Como ativar ou desativar a proteção contra gravação para uma unidade de disco

Quando a proteção contra gravação está habilitada em uma unidade de disco, seu conteúdo não pode ser modificado ou duplicado de forma alguma. Isso é o que torna a proteção contra gravação um recurso tão útil. A proteção contra gravação pode ser ativada ou desativada para todas as unidades de disco em todas as versões do sistema operacional Windows. Antes de continuar, apenas para garantir, crie um ponto de restauração do sistema para que, se algo der errado, você possa voltar ao ponto de restauração. Veja como (o guia de restauração destina-se ao Windows 10), mas também funciona para as outras versões do Windows.

Como ativar ou desativar a proteção contra gravação para uma unidade de disco removível

Os seguintes métodos podem ser usados ​​para ativar ou desativar a proteção contra gravação para uma unidade de disco removível:

Método 1: use um interruptor físico

Muitas unidades de disco removíveis, como adaptadores de cartão MicroSD e unidades flash USB, vêm com interruptores físicos dedicados que podem ser alternados para habilitar ou desabilitar a proteção contra gravação para eles. Essas opções estão mais comumente localizadas nas laterais do meio de armazenamento em questão. Essas opções também substituem quaisquer preferências de proteção contra gravação definidas no computador ao qual estão conectados.

2015-12-23_162754

Método 2: ativar ou desativar a proteção contra gravação para unidades de disco removíveis por meio do Editor do Registro

Você também pode ativar ou desativar a proteção contra gravação para TODAS as unidades de disco removíveis e, para isso, será necessário mexer no Editor de registro do seu computador. Deve-se observar que usar este método ativará ou desativará a proteção contra gravação para TODAS as unidades de disco removíveis - de unidades flash USB a cartões de memória flash.

pressione Logotipo do Windows chave + R para abrir um Corre diálogo. Tipo regedit no Corre diálogo e pressione Entrar .

2015-12-23_163219

Navegue até o seguinte diretório no painel esquerdo da janela:

HKEY_LOCAL_MACHINE  SOFTWARE  Policies  Microsoft  Windows  RemovableStorageDevices

2015-12-23_165937

Nota: Se o Dispositivos de armazenamento removíveis chave não existe no seu caso, clique com o botão direito em janelas , pairar sobre Novo , Clique em Chave , diga RemovableStorageDevices e pressione Entrar

Clique com o botão direito em RemovableStorageDevices , pairar sobre Novo , Clique em Chave , diga {53f5630d-b6bf-11d0-94f2-00a0c91efb8b} e pressione Entrar .

2015-12-23_170259

Clique em {53f5630d-b6bf-11d0-94f2-00a0c91efb8b} para expandi-lo no painel direito. Para ativar a proteção contra gravação para todas as unidades de disco removíveis, clique com o botão direito em uma área vazia no painel direito e passe o mouse sobre Novo , Clique em Valor DWORD (32 bits).

2015-12-23_170628

Nomeie o novo valor Deny_Write , pressione Entrar , Clique com o botão direito no Deny_Write valor, clique em Modificar , tipo 1 no Dados de valor campo e clique em Está bem . Para desativar a proteção contra gravação para todas as unidades de disco removíveis, basta clicar com o botão direito no Deny_Write valor, clique em Excluir e clique em sim para confirmar a ação.

Feche o Editor de registro . Reiniciar seu computador, e as alterações serão aplicadas assim que ele for inicializado.

2015-12-23_170855

Como ativar ou desativar a proteção contra gravação para qualquer unidade de disco

Para ativar ou desativar a proteção contra gravação no Windows 10 para qualquer unidade de disco - seja um dispositivo de armazenamento removível ou uma unidade de disco em um HDD ou SSD - você precisa seguir as seguintes etapas: (Não faça isso em seu principal C: Drive) . Isso resultará no travamento da unidade e, como ela está sendo usada, enquanto você estiver no computador (pode não funcionar), esses métodos são recomendados apenas para unidades externas ou secundárias. Se você deseja proteger seus dados, pode criptografá-los ou usar uma senha no logon.

Clique com o botão direito no Menu Iniciar botão para abrir o Menu WinX Clique em Prompt de Comando (Admin) no Menu WinX . OU Clique em Iniciar e digite cmd então clique com o botão direito cmd e escolher Executar como administrador

Tipo Diskpart no elevado Prompt de comando e pressione Entrar .

Tipo lista de disco no elevado Prompt de comando e pressione Entrar .

o Prompt de comando agora exibirá uma lista de todos os discos conectados ao seu computador. Anote o Disco ### do disco para o qual você deseja ativar / desativar a proteção contra gravação. Você pode usar o tamanho dos discos para determinar para qual deseja ativar / desativar a proteção contra gravação.

Tipo selecione o disco # no elevado Prompt de comando , substituindo # com o Disco ### (tal como 1 ) do disco para o qual deseja ativar / desativar a proteção contra gravação e pressione Entrar .

Para ativar a proteção contra gravação para o disco selecionado, digite atributos conjunto de disco somente leitura e pressione Entrar . Para desativar a proteção contra gravação para o disco selecionado, digite atributos de disco limpo somente leitura e pressione Entrar .

Assim que o comando for executado, a proteção contra gravação será habilitada ou desabilitada no disco selecionado. Agora você pode fechar o elevado Prompt de comando .

disco de proteção de gravação