Helio P90 anunciado pela Mediatek - Um SoC Premium com tecnologia de IA

Android / Helio P90 anunciado pela Mediatek - Um SoC Premium com tecnologia de IA 2 minutos lidos

Mediatek anuncia o P90 | Fonte: Venture Beat

Ouvimos falar de muitos novos lançamentos de SoC nas últimas semanas, com a Qualcomm lançando o Snapdragon 855 e a Huawei lançando o Kirin 980 (no início deste ano), ambos baseados no processo de fabricação de 7 nm. Estávamos esperando um novo SoC da Mediatek também, devido ao fato de que os OEMs estão fazendo a transição para o processo de fabricação de 7 nm, e hoje a MediaTek anunciou o Helio P90.

Sob o capô

Surpreendentemente, o Helio P90 não é baseado no processo de fabricação de 7 nm, ao contrário da maioria dos SoCs recentes lançados no segmento premium, o que é bastante decepcionante. O chip é feito no processo de fabricação de 12nm, com núcleos Cortex-75 funcionando a até 2,2 GHz e seis núcleos A55 a 2,0 GHz, ambos sucessores dos núcleos A75 e A73 presentes no P60 / 70. O processador é um rival do Snapdragon 855 de 7 nm, o SoC lançado recentemente pela Qualcomm que usa quatro núcleos grandes, um rodando até 2,84 GHz e três a 2,42 GHz, e quatro núcleos do A55 a 1,80 GHz.

O recurso mais notável é a mudança na configuração do núcleo. Anteriormente, a Mediatek usava a configuração 4 + 4, mas agora mudou para a configuração 6 + 2 que vemos nos chips Snapdragon 670 e 710 da Qualcomm. A GPU recebe uma atualização de tamanho duplo em comparação com o P70, que inclui matrizes de multiplicação-acumulação para executar trabalhos de aprendizado de máquina junto com um acelerador de IA adicionado. Em conectividade, o P90 suporta LTE Categoria 13 com agregação de portadora 3 × (CA) acima de Cat 7 com 2 × CA, reivindicando downloads de até 600 Mbits / s. Ele também oferece suporte a 802.11ac Wi-Fi com 2 × 2 MIMO.

Por falar no aspecto de IA, o SoC também possui alguns recursos notáveis ​​nesse segmento. “Helio P90 se concentra em melhorias de IA que irão aumentar tudo, desde a captura de fotos e vídeos até o reconhecimento de objetos e computação geral. Usando uma arquitetura de fusão de AI, a APU de segunda geração da MediaTek adiciona um mecanismo de inferência personalizado para auxiliar o Tensilica DSP encontrado no Helio P70 anterior. Coletivamente, os processadores AI do P90 prometem 1127 GMACs (giga multiplica-se acumulam por segundo) de poder de computação, acima de 240 GMACs no P70, ou desempenho de AI 4,6 vezes maior do que o P70. ”, Como Venture Beat relatórios.

Como afirma a MediaTek, a IA 'permitirá o desbloqueio facial seguro, avatares de RA de corpo inteiro, redução de ruído 4 vezes mais rápida para fotografias com pouca luz, embelezamento facial em tempo real durante as gravações de vídeo, consciência ambiental inteligente para exposições fotográficas aprimoradas e a capacidade para processar uma única imagem de 48 megapixels ou duas câmeras de 24 + 16 megapixels sem perder o ritmo ”.

Desempenho de IA do P90 | Fonte: GSMArena

Nossos pensamentos

Embora as especificações pareçam muito interessantes, ainda foi um lançamento realmente desanimador da MediaTek. O P90 vai contra o Snapdragon 670/710 e 675, que são baseados em 10nm LPP e 11nm LPP em comparação com o P90's 12FFC, o que dá aos Snapdragon SoCs uma vantagem. Além disso, falta-lhe a mais recente CPU Cortex A76 da Arm, que está presente em seus concorrentes. O Helio P90 já está disponível para parceiros e será visto em dispositivos no final do primeiro trimestre de 2019. A MediaTek também revelou que lançará seu SoC pronto para 5G em fevereiro, no Mobile World Congress 2019.