Como executar um teste de estresse de CPU usando Prime95



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Um teste de estresse da CPU é uma análise completa conduzida para medir a estabilidade de um computador para fins informativos ou para determinar se ele deve ou não ser overclockado e em que grau ele pode ser overclock. Os testes de estresse são incrivelmente precisos e interessantes quando se trata de determinar o quão estável e livre de erros um computador realmente é. Existem vários utilitários de teste de estresse de computador diferentes por aí, mas Prime 95 - que era uma peça de freeware originalmente projetada para encontrar os números primos de Mersenne - é o mais usado e mais preciso.



Prime95 é um programa de teste de estresse da CPU. Ele testa o seu computador quanto a problemas de estabilidade, forçando a CPU até o limite máximo. O Prime95 é executado indefinidamente e apenas termina um teste de estresse quando encontra um erro e informa ao usuário que o sistema pode estar instável. A outra opção é, obviamente, interromper o teste de estresse Prime95 se você achar que ele foi executado por um período de tempo suficiente.



Dicas

  • Não execute o Prime95 com qualquer outro programa de teste de estresse. Prime95 é suficiente e deve ser usado com outros programas de teste de estresse
  • Se você tiver o Hyper Threading em um chip Intel, será necessário executar 2 instâncias do Prime95. Isso ocorre porque uma instância do Prime95 não será capaz de detectar a falha / instabilidade. Você pode executar 2 instâncias do Prime95 instalando o Prime95 em outra pasta e executando-o após a primeira. Você também pode criar um atalho do Prime95 na área de trabalho e fazer o seguinte: Clique com o botão direito Atalho > Selecione Propriedades > Tipo -A1 no final do endereço no campo Destino. Certificar-se de que -A1 está fora do parêntese.

Estresse FPU

Basicamente, o Prime95 testa sua CPU para a quantidade máxima de estresse de FPU que ela pode suportar. FPU significa Unidade de Ponto Flutuante. Quase todos os computadores hoje em dia possuem um chip FPU ou coprocessador que tem o único propósito de realizar diferentes cálculos.



Testes de Tortura

A primeira coisa que você notará ao selecionar o tipo de teste de tortura são os nomes das opções que contêm os FFTs. Basicamente, FFT significa Fast Fourier Transform. Resumindo, é um algoritmo usado no Prime95 para encontrar o quadrado de grandes números. Como o Prime95 submete o seu computador a um teste matemático muito difícil e rigoroso, os algoritmos FFT são usados ​​para fins de cálculo.

Você verá um total de 4 opções para escolher. 3 das opções serão configurações pré-definidas e 4ºum será a opção personalizada. As 3 configurações pré-definidas serão

  • FFTs pequenos
  • FFTs grandes no local
  • Mistura



FFTs pequenos

A descrição de Small FFTs na caixa de diálogo diz estresse máximo de FPU, os dados se encaixam no Cache L2 e na RAM não testada. Essa é a configuração de Small FFTs. Se você selecionar esta configuração, o Prime95 selecionará um tamanho de FFT que seja adequado para seu cache CPY L2. Como este FFT é pequeno e cabe no cache da CPU, isso resultará em quase nenhum ou poucos acessos à memória principal.

FFTs grandes no local

Esta configuração, como o nome sugere, usa grandes FFTs. Ao contrário dos FFTs pequenos, esses FFTs grandes não cabem no cache da CPU, por isso resultarão em muitos acessos à memória principal quando comparados aos FFTs pequenos. No entanto, ele não acessa muito a memória principal em geral, principalmente porque acessa as mesmas partes da RAM repetidamente.

Mistura

O modo de mesclagem mistura FFTs pequenos e FFTs grandes. Isso significa que ele selecionará tamanhos FFT pequenos e grandes. Os pequenos tamanhos de FFT testarão mais sua CPU (assim como os pequenos FFTs) e grandes tamanhos de FFT não serão suficientes para o cache da CPU, então eles usarão a memória também. Portanto, é óbvio que com o modo Blend você testará sua CPU e RAM também.

Quando você seleciona a configuração do Blend, ela seleciona toda a sua RAM para teste. Isso ocorre porque os grandes tamanhos de FFT no modo de mesclagem não estão no local, de modo que as mesmas porções de RAM não serão acessadas continuamente. Visto que o teste de combinação usa toda a RAM, uma falha neste teste (e não em outros) é um indicador sólido de uma RAM ruim.

