Correção: DllRegisterServer falhou com o código de erro 0x80070005

Este problema aparece ao tentar executar o comando regsvr32 em sistemas com Windows Vista Home Premium (32 bits). O erro torna impossível executar o comando com sucesso. Quando você tenta executar o comando acima, o seguinte erro é exibido persistentemente na tela;

foi carregado, mas a chamada para DllRegisterServer falhou com o código de erro 0x80070005

Esse problema é bastante comum e o motivo desse erro são os privilégios administrativos limitados. Para executar o comando regsvr32 com êxito, você precisa ter direitos administrativos. Portanto, como o problema é devido aos direitos administrativos, você pode resolver facilmente esse problema executando este comando com direitos de administrador.

Os métodos e etapas a seguir devem resolver o erro sem problemas.

Método 1: Cmd como Administrador

O problema é resolvido simplesmente forçando o sistema a reconhecer o usuário como um administrador antes de executar o comando. As etapas abaixo fornecem informações sobre como fazer isso.

1. aperte o Chave do Windows no seu teclado
  2. Tipo cmd na barra de pesquisa, mas NÃO pressione Entrar .
  3. Na lista de programas que aparecem, localize CMD e clique com o botão direito nele.
  4. Selecione Executar como administrador e clique em continuar no prompt que aparece.
  5. Tipo caminho do arquivo regsvr32 para executar o comando (substitua o caminho do arquivo pelo caminho do arquivo real sem as aspas)

Se tudo correr bem, desta vez deverá dar certo. Se você vir alguma mensagem de erro, verifique se o caminho do arquivo está completo e preciso.

Método 2: Desativando o Controle de Conta de Usuário UAC

Desativar o Controle de conta de usuário às vezes também resolve o problema. Basicamente, quando você desativa o UAC, o sistema não pede para você confirmar os direitos administrativos.

Antes de desligar o UAC, observe que ele basicamente enfraquece a segurança do sistema, pois se torna mais suscetível a segurança ataques. Portanto, é aconselhável ativar o UAC depois de concluir o processo de registro.

As etapas a seguir mostram como resolver o erro desativando o UAC.

1. Clique Começar -> tipo cmd -> clique com o botão direito cmd e escolher executar como administrador
  2. Para desligar o UAC , copie e cole o seguinte comando no Prompt de Comando e pressione Enter.
    reg.exe ADICIONE HKLM  SOFTWARE  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Policies  System / v EnableLUA / t REG_DWORD / d 0 / f

3. Para ligar o UAC , cole o seguinte comando no prompt de comando e pressione Enter.
    reg.exe ADICIONE HKLM  SOFTWARE  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Policies  System / v EnableLUA / t REG_DWORD / d 1 / f
  4. Você desativou o UAC com sucesso. Reinicie o computador e execute o comando REGSVR32 seguindo as etapas fornecidas no método 1. Ele deve ser executado com êxito e sem problemas agora.

Método 3: Desativar antivírus

Há casos em que você verá a mensagem de erro, apesar de ter privilégios administrativos. Isso pode ser devido a antivírus interferindo no processo de registro. Portanto, se você ainda estiver enfrentando alguns problemas após seguir os métodos 1 e 2, tente desativando seus antivírus.

1. Duplo click o ícone do antivírus localizado no canto inferior direito da tela
  2. Quando a tela do antivírus abrir, procure uma opção para desabilitar o antivírus
  3. Normalmente, haverá uma opção para desativar o antivírus por 10, 20, 30 minutos, o que ativará automaticamente o antivírus após esse tempo. Selecione a opção mais adequada às suas necessidades.

Além disso, lembre-se de que as opções podem variar dependendo do tipo de antivírus que você está usando. Assim que o antivírus estiver desativado, tente executar o comando regsvr32 agora com os direitos administrativos adequados e veja se o problema persiste.

Nota: O antivírus é importante para a segurança do seu computador, pois ajuda a protegê-lo de muitas ameaças. Portanto, é aconselhável ligar seu antivírus assim que o problema for resolvido.