Como agendar tarefas em servidores e dispositivos de rede usando Kiwi Syslog?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

A importância dos arquivos de log não pode ser negada ou negligenciada. A importância dos arquivos de log aumenta até mesmo em grandes redes, onde vários dispositivos estão se comunicando entre si e com a Internet. Isso, entretanto, não significa que pequenas redes podem ignorar a disponibilidade de um servidor syslog. Sempre que esses dispositivos de rede se comunicam entre si, são gerados logs de eventos que incluem informações sobre a transação. Assim, monitorar mensagens de log é realmente útil sempre que um erro surge na rede e você precisa localizar o problema, o que significa encontrar o dispositivo de rede específico responsável pelo problema de todos os dispositivos presentes na rede. Os administradores de rede e sistema costumam confiar em arquivos de log para corrigir problemas que afetam a rede e precisam de uma resolução rápida. Portanto, ter um servidor syslog instalado em uma rede é realmente útil e importante. Existem toneladas de software de gerenciamento de log por aí que oferecem muitas funcionalidades estendidas que podem ser utilizadas por quase todos os administradores de rede no monitoramento de dados de syslog.



Servidor Kiwi Syslog



Solarwinds Kiwi Syslog Server é um servidor syslog que está disponível apenas para a plataforma Windows. Ele coleta mensagens de syslog de outros dispositivos de rede, bem como traps SNMP (Simple Network Management Protocol). Os traps SNMP são basicamente mensagens de alerta enviadas por um dispositivo de rede habilitado para SNMP ao servidor syslog. O Kiwi Syslog Server recebe todas essas mensagens do sistema de dispositivos de rede como roteadores, firewalls e switches. O servidor também pode ser configurado para receber logs de eventos do Windows no formato syslog, o que facilita o gerenciamento dos logs de eventos.



Servidor Kiwi Syslog

O servidor Kiwi Syslog ( baixe aqui ) é a melhor opção para ter um gerenciador de syslog central ou um servidor syslog em sua rede que recebe todos os logs que são enviados por diferentes dispositivos de rede e possui uma interface de usuário amigável. Com o Kiwi Syslog, você será capaz de criar regras personalizadas que então iniciam as ações que você definiu, como reiniciar um dispositivo ou enviar alertas / e-mails em tempo real. Portanto, a ferramenta oferece personalização total, essencial para um servidor syslog. Além disso, você pode criar tarefas agendadas que serão executadas diariamente na hora especificada. O Kiwi Syslog Web Access oferece uma interface da web para que você possa acessar a facilidade do syslog de qualquer lugar na rede. Você pode filtrar mensagens syslog por prioridade de mensagem syslog, bem como monitorar mensagens de log por diferentes tipos de mensagens syslog com a ajuda de um console da web que vem com a ferramenta. Isso ajuda a visualizar as mensagens dos níveis de prioridade do syslog mais rapidamente e garante um nível de segurança mais alto da rede.

Antes de entrarmos nisso, você terá que se certificar de que baixou e instalou o Servidor Kiwi Syslog ferramenta em seu computador. Então, vá em frente e baixe a ferramenta gratuita no link fornecido acima. Algumas dessas tarefas não podem ser realizadas na versão gratuita do software, por isso você terá que obter a versão licenciada da referida ferramenta. Você pode aproveitar uma avaliação gratuita da versão licenciada da ferramenta para ver por si mesmo. O processo de instalação da ferramenta é bastante simples e não requer nenhuma configuração. No entanto, ele requer .NET Framework 3.5, portanto, certifique-se de instalá-lo. Você pode configurar o Kiwi Syslog para ser instalado como um aplicativo ou serviço de acordo com suas necessidades. Depois de fazer isso, você poderá seguir este guia.

Criação de tarefas programadas

Como mencionado acima, você pode automatizar certas tarefas com a ajuda do servidor Kiwi Syslog. Essas tarefas incluem a execução de um script, execução de um programa, arquivamento de arquivos de log, bem como tarefas de limpeza. O Kiwi Syslog permite que você crie até 100 tarefas agendadas que são acionadas para iniciar quando o aplicativo Kiwi Syslog Server inicia ou pára, bem como em uma programação. Então, sem mais delongas, vamos entrar no assunto.



Arquivando arquivos de log

Sempre que os arquivos de log não forem mais necessários para a solução de problemas ou se tiverem mais de uma semana, você pode criar uma tarefa agendada para arquivar os arquivos de log. Isso economizará espaço em disco para você, que pode ser utilizado pelos arquivos de log de entrada. As opções fornecidas nas tarefas de arquivamento incluem mover os arquivos para um local diferente, criptografar ou compactar os arquivos. Para fazer isso, siga as instruções passo a passo:

  1. Abra o servidor Kiwi Syslog e vá para Arquivo> Configuração .
  2. No lado esquerdo, clique com o botão direito em Horários e então escolher Adicionar nova programação .
  3. Uma nova programação será criada. Substitua o nome padrão dando a ele um nome apropriado de acordo com a tarefa.
  4. Enquanto o Tarefa Tipo , escolha Arquivo no menu suspenso. Para o Tarefa Desencadear , você pode escolher que seja executado de acordo com uma programação ou quando o aplicativo / serviço for interrompido ou iniciado.

