Como bloquear vários arquivos em um firewall do Windows

Um firewall é um software ou hardware que verifica as informações provenientes da Internet ou de uma rede e, em seguida, as bloqueia ou permite que passem para o seu computador, dependendo das configurações do firewall. Um firewall pode ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados (como worms) tenham acesso ao seu computador por meio de uma rede ou da Internet. Um firewall também pode ajudar a impedir que seu computador envie software malicioso para outros computadores.

A mesma coisa ocorre no Firewall do Windows. Alguns aplicativos precisam se conectar à Internet de vez em quando. No entanto, o firewall tem controle sobre quais arquivos .exe e .dll em seu PC podem se conectar à rede, seja uma rede de domínio, uma rede pública ou uma rede privada. Por padrão, todos os arquivos .exe e .dll do aplicativo são bloqueados no firewall. Se um arquivo .exe não for permitido no firewall do Windows, ele não poderá se comunicar pela rede. Isso inclui jogos que você pode jogar na Internet ou em uma conexão de rede. Para definir suas preferências de firewall do Windows, você pode: Pressione Chave do Windows + R , tipo firewall.cpl e pressione Enter e, na janela que aparecer, clique em “permitir um programa ou recurso pelo firewall do Windows”. Aqui, você pode alterar quais programas são permitidos e adicionar novos arquivos executáveis.

No entanto, quando você precisa bloquear ou desbloquear mais de um arquivo .exe, e mais ainda, em mais de um PC (ou se estiver desenvolvendo um aplicativo que precisa de permissão de firewall), você encontrará o trabalho repetitivo de esgotamento de energia. Neste artigo, mostraremos como bloquear e desbloquear vários arquivos .exe que estão na mesma pasta. Para fins de demonstração, vamos assumir que a pasta de arquivos do programa é nossa pasta de destino.

É recomendável primeiro fazer um backup da política atual do Firewall do Windows caso algo dê errado. Para fazer isso: Pressione Chave do Windows + R para abrir executar, digite wf.msc e pressione Enter para abrir Firewall do Windows com Segurança Avançada . ’No painel mais à direita, clique em‘ Exportar política ’e salve o arquivo. Se algo der errado, você pode importar esta política.

Bloquear e desbloquear arquivos .exe do firewall usando um arquivo em lote

Por meio do netsh (uma ferramenta de script que permite que os prompts de linha de comando modifiquem as configurações de rede), você pode usar os prompts de linha de comando para alterar as configurações do firewall, permitindo assim que você bloqueie ou desbloqueie arquivos .exe ou .dll. Como o firewall determina as conexões de entrada e saída, temos que desabilitar as direções de entrada e saída de nossos arquivos. Para fazer isso:

1. Abra o bloco de notas e copie o script abaixo. Salve-o como um arquivo de extensão .bat.
  2. Esta é a versão básica do script para alterar as configurações do firewall: Você pode definir a pasta de destino de acordo. Substitua o caminho “C: Arquivos de programas (x86) Pasta de teste ” com o caminho onde estão os arquivos exe. para %% G in (“C: Arquivos de programas (x86) Test Folder *. exe”) faça ( netsh advfirewall firewall add rule name = ”Blocked With Batchfile %% G” dir = in action = block program = ”%% G” enable = yes profile = any
    netsh advfirewall firewall add rule name = ”Bloqueado com Batchfile %% G” dir = out action = block program = ”%% G” enable = yes profile = any

)

3. O nome da regra é o nome que seu arquivo exibirá nas configurações do firewall, que neste caso é “Bloqueado com Batchfile”

1. Você também pode baixar este script avançado , que pode pesquisar arquivos exe e adicioná-los à lista de bloqueios do Firewall. Coloque o arquivo baixado na pasta (origem) de onde os arquivos exe devem ser verificados e bloqueados.
  2. Clique com o botão direito no script e clique em ‘Executar como administrador’ ou abra prompt de comando como administrador, navegue até a pasta onde o arquivo está localizado e execute-o digitando exeblocker.bat
  3. Seus arquivos exe serão bloqueados no firewall do Windows. Você pode verificar isso indo para a janela ‘Firewall do Windows com segurança avançada’: Pressione e segure Chave do Windows + R , tipo wf.msc e pressione Enter.
  4. Para permitir arquivos exe por meio do Firewall do Windows, apenas encontre a frase action = block no script e substitua-a por action = allow.
  5. Para permitir / bloquear arquivos .dll por meio do Firewall do Windows, basta localizar a frase * .exe no script e substituí-la por * .dll

Você também pode querer explorar as opções de um aplicativo de terceiros para adicionar arquivos .exe e .dll; isso inclui o Windows Firewall Controller para download em aqui ou TinyWall disponível aqui .