Problema com a mistura

O teste de mistura aloca FFTs grandes e alguns desses tamanhos grandes podem não ser suficientes para sua RAM física também. Isso faz com que seu computador mude para a memória virtual, que basicamente usa o disco rígido como uma RAM e muitos acessos ao disco rígido. Como o tempo de leitura do disco rígido é muito maior do que o da memória ou cache, isso não é uma coisa boa. Isso é ruim porque o teste foi projetado para verificar sua CPU sob estresse e sua CPU ficará ociosa enquanto aguarda o disco rígido acessar os dados.

Nota: Você pode verificar se a sua CPU está totalmente utilizada durante o modo Blend através do gerenciador de tarefas.

Solução

Uma boa solução para este problema é limitar o tamanho da memória que o Prime95 pode usar. Uma vez que o problema ocorre porque os tamanhos de FFT são tão grandes que nem podem ser armazenados na RAM, limitar o tamanho da RAM à sua RAM real resolverá o problema. Então, abra a caixa de diálogo que pede para você selecionar as configurações de teste. Certifique-se de ter selecionado a opção Blend e, em seguida, selecione a opção Custom. Na opção Custom, você verá uma opção chamada “Memory to use”. Insira o tamanho da RAM física real (em MBs) que você possui e execute o teste.

personalizadas

Você também tem a opção Custom no Prime95. Esta opção permite que você brinque com alguns dos parâmetros dos testes e permite que você faça seu próprio teste. Aqui estão os parâmetros que podem ser ajustados nesta opção

Tamanho mínimo de FFT (em K): Este é o tamanho mínimo dos FFTs. Você definirá o limite inferior dos tamanhos de FFT que o Prime95 usará. Lembre-se de que o número inserido não terá o mesmo tamanho exato, mas será multiplicado por 1024. Portanto, insira os números de acordo.

Tamanho máximo de FFT (em K): Isso definirá o limite superior dos tamanhos FFT. O Prime95 usa os limites mínimo e máximo para percorrer todos os FFTs dentro desse intervalo.

Nota: Prime95 não pode passar por tamanhos totalmente personalizados. Ele tem sua própria lista de tamanhos que pode usar. Portanto, quando você definir um intervalo inserindo números nos campos mínimo e máximo, o Prime95 percorrerá todos os números que ficarão dentro do intervalo determinado. Portanto, mantenha a lista em mente ao entrar nos limites. Aqui esta a lista

8, 10, 12, 14, 16, 20, 24, 28, 32, 40, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 160, 192, 224, 256, 320, 384, 448, 512, 640, 768, 896, 1024, 1280, 1536, 1792, 2048, 2560, 3072, 3584 e 4096.

O Prime95 irá travar se os números inseridos não forem desta lista. Portanto, certifique-se de que os números inseridos sejam desta lista.

Execute FFTs no local: Esta opção, se marcada, força o Prime95 a usar a mesma parte da RAM repetidamente. Esta parte da RAM será selecionada com base nos requisitos dos cálculos, mas a mesma parte será substituída para cada cálculo. Se esta opção não estiver marcada, o Prime95 usará toda a RAM para seus cálculos.

Memória para usar (em MB): Esta opção estará disponível se a opção Executar FFTs no local estiver desabilitada. Esta opção define o tamanho da RAM a ser usada para cálculos.

Tempo para executar cada tamanho de FFT (em minutos): Esta opção define o tempo que o Prime95 deve gastar em um único FFT até que passe para o próximo.

Por quanto tempo devo executar o Prime95?

Idealmente, você deve executar o Prime95 por 24 horas. 24 horas é visto como um período de tempo suficiente e confiável para garantir que nada seja esquecido pelo Prime95. Mesmo que o seu PC não tenha travado ou apresentado um erro após 12 horas, isso não significa que não falhará às 18ºhora. Muitos usuários viram seus sistemas falharem aos 18ºou 20ºhora. O período de 24 horas é selecionado com base em que é a quantidade de tempo suficiente para executar todos os FFTs. Obviamente, depende do usuário, mas recomendamos que você execute o Prime95 por 24 horas.

Qual opção selecionar?

