É ruim nunca ou raramente desligar o computador?

Você deve manter seu PC ligado para sempre?



Sempre que terminar de usar qualquer um dos seus gadgets, um bom hábito é desligá-lo para que não consuma mais energia. Da mesma forma, sempre somos aconselhados a desligar nossos sistemas de computador quando não estiverem em uso. Desligar o PC também é conhecido como desligá-lo. Sempre que você envia a solicitação de desligamento para o sistema operacional, ele interrompe todo o processo em execução no sistema do computador, drena o cache, faz o logout da sua conta e, finalmente, processa o sinal real de desligamento. Quando o seu PC está no estado Desligado, ele não usa mais eletricidade ou bateria.

Muitas pessoas frequentemente se perguntam se devem manter seus PCs ligados o tempo todo ou desligá-los quando não estiverem em uso. As pessoas têm várias opiniões e preferências diferentes em relação a esta questão. Alguns deles gostam de manter seus PCs prontos sempre que precisam, enquanto outros querem cuidar de suas máquinas, deixando-os descansar quando estão ociosos. Neste artigo, falaremos sobre os méritos e deméritos de nunca desligar o seu PC, as opções alternativas que você pode escolher ao invés de desligar o seu PC e, finalmente, daremos nossa opinião sobre qual é a melhor opção para você. Vamos ler este artigo juntos.



A opção de desligamento



Quais são os benefícios de nunca desligar o seu PC?

A maioria das pessoas na geração de hoje prefere manter seus PCs ligados, mesmo que estejam longe deles. Eles realmente querem se salvar da inconveniência de passar pelo processo de inicialização repetidamente. O ato de nunca desligar o seu PC oferece os seguintes benefícios:



  1. Seu sistema de computador está sempre pronto para uso. Você não precisa inicializá-lo o tempo todo para usá-lo; basta mover o mouse ou pressionar qualquer tecla do teclado para ativar a tela novamente.
  2. Você pode acessar o sistema do seu computador mesmo se estiver longe dele. Você pode simplesmente habilitar o acesso remoto ao seu sistema de computador para que possa mantê-lo ligado e usá-lo mesmo estando fisicamente longe dele.
  3. Existem certos processos que levam mais tempo para serem concluídos, como verificações de vírus, atualizações do sistema, etc. Você nunca vai querer que esses processos criem um obstáculo em suas atividades de rotina. É por isso que você prefere que esses processos ocorram à noite, quando você está dormindo e não está fazendo mais nada. Para fazer isso, você precisará manter o PC ligado à noite. Desta forma, você não só evitará o incômodo de realizar essas atividades durante o dia, mas também seu PC se manterá atualizado.
  4. Você pode economizar uma grande quantidade de energia que é usada para reiniciar o sistema.

Quais são as desvantagens de nunca desligar o seu PC?

A maioria das pessoas da velha escola geralmente prefere desligar seus PCs quando não os estão usando e há vários motivos para isso. Onde “manter sempre o PC ligado” oferece certas vantagens, por outro lado, também tem certas desvantagens, que são discutidas a seguir:

  1. Seu PC consome muita energia por estar sempre “ligado”.
  2. Seu hardware se desgastará rapidamente devido ao uso excessivo.
  3. Seu PC começará a gerar uma grande quantidade de calor com o passar do tempo, o que aumentará o desgaste.
  4. Sempre que seu sistema operacional acionar um evento, você ouvirá um ruído, mesmo que tenha silenciado os alto-falantes, pois é assim que funciona. Portanto, esse ruído irá perturbá-lo enquanto você estiver dormindo.
  5. Seu PC consumirá muitos recursos do sistema que poderiam ser facilmente liberados desligando-o.

Quais alternativas estão disponíveis para o desligamento?

Os sistemas de computador modernos são equipados com as seguintes alternativas para Desligamento:

  • Sleep- A opção sleep não desliga seu PC completamente, mas apenas salva o estado atual do seu sistema enquanto permanece ligado para que sempre que você sentir vontade de usar o seu sistema novamente, você pode simplesmente começar de onde você parou sem experimentar demora. Este estado é mais desejável quando você deseja deixar o seu PC apenas por um tempo, para que, sempre que voltar, não tenha que se preocupar em inicializar o sistema novamente. No entanto, o estado de suspensão consome um pouco menos energia do que o estado “ligado”.
  • Hibernação- Hibernação é um estado em que seu PC salva seu estado atual, mas sempre que você quiser ativá-lo novamente, será necessário reiniciá-lo. A vantagem que a opção Hibernate oferece é que você pode continuar trabalhando de onde parou mesmo depois de reiniciar o PC. O modo de hibernação realmente otimiza o uso de energia.

Qual é a melhor opção para o seu PC quando você não o está usando?

Depois de toda a discussão que fizemos neste artigo, chegamos à conclusão de que não existe uma opção boa ou ruim, porque essa decisão depende inteiramente do propósito e da duração para a qual você não está usando seu PC. Se não quiser usar o PC por uma semana, por exemplo, é recomendável desligá-lo depois de salvar manualmente todos os arquivos e processos necessários. Se quiser ficar longe do PC apenas por alguns minutos, digamos para fazer uma pausa para o almoço e depois voltar ao trabalho, então será melhor usar o modo Sleep. No entanto, se você deseja manter seu PC ocioso por algumas horas ou durante a noite, talvez a opção mais adequada para você seja Hiberná-lo para que possa reiniciá-lo sempre que estiver disponível, mantendo o estado do sistema salvo.