Como reduzir o tamanho do WinSxS no cliente Windows e no servidor Windows



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você já percebeu que seu disco físico ou virtual está sendo consumido por um monte de arquivos dentro do diretório WinSxS e você não conseguiu excluir nenhum deles, porque não tinha permissão suficiente, mesmo com uma conta de Administrador? Provavelmente, você estava.



Sempre que você estiver atualizando seu sistema operacional Windows, ele irá baixar e armazenar arquivos em C: Windows WinSxS . De acordo com a Microsoft, as versões anteriores de alguns componentes são mantidas no sistema por um período de tempo, permitindo a reversão, se necessário. Após um período de tempo, esses componentes mais antigos são removidos automaticamente da instalação. Porém, percebemos que nem sempre é esse o caso, e você precisa fazer isso manualmente.



Tamanho WinSxS



Observe que você não deve excluir arquivos da pasta WinSxS, porque excluir arquivos da pasta WinSxS ou excluir toda a pasta WinSxS pode danificar gravemente o sistema, fazendo com que o PC não inicialize e impossibilite a atualização. Mesmo se você fizer isso, você só deve fazer se tiver um backup da imagem do sistema.

Eu tenho um cenário em que minha máquina virtual não tem espaço livre suficiente para operar corretamente porque WinSxS consumiu 30% de espaço em disco . A máquina virtual tem um tamanho de disco de 50 GB e está executando o Windows Server 2016 desde dezembro de 2016. O WinSxS está consumindo 15 GB de espaço livre, pois ainda tem muitas atualizações baixadas desde dezembro de 2016. O objetivo deste artigo é explicar como reduzir o tamanho da pasta WinSxS e liberar espaço em disco.

O mesmo procedimento se aplica ao sistema operacional cliente do Windows 7 ao Windows 10, e aos sistemas operacionais do servidor Windows Server 2012 ao Windows Server 2019.



Método 1: execute a limpeza de disco

No primeiro método, faremos a limpeza do disco usando um utilitário nativo do Windows conhecido Limpeza de disco .

  1. Aguarde explorador de janelas e pressione É abrir Explorador de arquivos
  2. Clique em Este PC e navegue até a partição do sistema, por padrão é Disco local (C: )
  3. Clique com o botão direito na partição C: e então clique Propriedades

    Propriedades da Partição C

  4. Debaixo geral clique no disco Limpar e espere até que a Limpeza de disco calcule quanto espaço em disco é consumido em sua máquina Windows. Isso pode levar alguns minutos para ser concluído.

    Limpeza de disco

  5. Selecione os arquivos que deseja excluir e clique em Está bem
  6. Clique em Deletar arquivos para confirmar a exclusão permanente de arquivos. O utilitário Disk Cleanup está limpando arquivos desnecessários em suas máquinas
  7. Abrir Explorador de arquivos e verificar se algum espaço está sendo liberado

Método 2: reduza o tamanho do disco do WinSxS usando DISM

Na segunda parte, reduziremos o tamanho do disco do WinSxS usando o DISM. DISM (Deployment Image Servicing and Management) é uma ferramenta de linha de comando usada para montar e fazer a manutenção de imagens do Windows.

  1. Clique com o botão esquerdo em Menu Iniciar e clique Windows PowerShell (Admin) ou Prompt de comando (Admin). No nosso caso, usaremos o Prompt de Comando (Admin). É obrigatório executar a ferramenta de linha de comando como administrador e não como conta de usuário padrão.
  2. Digite o seguinte comando e pressione Entrar para reduzir o tamanho da pasta WinSxS.
    dism.exe / online / Cleanup-Image / StartComponentCleanup

  3. Assim que terminar, digite o seguinte comando e pressione Entrar para remover todas as versões substituídas de cada componente no armazenamento de componentes. Observe que todos os service packs e atualizações existentes não podem ser desinstalados após a conclusão desse comando. Isso não bloqueará a desinstalação de service packs ou atualizações futuras.
    dism.exe / online / Cleanup-Image / StartComponentCleanup / ResetBase
  4. Reiniciar Servidor Windows. Abrir Explorador de arquivos e verifique quanto espaço livre você tem

Método 3: Excluir arquivos antigos do WinSxS. Use com cuidado!

Neste método, excluiremos arquivos de atualização antigos que foram baixados e instalados em 2016, 2017 e 2019. Antes de prosseguir com este método, faça um backup de sua imagem ou crie um instantâneo de sua máquina virtual. Não recomendamos realizar esta ação em um ambiente de produção, mas sim no ambiente de teste para ver como o Windows se comportará após a exclusão dos arquivos e pastas no WinSxS.

  1. Aguarde explorador de janelas e pressione É abrir Explorador de arquivos
  2. Navegue até C: Window, clique com o botão direito em WinSxS e clique em Propriedades .
  3. Clique em Segurança e então clique Avançado para abrir permissões especiais.

    Propriedades de permissão avançada

  4. Em Proprietário: TrustedInstaller, clique em mudança .
  5. Insira o nome do objeto que é Administrador e que você usa em uma máquina Windows em execução, clique em Verifique os nomes, e então clique em Está bem .
  6. Clique Aplique e, em seguida, clique em Se você acabou de obter a propriedade deste objeto, será necessário fechar e reabrir as propriedades desse objeto antes de visualizar ou alterar as permissões.
  7. Clique em Editar e clique em Adicionar . Agora Insira o nome do objeto que é Administrador e que você usa em uma máquina Windows em execução, clique em Verifique os nomes, e então clique em Está bem .
  8. Selecione conta e permitir permissões de controle total
  9. Clique sim para alterar as configurações de permissão nas pastas do sistema. Clique Aplique e depois Está bem . Feche todas as janelas abertas
  10. Exclua arquivos antigos. No nosso caso, excluiremos todos os arquivos de 2016, 2017 e 2018, o que liberará cerca de 11 GB.
3 minutos lidos