Como alternar entre monitores (dGPU, GPU, Intel e nvidia)

Alguns laptops vêm equipados com duas unidades de processamento gráfico (GPU). A primeira GPU é uma GPU integrada que geralmente é fornecida para uso normal do computador, que não precisa de processamento gráfico pesado. A segunda GPU é geralmente uma GPU dedicada que é ativada automaticamente quando gráficos pesados ​​entram em jogo. Isso inclui jogos, filmes 3D, modelagem 3D e alguns softwares de design gráfico como Photoshop e Adobe Illustrator. A NVidia fornece uma variedade de adaptadores gráficos que são usados ​​para a unidade de processamento gráfico dedicada do seu computador.

Se você quiser saber se tem uma GPU NVidia dedicada, vá para Gerenciador de dispositivos> Em Adaptadores de vídeo> você deve ver sua GPU principal (por exemplo, Intel HD Graphics) e NVIDIA. Para alternar para sua GPU dedicada NVidia, clique com o botão direito no espaço em branco na área de trabalho, selecione Painel de controle NVIDIA para alternar entre dois gráficos manualmente em Gerenciar configurações 3D> Processador gráfico preferido.

Quando sua GPU não estiver funcionando, você verá uma luz branca ou azul na lateral do seu laptop, na parte superior ou no botão liga / desliga. Este é o caso quando você está executando pequenas tarefas. Você economiza mais energia com a GPU principal do que com a GPU dedicada. Ao iniciar um jogo ou filme ou software 3D, a luz ficará laranja para indicar que sua GPU NVidia está funcionando. Normalmente, a segunda GPU é mais poderosa que a principal. Ele, portanto, consumirá mais energia para renderizar os gráficos que consomem muita energia.

Alguns usuários reclamam que seus PCs estão sempre executando a GPU NVidia dedicada, mesmo quando executam tarefas simples de desktop. Isso é indicado pela luz laranja na parte superior, na lateral ou no botão liga / desliga do laptop. Aqui estão as razões e algumas maneiras de impedir que a GPU NVidia esteja ligada o tempo todo.

Razões pelas quais seu NVidia dGPU está sempre ligado

Se você configurou seu processador GPU preferido para alternar automaticamente, há algumas outras coisas que podem estar mantendo seu NVidia dGPU ligado. Drivers de GPU desatualizados ou incompatíveis podem envolver sua GPU dedicada como a GPU preferida. Portanto, estará online mesmo para pequenas tarefas. Esse é o caso de computadores destinados a versões anteriores do Windows, mas foram atualizados para uma versão posterior.

O áudio geralmente envolve sua GPU, especialmente se você estiver executando o monitor por meio de uma conexão HDMI. Bugs nos drivers de áudio podem manter sua GPU dedicada ligada. Foi descoberto que o software de áudio Nahimic V2.3.7 em um PC MSI apresenta um bug em sistemas operacionais Windows posteriores. O software de áudio Nahimic oferece tecnologia de som de alta definição que aumenta o desempenho de áudio e voz do seu computador de jogos, portanto, está vinculado à GPU.

Método 1: atualize sua GPU integrada (GPU principal) e seus drivers de GPU NVidia

Você precisará atualizar os dois drivers de GPU. Para fazer isso:

1. Pressione a tecla Windows + R para abrir Executar
  2. Tipo devmgmt.msc e pressione Enter para abrir a janela do gerenciador de dispositivos
  3. Vá para a seção Adaptador de vídeo e expanda-o
  4. Clique com o botão direito na GPU principal (por exemplo, Intel HD Graphics) e escolha ‘atualizar software de driver’
  5. No pop-up, clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”
  6. Deixe o gerenciador de dispositivos pesquisar por drivers online e atualizá-los. Não reinicie o PC após a instalação de atualizações
  7. Clique com o botão direito na GPU principal dedicada (ou seja, NVidia) e escolha atualizar o software do driver
  8. No pop-up, clique em “Pesquisar automaticamente software de driver atualizado”
  9. Deixe o gerenciador de dispositivos pesquisar por drivers online e atualizá-los.
  10. Reinicie o seu PC.

Você também pode ficar online e encontrar seus drivers de GPU em Intel ou NVidia e instale-os manualmente.

Método 2: atualize seus drivers de áudio

Você precisará atualizar o Nahimic ou qualquer outro software de driver de áudio em seu PC.

1. Pressione a tecla Windows + R para abrir Executar
  2. Digite devmgmt.msc e pressione Enter para abrir a janela do gerenciador de dispositivos
  3. Vá para a seção ‘Controladores de som, vídeo e jogos’ e expanda-a
  4. Clique com o botão direito no dispositivo de som e escolha ‘Atualizar software de driver’
  7. Reinicie o seu PC.

Método 3: alterar a GPU preferida

Seu PC é inteligente o suficiente para mudar para a placa NVidia ao executar jogos. Para permitir esse comportamento, faça o seguinte:

1. Clique com o botão direito na área de trabalho e abra o Painel de controle NVIDIA
  2. Vá para Gerenciar configurações 3D
  3. Escolha “Seleção automática” como processador gráfico preferido
  4. Feche e agora você deve ter o botão azul de energia

Você pode configurar a placa gráfica e as configurações personalizadas para cada aplicativo / jogo nas Configurações do programa no mesmo painel.