A Microsoft reduz a proteção contra adulteração e outros recursos de segurança do Windows 10 Enterprise para as edições Home do Win10

Windows 10

O Microsoft Windows Defender, o antivírus padrão e gratuito integrado e a proteção contra malware para o sistema operacional Windows 10, está obtendo alguns novos recursos de segurança que antes eram limitados às edições Enterprise ou Business do sistema operacional. A proteção contra adulteração, o envio automático de amostra, o acesso controlado à pasta e outros recursos de proteção e segurança podem melhorar significativamente a proteção padrão do sistema operacional Windows 10, simplesmente evitando a manipulação de configurações não autorizadas. Aliás, essas configurações são bastante comuns em soluções de software antivírus e malware gratuitas e pagas mais populares para Windows 10 .

A Microsoft confirmou que o recurso de proteção contra adulteração do Windows 10 agora está disponível para todos os usuários. A empresa revelou o novo recurso de segurança para sua própria solução Windows Defender Antivirus em dezembro de 2018. A solução antivírus embutida tem evoluído significativamente devido a vários novos recursos que a Microsoft incorporou na mesma. Recentemente, a empresa até adicionou um recurso de aprendizado de IA baseado em nuvem que melhorou significativamente a capacidade da plataforma antivírus de reconhecer rapidamente o comportamento suspeito de aplicativos. De acordo com as afirmações da Microsoft, o Windows Defender é de longe o solução antivírus mais popular e usada ativamente no Windows 10 .

O Windows Defender para todas as versões do Windows 10 obtém proteção contra adulteração e outros recursos de segurança:

Como o nome sugere, a proteção contra adulteração protege certos recursos de segurança da plataforma antivírus de serem adulterados, alterados ou desativados. Isso pode ser considerado uma das primeiras barreiras que a proteção contra adulteração estabelece em torno dos recursos de segurança. Basicamente, ele bloqueia as manipulações de alterações de configuração feitas fora do aplicativo Configurações oficial. Isso pode ser considerado como a primeira linha de defesa e proteção como o maioria dos vírus, Cavalos de Tróia, RAT e outras ferramentas maliciosas que tentativa de assumir o controle do sistema , primeiro tente desativar a proteção antivírus.

Desativar a 'Proteção em tempo real' ou vários outros recursos de segurança do antivírus ou firewall instalado é de longe a melhor solução ou método para atacantes para implantar seu código malicioso . Além disso, desativar as próprias defesas da solução de segurança pode permitir invasores para criar uma falsa sensação de segurança indicando falsamente que o antivírus está funcionando de maneira confiável.

Anteriormente, a proteção contra adulteração estava disponível apenas para clientes empresariais, mas a Microsoft decidiu ativá-la por padrão em todos os sistemas Home Edition também. Os clientes corporativos podem configurar a proteção contra adulteração anteriormente por meio do Microsoft Intune, e o recurso ainda está disponível. Os usuários do Windows 10 Home podem encontrar a opção no aplicativo Segurança do Windows em seus dispositivos. Falando sobre o mesmo, Shweta Jha da equipe Microsoft Defender ATP disse no blog oficial da Microsoft ,

“Acreditamos que é fundamental para os clientes, tanto usuários domésticos quanto comerciais, ativar a proteção contra adulteração para garantir que as soluções essenciais de segurança não sejam contornadas. Continuaremos trabalhando neste recurso, incluindo a construção de suporte para versões mais antigas do Windows, ”

A propósito, a proteção contra adulteração agora está disponível e ativada por padrão para todos os usuários do Windows 10 Home. É altamente recomendável não desabilitar os recursos de segurança do Windows 10 OS. A Microsoft indicou que o recurso está sendo implementado nos sistemas gradualmente. Em outras palavras, vários usuários podem não ser capazes de ver o recurso imediatamente, mas logo obterão o mesmo.

O que a ativação da proteção contra adulteração faz para os usuários médios do Windows 10?

A proteção contra adulteração ajuda contra a manipulação da proteção em tempo real do sistema operacional, proteção fornecida pela nuvem, detecção de arquivos suspeitos da Internet, monitoramento de comportamento e atualizações de inteligência de segurança, entre outras coisas, de acordo com a Microsoft.

É importante observar que esse recurso de proteção contra adulteração não afeta a forma como os aplicativos antivírus de terceiros funcionam ou como eles se registram no Windows Security. Simplificando, a proteção contra adulteração se limita ao Windows 10 e seus componentes principais. Ele não interfere ou influencia o comportamento de outras soluções antivírus. A propósito, quase todos os produtos antivírus populares ou convencionais já possuem esse recurso há muito tempo e, geralmente, ele é ativado por padrão.

Tag windows 10