Correção: Erro de Restauração do Sistema 0x80070091



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O recurso Restauração do sistema do Windows permite que você volte a qualquer momento de sua escolha, desde que você tenha criado um ponto de restauração do sistema. É uma forma de fazer um plano de backup caso algo dê errado com seu computador. Mas o processo de restauração do sistema nem sempre ocorre tão bem quanto se esperava. Às vezes, você pode ver um erro como este:



A Restauração do sistema falhou ao restaurar o diretório do ponto de restauração.



Fonte: AppxStaging



Destino:% ProgramFiles% WindowsApps

Ocorreu um erro não especificado durante a Restauração do sistema. (0x80070091)

O erro é mostrado durante o processo de restauração do sistema (quando você tenta restaurar o computador a um ponto anterior) e impede que você execute uma restauração do sistema com êxito.



O erro é causado por algum problema com a pasta WindowsApps. O código de erro 0x80070091 basicamente significa que o diretório de destino não está vazio. Então, durante o processo de restauração do sistema, há uma pasta no WindowsApps que deveria estar vazia, mas não está. Isso pode ser devido a um antivírus bloqueando o processo ou às configurações de sincronização. Mas como isso está acontecendo com as versões mais recentes do Windows 10, não podemos ter certeza do que exatamente está causando o problema.

A solução usual seria simplesmente excluir ou renomear a pasta WindowsApps, mas a pasta só pode ser acessada por meio do TrustedInstaller. Portanto, você não pode acessar ou modificar esta pasta. Neste artigo, tentaremos primeiro desinstalar todos os antivírus e tentar executar a Restauração do sistema sem que outros programas interfiram no processo. Se isso não resolver o problema, os próximos métodos serão acessar a pasta WindowsApps e renomeá-la para que o processo de restauração do sistema possa continuar.

Método 1: desinstalando aplicativos antivírus

A primeira coisa que você deve fazer é desinstalar qualquer antivírus que possa ter no seu computador. Os aplicativos antivírus interferem nesses processos e impedem que o seu computador execute uma restauração do sistema com êxito.

Embora você possa desinstalar o antivírus da janela Programas e Recursos do próprio Windows, isso geralmente deixa arquivos residuais que podem causar problemas mesmo se você desinstalar o antivírus. Portanto, é melhor usar uma ferramenta de terceiros chamada Revo Uninstaller que não apenas excluirá o aplicativo, mas também ajudará a limpar quaisquer arquivos residuais.

  1. Ir aqui e baixe o Revo Uninstaller. Você pode baixar a versão gratuita, o que será suficiente.
  2. Instale o Revo Uninstaller executando o arquivo exe que você acabou de baixar. Basta seguir as instruções na tela
  3. Uma vez instalado, execute o Revo Uninstaller
  4. Localize o antivírus que deseja desinstalar e selecione-o
  5. Clique Desinstalar . Selecione sim se Revo solicitar confirmação. Siga todas as instruções adicionais na tela que você possa ver
  6. Depois de desinstalado, você verá uma nova janela no Revo. Clique Avançado e selecione Varredura

  7. Aguarde a conclusão da varredura.
  8. Agora o Revo irá mostrar-lhe todos os arquivos residuais que encontrou
  9. Certifique-se de que todos os arquivos estejam selecionados (se não forem, selecione Selecionar tudo ) e pressione Excluir
  10. Clique Próximo

  11. Revo irá mostrar-lhe uma lista de arquivos de registro novamente, certifique-se de que todos eles estejam selecionados (se não forem, selecione Selecionar tudo ) e pressione Excluir
  12. Clique Terminar

Agora tente fazer a restauração do sistema novamente para ver se o problema foi resolvido.

Método 2: usando o ambiente de recuperação do Windows

A execução de uma restauração do sistema a partir do Ambiente de Recuperação do Windows também pode ser bem-sucedida, especialmente se for interrompida por causa de alguns outros programas.

  1. pressione janelas chave uma vez
  2. Selecione opção de poder
  3. Pressione e segure MUDANÇA chave e selecione Reiniciar

Assim que o computador for reiniciado, você será levado à tela do Ambiente de Recuperação do Windows com as opções Continuar, Solucionar problemas e Desligar o PC. Você pode navegar até a opção Restauração do sistema neste ambiente, seguindo as etapas fornecidas

  1. Clique Solucionar problemas
  2. Clique Opções avançadas
  3. Selecione Restauração do sistema

Agora o computador solicitará que você selecione o ponto de restauração do sistema. Selecione o ponto de restauração para o qual deseja ir e siga as instruções na tela a partir daí.

Método 3: restauração do sistema no modo de segurança

O Modo de segurança é um modo para Windows que executa apenas a interface minimalista com apenas os programas necessários. Dessa forma, você pode ter certeza de que nenhum outro programa como antivírus está interferindo na restauração do sistema.

  1. pressione janelas chave uma vez
  2. Selecione opção de poder
  3. Pressione e segure MUDANÇA chave e selecione Reiniciar
  4. Clique Solucionar problemas
  5. Clique Opções avançadas
  6. Selecione Opções de inicialização
  7. Selecione Reiniciar
  8. Agora seu sistema irá reiniciar e lhe dará várias opções para selecionar
  9. pressione F4 para correr Modo de segurança

Agora o seu computador entrará no Modo de Segurança, o que significa que apenas os programas necessários estarão em execução para que não haja interrupções. Agora execute uma restauração do sistema a partir deste modo de segurança, seguindo as etapas abaixo

  1. Aguarde janelas tecla e pressione R
  2. Tipo rstrui. Exe e pressione Entrar
  3. Clique Próximo
  4. Agora selecione o ponto de restauração que você deseja ir
  5. Clique Próximo então selecione Terminar

Agora aguarde a conclusão da restauração.

