Como ler mensagens armazenadas na RAM no Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Memória de acesso aleatório (RAM) geralmente se refere à tecnologia que fornece aos dispositivos uma área volátil para armazenar dados temporariamente. Essa tecnologia é usada em todos os fatores de forma da eletrônica digital e sua mera existência é uma memória para ninguém que já trabalhou com computadores ou telefones celulares por muito tempo. Por outro lado, o conteúdo real dessa memória é muitas vezes um mistério. A maioria dos sistemas operacionais não oferece uma maneira de o usuário examinar facilmente o conteúdo da RAM.



Um truque simples da CLI do Linux pode pelo menos ajudar um codificador a examinar as áreas inferiores da RAM em busca de mensagens úteis. Isso é útil por vários motivos. Programadores e desenvolvedores de sistema operacional podem querer ver quantos BIOS ou UEFI permanecem dentro de uma inicialização do sistema operacional ao vivo. Outros programadores também podem querer ver quais locais na RAM um programa também grava. Alguns usuários podem fazer isso por motivos de solução de problemas ou até mesmo por pura curiosidade. Felizmente, existe uma maneira segura de fazer isso.



Encontre Strings de Texto Simples na RAM

Primeiro, você precisará abrir um terminal mantendo pressionada a tecla CTRL, ALT e T. Você também pode iniciar o Konsole, rxvt ou qualquer outro programa de terminal a partir do menu de aplicativos. Se você quiser trabalhar com uma tela maior, pressione CTRL e ALT enquanto pressiona F1-F6 para fazer o login em um terminal virtual. Teoricamente, os comandos a seguir também devem funcionar em outras distribuições Unix como o FreeBSD.



No prompt de comando, digite:

strings / dev / mem | Mais

Se ele avisa que você não tem permissões, digite:



strings sudo / dev / mem | Mais

Você precisará inserir sua senha de administrador. Se você recebeu uma mensagem informando que as 'strings' dos programas podem ser encontradas em um pacote, tente:

busybox strings / dev / mem | Mais

ou

sudo busybox strings / dev / mem | Mais

picture-a

Depois de analisado corretamente, você verá uma parede de texto separada por linhas. Apertar a barra de espaço fará cair outra tela cheia, então você pode querer usar menos em vez de mais no tubo. Você provavelmente verá uma grande quantidade de lixo, mas pelo menos algumas das mensagens serão úteis. Uma vez que você pode ter muitos gigabytes de RAM anexados à sua máquina, você eventualmente vai querer segurar CTRL e apertar C para sair.

Se você está em uma máquina sem legado e ainda vê mensagens sobre uma controladora de disquete ou uma unidade de CD-ROM, não precisa se preocupar. Estas são apenas mensagens de seu BIOS ou programa UEFI.

2 minutos lidos