Como corrigir erro de conexão do banco de dados do WordPress

A mensagem de erro ‘ Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados 'Aparece quando o WordPress não consegue recuperar os dados do banco de dados do seu site. O WordPress armazena todas as meta informações, dados de postagem, informações de login, configurações de plug-in e dados de página em seu banco de dados. No entanto, os temas, imagens e arquivos principais do WordPress não são armazenados no banco de dados. Assim, sempre que você ou qualquer outra pessoa acessar seu site, uma consulta PHP é executada que obtém / recupera os dados desejados do banco de dados e quando, por algum motivo, a funcionalidade é interrompida (ou seja, os dados não podem ser recuperados do banco de dados), este erro aparece o que significa simplesmente que o WordPress não foi capaz de recuperar os dados específicos do banco de dados.

Erro ao estabelecer uma conexão com o banco de dados

Essa mensagem de erro é bastante genérica e, se você já usou o WordPress em seu servidor da web, é muito provável que já tenha encontrado essa mensagem de erro pelo menos uma vez. No entanto, neste artigo, iremos cobrir as possíveis causas da referida mensagem de erro e, em seguida, continuar com o fornecimento de uma lista de soluções que você pode implementar para resolver o problema. Então, vamos começar.

O que causa a mensagem de erro ‘Erro ao estabelecer conexão de banco de dados’ no WordPress?

Os motivos que fazem com que o WordPress não seja capaz de se conectar ao seu servidor de banco de dados podem ser muitos. Os mais comuns e frequentes são mencionados abaixo:

• Credenciais de login de banco de dados inválidas: O motivo mais importante para a ocorrência desse erro é ter credenciais de login inválidas usadas pelo WordPress para estabelecer uma conexão com o servidor de banco de dados. Se as credenciais de login usadas pelo WordPress para se conectar ao seu servidor de banco de dados não forem válidas, você enfrentará esse erro, pois o WordPress não seria capaz de estabelecer uma conexão com o banco de dados devido a credenciais de login incorretas.
  • Banco de dados corrompido: Se o seu banco de dados foi corrompido, é mais provável que você receba este erro. Por corrupção, quero dizer que algumas das tabelas / colunas no banco de dados podem ser alteradas e o WordPress não é capaz de obter os valores de dados desejados dessas tabelas / colunas específicas no banco de dados.
  • Problemas do servidor de banco de dados: Outra causa comum para esse erro é um servidor de banco de dados inativo. Por exemplo, se você hospedou seu site em um servidor da web em algum lugar e o servidor de banco de dados também reside lá, mas não está online ou não pode ser conectado, você receberá este erro.
  • Arquivos WordPress corrompidos: Outra possível razão para esse erro ocorrer é ter arquivos corrompidos no diretório de instalação do WordPress. Freqüentemente, os hackers podem obter acesso ao seu site WordPress e modificar os arquivos em seu diretório WordPress adicionando novos arquivos ou excluindo os existentes ou ajustando seus arquivos originais. Bem, seja qual for o caso, mas se você tiver arquivos corrompidos no diretório do WordPress, pode estar recebendo este erro devido a isso.
  • Memória PHP insuficiente: A mensagem de erro também pode surgir se o seu servidor web não tiver memória PHP suficiente. Nesse caso, você terá que atualizar o arquivo php.ini para aumentar a memória do PHP.

Solução 1: revise seu wp-config.php no diretório de instalação do WordPress

A primeira coisa que você deve fazer enquanto corrige esse erro é dar uma olhada no arquivo wp-config.php em seu diretório WordPress. Você deve ver se o conteúdo do wp-config.php foi alterado com ou não.

Para fazer isso, você pode usar o gerenciador de arquivos fornecido no cPanel de sua hospedagem para acessar o wp-config.php ou pode usar um aplicativo FTP como o Filezilla para se conectar ao seu servidor web e acessar o arquivo em um editor de texto instalado em seu computador local.

Assim que você tiver acesso ao wp-config.php arquivo, veja se existem estas linhas nele:

definir ('DB_NAME