A opção de grandes FFTs no local é a que mais sobrecarrega sua CPU. Isso ocorre principalmente porque os FFTs de grande tamanho forçam muitos acessos à memória. Embora seja um teste no local que usa a mesma porção da RAM para cada cálculo, os acessos são mais rápidos e a CPU não precisa esperar pelos acessos tanto quanto na configuração do Blend.

A configuração Blend vem em segundo lugar quando se trata de sobrecarregar a CPU. Ele fica um pouco atrás dos grandes FFTs no local porque sua CPU tem toda a RAM (e o disco rígido nos piores casos), o que significa que pode ter que esperar pelos acessos de RAM. Porém, como o teste de combinação acessa toda a RAM, uma falha no teste na configuração de combinação indicará um problema com a RAM. Mas, tenha em mente que o Prime95 não é um testador de RAM. É um testador de estresse da CPU. Uma falha de teste no Blend não significa necessariamente um problema de RAM. É um indicador de que pode haver um problema de RAM. Portanto, é recomendável verificar sua RAM com um programa de teste de memória adequado.

Os pequenos FFTs estão por baixo quando se trata de sobrecarregar a CPU. Não faz muitos acessos à RAM e não sobrecarrega a CPU em seu máximo.

Nota: Chips são conhecidos por ficarem muito quentes quando estão estressados ​​e realizando muitos cálculos. Portanto, se um chip estiver muito quente, geralmente significa que ele está muito estressado. Você pode verificar o quanto de estresse cada uma dessas configurações coloca em sua CPU, observando também a temperatura da CPU.

A maioria das pessoas prefere a configuração Blend principalmente porque ela verifica tanto sua RAM quanto sua CPU. No entanto, como mencionado acima, o Prime95 não é um verificador de RAM, então não considere a configuração do Blend como um teste de RAM adequado. Recomendamos o uso da configuração de FFTs grandes no local porque ela sobrecarrega mais a CPU. A configuração do Blend também é uma configuração muito razoável para teste de estresse, mas sempre tem algumas chances de bagunçar os resultados (consulte a seção de configuração do Blend acima). Alguns iniciantes podem perder esse aspecto do teste de estresse. Mas, a escolha é sua. A opção que melhor lhe convier. Cada uma dessas opções tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Como usar o Prime95?

Ir aqui e baixe a versão relevante do Prime95 para o computador que você deseja testar. Descompacte a pasta compactada, abra-a e execute o arquivo chamado prime95.exe. Quando o programa iniciar, clique em Apenas teste de estresse .

prime95

Selecione os Tamanho FFT configuração que deseja usar e clique em Está bem para iniciar o teste de estresse. Se você não vir uma tela com os tipos de teste de tortura, clique em Opções e selecione Teste de tortura ...

Quando o teste começa, Prime95 irá abrir um thread de trabalho para cada CPU lógica que o computador que está sendo testado possui. Esses threads atualizarão continuamente as informações de teste para cada CPU lógica em tempo real. E se Prime 95 encontrar um erro ao testar qualquer CPU lógica, todas as threads de trabalho serão interrompidas e a thread da CPU lógica na qual o programa encontrou um erro indicará que uma falha de hardware foi detectada. Você pode aprender mais sobre os erros do Prime95 teste de estresse aparece no TXT arquivo que o programa cria.

2015-12-05_123159

Se nenhum erro for detectado, o Prime95 o teste de estresse continuará a ser executado pelo tempo que você quiser. Para encerrar o teste a qualquer momento, tudo o que você precisa fazer é clicar em Teste na barra de ferramentas da janela na parte superior e clique em Pare… no menu contextual.

E se o seu teste falhar?

Quando você executa o Prime95, pode haver dois resultados. A primeira é que seu Prime95 funciona bem e seu computador não falha no teste de estresse. Isso é muito bom e você pode voltar ao seu computador normal usando a rotina. O segundo caso é que seu computador falhou no teste. Nesse caso, existem algumas coisas que você pode fazer.

