Como fazer um sensor de estacionamento usando o Arduino?

Como sabemos, nem todos os carros vêm com sensores de estacionamento. Se quisermos instalar um sensor de estacionamento externo, isso custa muito dinheiro. Mas, felizmente, podemos fazer um sensor de estacionamento de baixo custo usando o Arduino.

Sensor de estacionamento (copiado dos instrutíveis)

Neste projeto, o motorista será indicado com um bipe de campainha enquanto estaciona em marcha à ré. Um pequeno sensor ultrassônico será conectado acima da placa do número traseira que calculará a distância entre o carro e o objeto atrás. Se a distância diminuir um intervalo específico, ele emitirá um bipe e informará ao motorista quando parar.

Como configurar um sensor de estacionamento em seu carro?

Agora, vamos seguir em frente e reunir mais informações para iniciar nosso projeto.

Etapa 1: Coletando os Componentes

Antes de começarmos a trabalhar neste projeto, fazer uma lista dos componentes que serão usados ​​e estudá-los é sempre uma boa abordagem. Então, abaixo estão os componentes que vamos usar neste projeto.

• Arduino UNO
  • Placa HC-SR04 (sensor ultrassônico)
  • Tábua de pão
  • Fios de jumpers masculino e feminino
  • 3V Buzzer
  • Fio de conexão (cerca de 4 metros)
  • Pequena caixa de plástico

Etapa 2: estudar os componentes

Agora que todos os componentes que serão usados ​​neste projeto são conhecidos, vamos estudá-los um pouco para sabermos como essas coisas estão funcionando.

Arduino Uno é uma placa microcontrolada usada para realizar várias tarefas em diferentes circuitos. Ele precisa de um código em linguagem C para operar. Estamos usando a placa Arduino Uno neste projeto, mas você também pode usar o Arduino Nano ou um Node MCU.

A placa HC-SR04 é um sensor ultrassônico que é usado para determinar a distância entre dois objetos. Ele consiste em um transmissor e um receptor. O transmissor converte o sinal elétrico em um sinal ultrassônico e o receptor converte o sinal ultrassônico de volta para o sinal elétrico. Quando o transmissor envia uma onda ultrassônica, ela reflete de volta após colidir com um determinado objeto. A distância é calculada usando o tempo que o sinal ultrassônico leva para ir do transmissor e voltar para o receptor.

Sensor ultrasônico

Etapa 3: Fazendo o circuito

Agora, como sabemos como os componentes funcionam, vamos em frente e montar esses componentes juntos e fazer um circuito como mostrado abaixo. O sensor ultrassônico é alimentado por 5 V através do Arduino, seu pino de gatilho conectado ao Pin5 e o pino Echo conectado ao Pin6 do Arduino. A campainha está conectada ao Pin4 do Arduino.

Diagrama de circuito

Agora vamos instalar esses componentes em nosso carro. Fixe o módulo HC-SR04 acima da placa do seu número e abra caminho para os fios de conexão através do porta-malas do seu carro para a parte traseira interna do carro perto dos alto-falantes. Coloque o resto do circuito em uma pequena caixa de plástico e coloque-o na parte traseira do carro perto dos alto-falantes. Agora pegue um pequeno pedaço de fio de conexão e conecte o pino Vin do Arduino ao terminal positivo do alto-falante.

Etapa 4: Introdução ao Arduino

Se você ainda não está familiarizado com o IDE do Arduino, não se preocupe, porque aqui está o procedimento para gravar um código no Arduino usando o IDE. Primeiro, baixe a versão mais recente do Arduino IDE em Arduino

1. Conecte a placa Arduino ao seu laptop. Vá para Painel de controle> Hardware e som> Dispositivos e impressoras para verificar o nome da porta à qual o Arduino está conectado.
  2. Abra o IDE do Arduino e vá para Ferramentas> Placas. Defina o tabuleiro para Arduino / Genuino UNO.
  3. Vá para Ferramentas> Porta e defina o número da porta que você viu no painel de controle.
  4. Baixe o código anexado abaixo e copie-o em seu IDE. Clique no botão Upload para gravar o código na placa do microcontrolador.

Clique aqui para baixar o código.

Etapa 5: Código

O código é muito simples, mas é explicado a seguir.

1). Todos os pinos do Arduino que serão usados ​​são inicializados no início.

const int trigPin = 11; const int echoPin = 10; const int buzzPin = 6; longa duração; distância de flutuação;

2). configuração vazia () é uma função que define os pinos do Arduino a serem usados ​​como INPUt ou OUTPUT. Ele também define a taxa de transmissão, que é a velocidade de comunicação da placa do microcontrolador.

void setup () {Serial.begin (9600); pinMode (trigPin, OUTPUT); pinMode (echoPin, INPUT); pinMode (buzzPin, OUTPUT); }

3). void loop () é a função que funciona continuamente em um ciclo. Neste loop, o sinal ultrassônico é transmitido e a distância é calculada usando a duração da viagem. Se a distância for inferior a 100 cm, a campainha soará.

loop vazio () {digitalWrite (trigPin, LOW); atrasoMicrosegundos (2); digitalWrite (trigPin, HIGH); delayMicroseconds (10); digitalWrite (trigPin, LOW); duração = pulseIn (echoPin, HIGH); distância = 0,034 * (duração / 2); if (distância< 100) { digitalWrite(buzzPin,HIGH); } else { digitalWrite(buzzPin,LOW); } delay(300); }

Este foi todo o procedimento para fazer um sensor de estacionamento de baixo custo e eficiente para o seu carro. Agora você pode criar seu próprio sensor de estacionamento em casa.