Hardware / Mystery Next-Gen ZEN 3 AMD Ryzen 5000 APU confirmada para computação de mobilidade com design híbrido de CPU-GPU? 2 minutos lidos

AMD Flagship

A AMD Ryzen 4000 Series de APUs para laptops com Vega Graphics, codinome ‘Renoir’, será sucedida pela AMD Ryzen 5000 Series, codinome ‘Cezanne’. Embora essas soluções de CPU de mobilidade de próxima geração certamente sejam baseadas no Arquitetura ZEN 3 , houve alguma confusão sobre o design e layout reais da CPU, juntamente com o uso do chip GPU integrado.

Um novo mistério da APU AMD Ryzen série 5000 surgiu online. O mistério AMD Cezanne APU, que é claramente uma amostra inicial de engenharia, confirma que a empresa está testando e refinando ativamente a próxima geração de APUs potentes e eficientes em termos de energia. Esses processadores baseados em ZEN 3 incluirão um iGPU e serão projetados para laptops, notebooks, ultrabooks e outros dispositivos de computação portáteis multiformatos.

Mistério AMD Cezanne ZEN 3 APU melhora em relação ao AMD Renoir Ryzen 4000 Series baseado em ZEN 2?

A série AMD Ryzen 4000 de APUs é baseada na arquitetura ZEN 2. Esses processadores capazes com GPU integrada (iGPU) permitiram AMD deve crescer como um jogador significativo no segmento de processadores de laptop que foi até então dominado pela Intel. Essas CPUs baseadas em ZEN 2 com soluções Vega Graphics onboard são agora uma das plataformas de computação móvel preferidas. Na verdade, a APU AMD Ryzen 4000 Series de ponta apresenta uma configuração de 8 Core 16 Thread.

A AMD recentemente graduou as APUs de Mobilidade da Série Ryzen 4000 em CPUs de classe de desktop da série Ryzen 4000G. Essas CPUs ainda não estão facilmente disponíveis, mas foram bem recebidas. Agora, o AMD Ryzen 5000 Series é esperado mais cedo ou mais tarde.

As APUs AMD Ryzen Série 4000, com o codinome ‘Renoir’, serão sucedidas pelas APUs AMD Ryzen Série 5000, com o codinome ‘Cezanne’. Eles apresentarão a próxima geração da Arquitetura ZEN 3. No entanto, a AMD não está indo com uma iteração igualmente nova para a solução gráfica onboard. Simplificando, acredita-se que a AMD optou por um pequeno incremento da solução iGPU da Vega Graphics.

Um mistério que a AMD Cezanne APU avistou SiSoftware’s o site estava funcionando em uma plataforma chamada “Celadon-CZN Renoir”. As informações sugerem fortemente que o Renoir, bem como a próxima série Cézanne, compartilham o mesmo design físico.

O benchmark gráfico detectou que o mistério AMD Ryzen 5000 Cezanne APU apresentava 8 unidades de computação, o que se traduz em um total de 512 processadores de fluxo. O iGPU estava funcionando a 1850 MHz. Embora não seja um aumento significativo, a nova iteração do Vega iGPU parece estar executando 100 MHz acima do Ryzen 9 4900H Vega Clock Speed ​​de 1750 MHz. Curiosamente, o atual carro-chefe Renoir APU também tinha 8 CUs.

A série AMD Ryzen 5000 incluirá notebooks e processadores para desktop baseados na arquitetura ZEN 3?

Desnecessário acrescentar que o benchmark SiSoftware detectou que o APU estava rodando em um laptop, o que confirma que a AMD está testando uma solução de computação móvel. No entanto, é importante notar que a plataforma AMD Ryzen 5000 Cezanne deve estrear em plataformas móveis (soquete Cezanne FP6) e desktop (soquete Cezanne AM4). A compatibilidade do soquete FP6 na APU de próxima geração significa que os fabricantes de notebooks podem facilmente mudar a produção para este lançamento e acomodar rapidamente essas novas APUs com o mínimo ou nenhuma modificação.

Recentemente, relatamos que a AMD provavelmente poderia lançar o CPUs Vermeer para desktop Como AMD Ryzen 5000 Series em vez de AMD Ryzen 4000 Series . Isso simplificaria significativamente o esquema de nomes e marcas para clientes que desejam deixar de usar as CPUs Intel. Além disso, isso significaria que tanto a AMD Mobile quanto Ryzen 5000 Series para desktop iria estrear com a arquitetura central ZEN 3.

Tag amd