O ZEN 3 da próxima geração da AMD terá desempenho 20% maior do que o ZEN 2 da geração atual, com produção marcada para começar em setembro

Hardware / O ZEN 3 da próxima geração da AMD terá desempenho 20% maior do que o ZEN 2 da geração atual, com produção marcada para começar em setembro 2 minutos lidos

AMD Ryzen



A arquitetura de núcleo ZEN 3 de próxima geração da AMD está supostamente apresentando um ‘Integer Performance’ pelo menos 20% maior em relação à arquitetura ZEN 2 de geração atual. Apesar de os processadores baseados em ZEN 2 venderem bem, a AMD está configurada para produzir CPUs baseadas em ZEN 3 comercialmente em massa nos próximos dois meses. Simplificando, a AMD parece permanecer comprometida com o cronograma de preparação de peças baseadas em ZEN 3 e vendê-las antes que o ano se esgote.

Os desktops Ryzen, EPYC e Threadripper 3000 Series de 7nm ZEN 2 da AMD, bem como as CPUs Mobility Series 4000, apresentam um desempenho muito bom. Mas a AMD já está profundamente no desenvolvimento da arquitetura central de próxima geração, o ZEN 3. Embora baseada no mesmo nó de fabricação de 7nm, a arquitetura ZEN 3 foi relatada melhor em quase todos os aspectos. Um novo relatório agora afirma que os SKUs ZEN 3 terão desempenho inteiro 20% maior em comparação com os CPUs ZEN 2.



CPUs baseadas em AMD ZEN 3 já em estágios avançados de desenvolvimento comercial:

A próxima arquitetura central do ZEN 3 teve três revelações importantes nos últimos dias: o tamanho do cache L3 permaneceria inalterado do ZEN 2, os ganhos gerais de IPC sobre o ZEN 2 seriam entre 10 e 15 por cento e AMD EPYC Milan's B0 stepping chegaria em setembro.



De acordo com novos relatórios, a arquitetura ZEN 3 Core permitirá o próximo CPUs de classe de desktop Ryzen 4000 Series para ser pelo menos 20 por cento mais rápido do que o Ryzen 3000 Series de geração atual em desempenho inteiro. Embora o aumento não pareça muito, este parâmetro de desempenho raramente é discutido, já que é muito difícil conseguir aumentos significativos. Na maioria das vezes, é o valor de ponto flutuante (FPV) que é apresentado e anunciado pela CPU, bem como pelos fabricantes de dispositivos de computação especiais.



[Crédito da imagem: AdoredTV]

Alguns relatórios afirmam que as peças ZEN 3 da AMD teriam um FPV 50 por cento melhorado. No entanto, o número parece um pouco grande para ser plausível. No entanto, o novo AMD Ryzen 4000 Series Desktop-grade 7nm baseado em ZEN 3 de 7 nm, bem como CPUs Threadripper e EPYC devem ser capazes de superar até o Xeon da Intel por uma margem muito maior do que atualmente visível. No geral, as próximas CPUs Milan EPYC são supostamente mais de 20 por cento mais rápido em cargas de trabalho de inteiro de thread único em comparação com Roma, 20 por cento mais rápido em cargas de trabalho de inteiro de 32 núcleos e entre 10 e 15 por cento mais rápido em todas as cargas de trabalho de núcleo (ou seja, 64 núcleos).

A AMD dominará a Intel nos segmentos de desktops, servidores e jogos com CPUs baseadas em ZEN 3?

Na frente do desktop, o AMD ‘Vermeer’ Ryzen 4000 deve ser cerca de 20 por cento mais rápido do que o Ryzen 3000 ou ZEN 2. baseado no Matisse Refresh. Curiosamente, pode ser o ZEN 3 que finalmente permite que as CPUs da AMD se tornem dominantes até mesmo no setor de jogos. A escolha da AMD de ir com o CCX unificado e o cache L3 aprimorado deve reduzir significativamente a latência geral ao usar mais de 4 núcleos. Isso sugere fortemente que a AMD poderia ultrapassar a Intel na arena de jogos. O maior gargalo do ZEN 2 era a latência bastante restrita, e a AMD supostamente resolveu o mesmo com o ZEN 3.



[Crédito da imagem: AdoredTV]

No lado do servidor , A AMD ‘Milan’ EPYC poderia vencer o Ice Lake da Intel da mesma forma que o EPYC ‘Rome’ venceu a Intel Skylake e o Cascade Lake. De fato, Série Threadripper PRO de CPUs OEM da AMD agora são idênticos às CPUs AMD EPYC Server por suportando até 128 pistas PCIe 4.0 e oito pistas de até 2 TB de memória .

Tag amd