Como: jogar jogos Steam sem Steam?

O Steam é definitivamente o maior distribuidor digital de videogames e sua ideia revolucionária levou ao grande desenvolvimento da distribuição de videogames online. Esta tendência começou com os jogos de PC, mas eventualmente mudou para outras plataformas e consoles como PlayStation e Xbox. O propósito do Steam é tornar a compra de jogos mais fácil e permite gerenciar seus jogos em muitos computadores diferentes. Todos os downloads e compras no jogo são feitos através do Steam e existem vários outros recursos úteis, como entrar em contato com seus amigos e convidá-los para jogar com você.

No entanto, o Steam requer uma conexão com a Internet para funcionar e não importa se o videogame precisa de uma conexão online para funcionar, pois ele exigirá que o Steam esteja aberto o tempo todo. Isso pode se tornar um problema para alguns usuários que estão viajando ou hospedados em um lugar onde não há uma conexão com a Internet disponível. Além disso, o Steam também gerencia as atualizações e se uma atualização para um determinado jogo for encontrada, o Steam começará a baixá-la automaticamente e você não poderá jogar até que a atualização seja instalada com sucesso. Existe uma solução, mas requer alguma preparação antes de você realmente perder a conexão com a Internet. Se você está lendo isto, você tem uma conexão com a Internet, então comece a se preparar imediatamente!

Em primeiro lugar, alguns jogos permitem rodar sem o Steam se você encontrar o arquivo .exe em seu respectivo diretório. No entanto, estamos falando apenas de alguns jogos, já que a maioria deles requer que o cliente Steam seja aberto.

Para tornar a solução final possível, você precisa terminar todas as atualizações antes de perder sua conexão com a Internet, pois nenhum jogo será iniciado se não estiver totalmente atualizado. Quando você perder sua conexão, o Steam não será capaz de verificar se uma atualização está disponível e você provavelmente será capaz de jogar os modos de um jogador com sucesso.

A mensagem de erro que você recebe se tentar executar o jogo no modo offline sem atualizar

Para que tudo funcione, a primeira coisa que você deve fazer é fazer o Steam lembrar suas informações de login. Se você fizer isso, da próxima vez que quiser fazer login sem uma conexão com a Internet, o Steam irá pular automaticamente a tela de login normal e tentar se conectar à sua conta.

O Steam tentará se conectar à sua conta

Depois que o Steam perceber que você não tem uma conexão com a Internet, será exibida uma mensagem dizendo que você não pode acessar e você terá a escolha entre tentar se reconectar, sair do Steam e executar o Steam no modo offline.

A tela depois de tentar abrir o Steam sem uma conexão com a Internet

Clique no botão “Iniciar no Modo Offline” e o Steam abrirá com funcionalidade limitada. Não é difícil notar que seus recursos foram bastante reduzidos. A página da loja não funciona e nenhum download pode ser feito. No entanto, você ainda pode abrir sua biblioteca e jogar qualquer jogo que tenha instalado anteriormente.

Tela inicial do modo Steam Offline