Verifique sua RAM

Se o teste falhou no teste de estresse de FFTs pequenos, a RAM não está no topo da lista de suspeitos. Se o teste falhou em qualquer uma das outras duas configurações, recomendamos testar sua RAM com um bom programa de teste de memória. Você pode usar qualquer programa que quiser, mas se não tiver certeza, recomendamos o Memtestx86. Mesmo que o seu computador falhe no pequeno teste de FFTs, recomendamos o uso de um programa verificador de memória apenas para ter certeza sobre a RAM. Se você não tiver um programa verificador de memória, clique em aqui e siga as etapas do método 1. É nosso próprio guia que ajuda você a usar o Memtestx86 por meio de um guia passo a passo.

Se você está se perguntando por que a verificação de RAM é mais importante em configurações de FFTs no local ou Blend, é porque esses dois testes acessam a RAM muito mais vezes do que o teste de FFTs pequenos. Portanto, uma falha nesses testes tem uma alta probabilidade de ser causada pela RAM.

Problemas de calor

Às vezes, seu PC pode falhar no teste, travar ou desligar devido a superaquecimento. Isso geralmente acontece em testes de FFTs grandes, mas também pode acontecer em outros testes. FFTs grandes causam isso mais porque eles sobrecarregam sua CPU. Como mencionado acima, sobrecarregar sua CPU fará com que ela superaqueça e, se seu computador não tiver sistemas de resfriamento adequados, também pode causar esse problema. Até mesmo uma limpeza de poeira da placa-mãe pode causar uma grande diferença na queda de calor. Portanto, tente limpar o computador, verifique se o ventilador está funcionando e se os sistemas de resfriamento adequados estão instalados. Além disso, verifique seu dissipador de calor também.

Existem também vários programas de monitoramento de temperatura que você pode usar para monitorar a temperatura do seu sistema. O SpeedFan é um desses programas bastante precisos e está sendo usado por muitos profissionais.

Fonte de energia

Embora raro, mas não impossível, é que a falha pode ser por causa da fonte de alimentação. Muitas vezes quando sua CPU está sobrecarregada ou utilizada em sua capacidade máxima, isso pode fazer com que sua fonte de alimentação aqueça. As fontes de alimentação podem cair sua tensão quando superaquecem, o que pode causar essa falha. Nesse tipo de caso, seu computador travará ou travará. No entanto, certos erros também podem aparecer se a falha for causada pela fonte de alimentação.

Você não experimentará isso no uso regular, principalmente porque as CPUs não são utilizadas 100%, especialmente se você usar o computador para tarefas que não exijam muita CPU. No entanto, se você joga videogames em 3D com uma placa de vídeo de última geração sem enfrentar esse tipo de problema, sua fonte de alimentação não é o suspeito. Isso ocorre porque uma placa de vídeo consome muita energia durante um jogo 3D e se fosse um problema com a fonte de alimentação, você teria notado isso ao jogar um jogo 3D de última geração.

Se você não executa nenhuma tarefa 3D altamente intensiva, não tem uma placa de vídeo ou experimentou isso durante jogos 3D, vale a pena verificar a fonte de alimentação. A solução para isso é, infelizmente, substituir a fonte de alimentação. Você pode tentar uma fonte de alimentação de outro PC apenas para ter certeza se o problema realmente está relacionado à fonte de alimentação ou não. Se a outra fonte de alimentação funcionar bem, compre uma nova para o seu sistema.

Outras opções

Infelizmente, se o problema não estiver relacionado à RAM ou a uma das outras coisas mencionadas acima, é muito difícil apontar o problema exato. Prime95 geralmente irá apontar para o módulo que causou a falha, mas se não o fez, é uma tarefa muito cansativa localizar o problema.

Nesse tipo de cenário, suas opções são começar a verificar cada seção uma por uma. Isso ocorre porque uma falha no teste de estresse da CPU não é necessariamente causada pela CPU. Pode haver outras coisas indiretamente causando essa falha, como problemas térmicos (conforme mencionado acima). Você pode verificar as configurações do BIOS e ajustar as voltagens, velocidade, multiplicadores e várias outras coisas da CPU e verificar se essas configurações resolvem o problema. Aumentar os volts da RAM ou diminuir sua velocidade também são uma opção para você. Muitas pessoas resolvem o problema sobrecarregando a RAM. Se você não conhece essas opções ou não brincou com essas configurações, recomendamos que você obtenha a ajuda de um especialista em TI porque essas configurações, se feitas incorretamente, podem queimar sua CPU ou causar muitos problemas sérios.

12 minutos lidos