Cabeamento Cat6 vs Fibra Óptica: Qual é a diferença

Periféricos / Cabeamento Cat6 vs Fibra Óptica: Qual é a diferença 3 minutos lidos

O campo das redes está crescendo cada vez mais com o passar dos dias. Não foi há muito tempo, quando costumávamos esperar algumas horas apenas para armazenar um vídeo na internet e hoje em dia é apenas uma questão de minutos até termos o filme inteiro baixado.



A tecnologia está muito longe de onde estava no início dos anos 2000 e, portanto, podemos ver claramente todas as tecnologias mais novas e rápidas disponíveis para nós. Por falar em rede, você já deve ter ouvido falar do cabo chamado “cabo Cat6” e também da mais nova tecnologia de cabos chamada “cabo de fibra óptica”. Para saber o que são esses tipos de cabos, teríamos que aprofundá-los e obter uma melhor compreensão do que são.



O que é o cabo Cat6?

O cabo Cat6 às vezes também é conhecido como cabo Categoria 6, é um tipo de cabo geralmente encontrado no Gigabit Ethernet e também entre diferentes tipos de outros sistemas de rede. Como sabemos que a sexta geração de cabos Ethernet foi formada por um par de fios de cobre trançados, o poço Cat6 também consiste em quatro pares desses fios que são muito semelhantes aos cabos Cat 5 (cabo Categoria 5). Embora a diferença mais óbvia entre os dois seja que os cabos Cat6 aproveitam todos os quatro pares de fios dentro dele e, portanto, suportam as comunicações quase duas vezes a velocidade do Cat5e. Isso permite que o Gigabit Ethernet vá a uma velocidade de quase 1 gigabit por segundo, o que é muito rápido.



Uma visão mais próxima do cabo Cat6



Essa velocidade rápida dos cabos Cat 6 é a principal razão pela qual os cabos Cat6 são amplamente usados ​​para VoIP. VoIP é, na verdade, um método para fornecer comunicações de voz e sessões multimídia por meio de protocolos de Internet, assim como a Internet. Esses cabos transferem dados em uma velocidade muito rápida, o que os torna uma escolha para muitos usuários. Mas esses cabos também têm suas desvantagens, e uma delas são as restrições de comprimento ao usar esses tipos de cabos. Para começar, quando você estiver usando esses cabos para 10/100 / 1000BASE-T, as restrições que seriam impostas a você seriam que você ficaria com um alcance de 100 metros e quando os cabos Cat6 são usados ​​para 10GBASE-T então, a restrição que seria imposta a você seria que você só ficaria com um alcance de 55 metros. Sim, isso mesmo, apenas 55 metros de alcance. Também cobrimos o melhores cabos ethernet .

O que é cabo de fibra ótica?

A fibra ótica é um tipo relativamente mais recente de tecnologia disponível no setor de rede. Esses tipos de cabos também são amplamente conhecidos como Fibra Ótica e estão se tornando cada vez mais populares atualmente. Os Cabos de Fibra Óptica são totalmente diferentes dos cabos Cat6, o principal motivo seria por causa do funcionamento dos Cabos de Fibra Óptica. Os cabos de fibra ótica, ao contrário dos cabos Cat6, funcionam puxando luz em vez de energia elétrica e, portanto, a utilizam para a transmissão de sinais.



O método de transmissão dos sinais pelos Cabos de Fibra Óptica os torna extremamente rápidos e isso porque todos sabemos a que taxa a luz viaja. A luz viaja a uma velocidade extremamente rápida, tornando-se o método mais rápido de transmissão de dados. Além de serem rápidos, os cabos de fibra ótica também fornecem um sinal mais limpo quando comparados aos fios de cobre normais. É mais rápido do que qualquer tipo de método de transferência de dados que envolva fios de cobre. Os cabos de fibra óptica também não têm as limitações de alcance como os cabos Cat6 porque a luz pode viajar grandes distâncias e isso também a uma velocidade super rápida.

Conclusão

Bem, podemos ver claramente quem é o verdadeiro vencedor entre os dois, obviamente, o cabeamento de fibra óptica. Embora o Cat6 possa ter algumas vantagens em relação aos cabos Cat5 da geração anterior, ele não supera a Fibra Ótica no que diz respeito à velocidade e conveniência. A Fibra Óptica é uma tecnologia mais recente e é considerada a tecnologia que vai mudar completamente o mundo das redes, com suas velocidades de transmissão de dados extremamente rápidas.