    Arquivando arquivos de log

  5. Se você escolher Em uma programação , você terá que especificar uma data de início, a frequência da tarefa e, em seguida, uma data de término.
  6. No Fonte guia, especifique o local de origem dos arquivos que você deseja arquivar.
  7. Debaixo de Fonte arquivos título, você pode escolher quais arquivos arquivar.
  8. Depois disso, no Destino guia, escolha onde deseja arquivar os arquivos selecionados. Você também pode optar por movê-los ou copiar os arquivos para o local mencionado.

    Destino dos arquivos de arquivo

  9. Para compactar os arquivos de log, vá para o Arquivo Opções guia e marque o Compactar arquivos após mover / copiar caixa de seleção. Depois disso, você pode escolher o método e o nível de compressão.

    Opções de arquivo

  10. Você também pode executar um programa sempre que um arquivo for movido ou copiado. Para fazer isso, marque o Execute o programa após cada arquivo ser copiado / movido caixa de seleção. Especifique a localização do arquivo executável e quaisquer parâmetros de linha de comando necessários para o programa.
  11. Você também pode escolher esperar que o programa seja executado completamente, isso pode ser feito através do Aguarde a conclusão do programa caixa de seleção. Você também pode fornecer um número específico de segundos para aguardar a execução do programa.
  12. Finalmente, você pode ser notificado fazendo com que o servidor envie alertas de e-mail sempre que a tarefa de arquivamento for executada no Arquivar notificações aba.
  13. Depois de configurar tudo, clique no Aplique botão para salvar suas configurações.

Excluindo Arquivos

Com a ajuda de tarefas de limpeza, você pode fazer com que o Kiwi Syslog Server exclua os arquivos de log que foram salvos por um período específico de tempo. O servidor pode ser configurado para excluir os arquivos de acordo com sua idade, tamanho, etc. Veja como fazer isso:

  1. Crie uma nova programação conforme mostrado acima e nomeie-a de acordo.
  2. Para o Tarefa Tipo , escolha Limpar no menu suspenso fornecido e, em seguida, escolha um Tarefa Desencadear por sua necessidade.
  3. Depois disso, no Fonte guia, forneça a localização da pasta que contém os arquivos que você deseja excluir.

    Tarefa de Limpeza

  4. Debaixo de Fonte Estar eu No cabeçalho, especifique os arquivos que deseja excluir por idade ou tamanho.
  5. No Limpar Opções guia, você pode optar por excluir pastas vazias.

    Opções de limpeza

  6. Finalmente, você pode fazer com que o servidor envie um e-mail sempre que a tarefa de limpeza for executada.
  7. Depois disso, clique no Aplique botão para salvar sua configuração.

Executando um programa

Você pode agendar uma tarefa para executar um programa do Windows, arquivo em lote ou processo no servidor Kiwi Syslog. Veja como fazer:

  1. Crie uma nova programação conforme explicado acima e dê a ela um nome apropriado.
  2. Desta vez, escolha Rodar programa Enquanto o Tipo de Tarefa e então escolha um Gatilho de Tarefa por sua necessidade.
  3. Depois disso, no Opções de programa guia, especifique a localização do programa que você deseja executar e siga-o com quaisquer parâmetros de linha de comando que você deseja que sejam passados ​​para o programa.

    Opções de programa

  4. Você pode escolher a prioridade do processo no menu suspenso fornecido.
  5. Você pode fazer o servidor esperar um certo número de segundos para que a execução do programa seja concluída.
  6. Finalmente, você tem um relatório enviado a você sempre que a tarefa é executada no Executar notificações de programa aba.
  7. Depois disso, clique Aplique para salvar suas configurações.

Executando um Script

O tipo final de tarefa que você pode agendar é conhecido como execução de um script. Você pode fazer com que o script seja executado em intervalos regulares criando uma programação para ele. Veja como fazer:

  1. Crie uma programação e dê um nome a ela.
  2. Escolher Executar script Enquanto o Tipo de Tarefa e então escolha um Gatilho de Tarefa nas opções fornecidas no menu suspenso de acordo com sua necessidade.
  3. No Opções de execução de script guia, forneça a localização do arquivo de script. Você também pode fornecer uma descrição sobre o script, se desejar.

    Opções de script

  4. Selecione o idioma do script no menu suspenso.
  5. Forneça permissões de leitura / gravação de campo e, finalmente, se desejar ser notificado, pode fazê-lo no Executar notificações de script aba.
  6. Depois disso, clique no Aplique botão para salvar suas alterações de configuração.
Tag kiwi syslog 6 minutos lidos