Como cancelar o registro de associações de arquivos Wine no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Quer você use o Wine para executar aplicativos de negócios críticos ou apenas para jogar um monte de jogos divertidos que estão disponíveis apenas para o Microsoft Windows, o Wine vai realmente começar a registrar associações de arquivos para as diferentes extensões que os programas do Windows usam. Você pode não querer ter os antigos de programas que desinstalou e pode realmente ter alguns problemas com aqueles que o Wine associa por padrão. Se outro programa criar um arquivo com uma extensão de arquivo coincidentemente idêntica, você poderá ter um conflito estranho se tentar e clicar duas vezes nele.



Felizmente, é realmente mais fácil se livrar deles do que você imagina. Lembre-se de que este processo a seguir redefine as associações de extensão em seu gerenciador de arquivos, então você não vai querer fazer isso se achar que alguns dos Wine são úteis. Dito isso, o Wine os recriará com frequência quando você usar um programa novamente. Isso também não será um problema se você usar o menu Arquivo para abrir arquivos de dentro do Wine. Mais do que provavelmente, você não está executando nenhum aplicativo corporativo crítico através do Wine, então, para a maioria dos usuários, isso parece ser um problema.



Método 1: remover associações de arquivos Wine permanentemente

Você precisará começar abrindo uma janela de terminal. Pesquise a palavra Terminal no Ubuntu Unity Dash ou clique no menu Aplicativos e encontre-o em Ferramentas do Sistema. Como esse processo envolve apenas a manipulação de arquivos dentro de seu próprio diretório inicial, você não precisa de acesso de administrador para isso.



Para remover todas as associações de arquivo de uma só vez, primeiro digite rm -f ~ / .local / share / applications / wine-extension * .desktop e pressione Enter seguido de digitar rm -f ~ / .local / share / icons / hicolor / * / * / application-x-wine-extension * e um segundo toque no botão Enter. O primeiro comando remove todos os arquivos de extensão .desktop do Wine que os programas do Windows criaram, enquanto o segundo limpa todos os ícones que o Wine possa ter associado a eles.

Se você alguma vez vir copos de vinho tinto estranhos aparentemente aleatórios como ícones para alguns arquivos, isso também resolverá o problema. É causado por ter tipos de arquivo associados ao Wine quando o Wine não tem nenhum ícone real para eles. O copo vermelho é uma referência piada ao nome do programa Wine, mas essa referência piada às vezes tropeça em novos usuários porque não é exatamente a coisa mais intuitiva logo de cara. A regra é se você tiver algo com uma taça de vinho em cima de um ícone, então é uma forma jocosa do Linux de dizer ao usuário que um arquivo está associado a um código do Windows executado através do Wine.

Em seguida, você terá que remover o cache antigo com três comandos. Tipo

rm -f ~ / .local / share / applications / mimeinfo.cache Seguido por

rm -f ~ / .local / share / mime / packages / x-wine * e então finalmente rm -f ~ / .local / share / mime / application / x-wine-extension * todos como comandos separados. Depois de chegar a este ponto, não há como voltar atrás, então você vai querer ter certeza de que realmente deseja fazer isso antes de continuar. Embora isso não vá realmente causar nenhum dano irreversível, se você remover associações de arquivos sem realmente significar para isso pode ser um pouco irritante. Mais uma vez, porém, os programas do Wine geralmente os recriam quando você os executa.

Atualize o cache emitindo update-desktop-database ~ / .local / share / applications e depois

update-mime-database ~ / .local / share / mime / como dois comandos separados. É mais do que provável que você tenha várias novas associações de arquivos Linux padrão novamente. Isso deve ser tudo o que você precisa fazer para se livrar deles, então isso é útil se você acabou de se livrar de um programa antigo que não usa mais e quer se livrar das associações relacionadas a ele. Isso remove todas as várias outras associações de arquivo que o Wine também criou, mas se você não estiver usando um interpretador VBScript, isso simplesmente não será um grande problema. Você precisará recriar as associações de hospedagem do Windows se usar os programas VBScript ou Microsoft JScript, mas essas associações serão reparadas automaticamente de qualquer maneira. Além disso, você provavelmente está usando scripts de shell para fazer tudo o que quiser com o Wine.

A propósito, você pode fazer isso após desinstalar alguns jogos. Existem alguns programas de jogos do Windows mais antigos que associam muitas extensões de arquivos proprietários diferentes com o próprio programa, portanto, você pode querer fazer isso para manter tudo limpo.

No entanto, certifique-se de nunca executar esses comandos desnecessariamente, pois eles realmente redefinirão os tipos MIME que o Nautilus, PCManFM, Thunar e outros gerenciadores de arquivos usam para associar extensões diferentes a programas diferentes. Por outro lado, no entanto, o processo pode realmente tornar as coisas mais rápidas, uma vez que você não terá que olhar para muitos deles ao abrir algo que estava olhando.

Método 2: restaurar associações de ajuda

Se você usa o Wine para ler livros eletrônicos no formato CHM, não precisa se preocupar. Simplesmente clique com o botão direito em um arquivo CHM, clique em Abrir com e digite wine hh na caixa que diz “Linha de comando para executar:” para que carregue o visualizador CHM wine padrão. Para salvar esta associação novamente, digite um nome na caixa Nome do aplicativo e clique em “Definir o aplicativo selecionado como ação padrão para este tipo de arquivo” para mantê-lo permanentemente.

Você não terá que fazer isso se não usar arquivos CHM ou abri-los com um navegador Linux nativo. Embora atualmente um número cada vez maior de manuais de TI seja publicado no formato PDF, você pode querer esta funcionalidade para ler arquivos de ajuda ou manuais de codificação de versões mais antigas de aplicativos do Windows. Existem também extensões de navegador disponíveis para Firefox que você pode querer verificar se estiver interessado em continuar a ler esses arquivos sem ter que instalar o Wine para começar. Isso resolveria o problema de associações de arquivo por completo se você estiver usando o Wine apenas como esse tipo de visualizador.

4 minutos lidos