas andarem novamente.



Método 1: usando o controle de volume do PulseAudio

Os usuários do LXDE, KDE, GNOME e Cinnamon podem clicar ou tocar no menu Aplicativos e selecionar Controle de Volume do PulseAudio. Você também pode encontrá-lo na guia Som ou Multimídia, dependendo da sua distribuição Linux específica. Os usuários do Ubuntu Unity podem querer procurar o controle de volume do PulseAudio no Dash. Se você não conseguir encontrar, pressione Super + R e digite pavucontrol para trazê-lo à tona. Se você já está em uma linha de comando, pode iniciá-la executando-a, como se fosse qualquer outro comando que você executasse.



Selecione a guia Reprodução e ajuste as barras de volume de acordo. Você pode descobrir que precisa reativá-los. Se você apenas vê os sons do sistema como uma opção, provavelmente não tem nada em execução no momento. Execute um programa que gere som para que você possa ver se está mudo. Você pode então ir ao menu Output Devices e aumentar o volume.



Você provavelmente vai querer fazer isso incrementalmente para evitar aumentar muito alto. Fora isso, você deve ser capaz de ouvir coisas sem ter brincado com mais nada. Não é uma solução ruim, considerando que é o resultado de apenas um único comando! Embora muitas pessoas tenham tido problemas com o PulseAudio no passado, esta é uma maneira extremamente fácil de não consertar nenhum som no Linux. Se quiser, você pode aumentar o volume além de 100%, embora não queira tentar até tentar ouvir em um volume mais baixo. Depois de resolver todos os problemas de som, você pode descobrir que esse é um truque extremamente útil. Às vezes, você pode estar reproduzindo um vídeo ou algo com áudio extremamente baixo, e a aplicação cuidadosa do Controle de Volume do PulseAudio em níveis aumentados pode trazê-lo para onde realmente possa ser ouvido novamente.

Método 2: Verificar o áudio do navegador

O Mozilla Firefox e o Google Chrome oferecem a opção de silenciar guias de áudio individualmente, e é possível que uma delas esteja silenciada. Se você não conseguir ouvir um vídeo ou algum tipo de jogo de navegador, olhe para a guia perto do topo da janela. Você provavelmente notará uma representação gráfica de um alto-falante.

Se houver uma linha atravessando-a, a guia está simplesmente sem som. Clique no próprio alto-falante e você poderá ouvir o áudio novamente como normal. Esta é uma solução especialmente útil para os momentos em que você pode ouvir tudo, exceto YouTube ou Netflix. Uma vez que depende do navegador em vez do ambiente de área de trabalho, essa correção funcionará exatamente da mesma, independentemente de você estar usando Xfce4, LXDE, GNOME, KDE ou algo totalmente diferente. Como você pode ou não ter um atalho de teclado que pode silenciar essas guias individualmente, pode ser possível fazê-lo acidentalmente.

Método 3: limpar o cache de áudio para corrigir nenhum som no Linux

Se nenhum dos métodos básicos funcionou, pode ser necessário limpar o cache do PulseAudio. Às vezes, pode exigir um pouco de atualização para continuar funcionando. Mantenha pressionado Ctrl + Alt + T para abrir um terminal. Você só trabalhará com dispositivos e arquivos aos quais um usuário normal tem acesso, portanto, não precisará do comando sudo ou de uma senha de administrador ao trabalhar com nada disso.

Tipo aplay -l e pressione a tecla Enter para ver uma lista de dispositivos de áudio. A menos que você tenha algum tipo de sistema de som estéreo especial conectado ou esteja trabalhando em um PC para jogos de última geração com várias saídas, verá apenas uma única placa. Apenas certifique-se de que o cartão está lá antes de continuar. Se você não vir nenhum equipamento listado, é totalmente possível que você não tenha nenhum sistema de som conectado ao seu computador. Você pode desligar e verificar se há conexões soltas.

Supondo que você encontrou algo, entretanto, você pode atualizar o cache do PulseAudio. Lembre-se de que você excluirá arquivos semi-temporários, portanto, você deve esgotar as outras possibilidades antes de tentar isso. Você pode então digitar rm -r ~ / .config / pulse / * Seguido por rm -r ~ / .pulse * para remover qualquer um dos arquivos temporários do PulseAudio. Se o comando aplay acima funcionou, mas você ainda não tem áudio depois de ter feito isso, você vai querer reiniciar o sistema para reiniciar tudo. Você quase certamente terá corrigido os problemas de ausência de som no Linux com os quais estava lidando depois disso.

Se você estiver usando um recurso de hibernação para acelerar o processo de reinicialização, você realmente desejará selecionar uma reinicialização autêntica. Dependendo do ambiente da sua área de trabalho, pode ser necessário clicar no menu Aplicativos e selecionar Logout. Você também pode ter uma tecla de gerenciamento de energia ou pressionar Alt + F4 em uma área de trabalho aberta. Assim que tiver um menu de desligamento, você desejará selecionar a opção de reinicialização genuína para fazer uma reinicialização a quente real do sistema operacional. Você estará de volta aos negócios quando se trata de som.

4 minutos lidos