Como desativar o Superfetch no Windows 10

Sysmain (anteriormente conhecido como Superfetch) é uma tecnologia que a Microsoft integrou a cada iteração do sistema operacional Windows, começando com o Windows Vista (o Windows XP tinha uma forma mais primitiva de Superfetch chamada PreFetcher). O objetivo básico do Sysmain é ajudar os computadores Windows a gerenciar melhor e com mais eficiência e utilizar a quantidade de memória de acesso aleatório que eles possuem. Sysmain é uma parte do gerenciador de memória embutido em cada versão do Windows, e a tecnologia é projetada para garantir que os dados que um usuário acessa com mais frequência em seu computador estejam prontamente disponíveis para eles - de forma que o computador possa ler esses dados de sua RAM em vez de seu (s) disco (s) rígido (s) (acessar dados armazenados na RAM leva muito menos tempo do que acessar dados armazenados em um disco rígido).

Sysmain tem dois objetivos principais - a tecnologia reduz a quantidade de tempo que leva para seu computador inicializar, permitindo que o computador leia os arquivos necessários durante o processo de inicialização muito mais rápido, e Sysmain também garante que os programas que você usa com mais frequência carreguem e executar muito mais rápido em comparação com outros. O Sysmain também é inteligente até certo ponto, pois a tecnologia é capaz de registrar e analisar os padrões de uso do seu computador para funcionar melhor.

O Sysmain tem sido uma constante ao longo de muitas revisões e novas iterações que o Windows recebeu, e é por isso que ele também faz parte do Windows 10. No entanto, infelizmente para alguns usuários do Windows 10, o Sysmain causa mais danos do que benefícios. Descobriu-se que o Sysmain é o culpado de vários problemas diferentes do Windows 10, sendo o principal deles o alto uso da CPU e o alto uso de recursos. Felizmente, em qualquer caso em que Sysmain está agindo e causando danos ao invés de tornar as coisas mais fáceis e rápidas, ele pode ser desativado. A seguir estão os dois métodos diferentes que você pode usar para desativar o Sysmain no Windows 10:

Método 1: Desativar SysMain do Gerenciador de Serviços

A maneira mais simples de desabilitar o Sysmain em um computador Windows 10 é encontrar e desabilitar o serviço SysMain no Serviços Gerente. Para fazer isso, você precisa:

1. aperte o Logotipo do Windows chave + R para abrir um Corre diálogo.
  2. Tipo services.msc no Corre diálogo e pressione Entrar para lançar o Serviços Gerente.
  3. Percorra a lista de todos os Serviços no seu computador, localize o SysMain serviço e clique duas vezes nele para abrir seu Propriedades .

Sysmain - Serviços

4. Clique em Pare para parar imediatamente o Sysmain serviço.
  5. Abra o menu suspenso localizado diretamente ao lado do Tipo de inicialização: opção e clique em Desativado .

Desativando SysMain

6. Clique em Aplique e então em Está bem . Agora Reiniciar seu computador.

Quando o computador for inicializado, o SysMain terá sido desativado permanentemente.

Método 2: Desative o SysMain no Editor do Registro

E se Método 1 , por algum motivo, não funciona para você ou se você não se sentir totalmente confortável usando o Serviços gerenciador, você também pode desativar o Sysmain fazendo uso de suas entradas de registro, que você pode acessar através do Editor de registro . Para desativar o SysMain no Windows 10 usando este método, você precisa:

1. aperte o Logotipo do Windows chave + R para abrir um Corre diálogo.
  2. Tipo regedit no Corre diálogo e pressione Entrar para lançar o Editor de registro .
  3. No painel esquerdo do Editor de registro , navegue até o seguinte diretório:
    HKEY_LOCAL_MACHINE > SISTEMA > CurrentControlSet > Ao controle > Gerente de Sessão > Gestão de Memória
  4. No painel esquerdo do Editor de registro , Clique no PrefetchParameters sub-chave sob o Gestão de Memória para ter seu conteúdo exibido no painel direito.
  5. No painel direito do Editor de registro , localize um valor de registro intitulado EnableSysmain . Se esse valor não existir, clique com o botão direito no PrefetchParameters sub-chave no painel esquerdo, passe o mouse sobre Novo e clique em Valor DWORD (32 bits) , e nomeie o novo Valor DWORD (32 bits) ' EnableSysmain '

Habilitar SysMain

6. Clique com o botão direito no EnableSysmain valor do registro no painel direito e clique em Modificar… .
  7. Substitua o que estiver no Dados do valor: campo do EnableSysmain valor de registro com 0 e clique em Está bem . EnableSysmain pode ter os seguintes valores:
    0 - para desabilitar Sysmain
    1 - para ativar a pré-busca quando o programa é lançado
    2 - para ativar a pré-busca de inicialização
    3 - para permitir a pré-busca de tudo
  8. Feche o Editor de registro e reiniciar seu computador.

Quando o seu computador inicializar, o Sysmain terá sido desabilitado com sucesso, então você pode ir em frente e ver se qualquer objetivo para o qual desabilitou o Sysmain foi alcançado.