Método 4: Alterar a permissão do WindowsApps do modo de segurança

O problema pode ser resolvido excluindo ou renomeando a pasta WindowsApps. Mas a pasta WindowsApps não pode ser acessada e, portanto, modificada através do meu computador ou por qualquer outro meio regular. Portanto, neste processo, você usará o Prompt de Comando para executar alguns comandos que darão acesso à pasta WindowsApps para que você possa renomear a pasta WindowsApps.

  1. pressione janelas chave uma vez
  2. Selecione opção de poder
  3. Pressione e segure MUDANÇA chave e selecione Reiniciar
  4. Clique Solucionar problemas
  5. Clique Opções avançadas
  6. Selecione Opções de inicialização
  7. Selecione Reiniciar
  8. Agora seu sistema irá reiniciar e lhe dará várias opções para selecionar
  9. pressione F4 para correr Modo de segurança

Uma vez no modo de segurança, você precisa seguir as etapas abaixo

  1. Aguarde janelas tecla e pressione X
  2. Selecione Prompt de Comando (Admin)
  3. Digite as linhas abaixo e pressione Entrar depois de cada linha

cd C: Arquivos de programas

takeown / f WindowsApps / r / d Y

icacls WindowsApps / conceder “% USERDOMAIN% \% USERNAME%” :( F) / t

atrib WindowsApps -h

renomear WindowsApps WindowsApps.old

Basicamente, na primeira linha, você está indo para o diretório onde está a pasta WindowsApps. Quando você estiver lá, só então poderá fazer alterações.

Na segunda linha, você assumirá a propriedade da pasta WindowsApps como o usuário atual. Ao assumir a propriedade do WindowApps, você também assume a propriedade de todo o seu conteúdo. Você terá que esperar um pouco depois de executar este comando.

Na terceira linha, você está concedendo controle total sobre o diretório e, portanto, a pasta WindowsApps. Isso é necessário porque você precisa renomear a pasta WindowsApps. Você verá a mensagem “Arquivos xxxxx processados ​​com sucesso: Falha ao processar x arquivos”. Se tudo correr bem, você não verá nenhum arquivo processado com falha.

Na quarta linha, você está tornando a pasta WindowsApps desocultada. Porque se estiver oculto, você não será capaz de renomear a pasta

E, na última linha, você está simplesmente renomeando a pasta WindowsApps para WindowsApps.old. Você pode atribuir qualquer nome a ela, mas usar a palavra old o ajudará a lembrar qual é a pasta renomeada.

Feito isso, você poderá executar a Restauração do sistema com êxito. Depois de concluir as etapas acima, reinicie o computador e tente executar a Restauração do sistema novamente.

Método 5: renomeando a pasta WindowsApps com Process Hacker e Explorer ++

Embora o método 4 funcione perfeitamente, pode ser um pouco técnico demais para pessoas que não entendem de tecnologia. Portanto, este método usará aplicativos de terceiros como Process Hacker e Explorer ++ para obter acesso à pasta WindowsApps e renomeá-la. A única diferença é que você não precisa executar nenhum comando, então é um pouco simples.

Portanto, siga as etapas fornecidas abaixo

  1. Ir aqui e clique no botão de download para baixar o Process Hacker.
  2. Uma vez baixado, execute o arquivo de configuração do Process Hacker
  3. Clique em Avançar.
  4. Selecione Instalar. Deixe o local de instalação como está.
  5. Espere terminar

Ir aqui e baixe os arquivos zip do plugin TrustedInstaller x32 e x64 (clicando nos links). Estes são os plug-ins necessários para que o Process Hacker obtenha acesso à pasta WindowsApps.

  1. Abra o TrustedInstallerPlugin_x32 arquivo com Winzip
  2. Descompacte o arquivo dll (haverá apenas um arquivo nele) clicando em Descompactar
  3. Agora você precisa selecionar o local onde deseja descompactá-lo. Se você instalou o Process Hacker seguindo as etapas fornecidas acima, deve ser C: Users [nome do perfil] Downloads ProcessHackerPortable App ProcessHacker x86 plugins (substitua [nome do perfil] pelo nome do perfil do seu computador). Vá para este endereço.
  4. Clique Descompactar
  5. Agora abra o TrustedInstallerPlugin_x64 arquivo com Winzip
  6. Descompacte o arquivo dll (haverá apenas um arquivo nele) clicando em Descompactar
  7. Selecione o destino C: Users [nome do perfil] Downloads ProcessHackerPortable App ProcessHacker x64 plugins (substitua [nome do perfil] pelo nome do perfil do seu computador). Vá para este endereço
  8. Clique Descompactar

Ir aqui e baixe o Explorer ++. Escolha a versão adequada para sua versão do Windows. Baixe o arquivo e extraia-o em algum lugar onde você possa encontrá-lo facilmente.

  1. Agora execute o Process Hacker clicando com o botão direito e selecionando executar como administrador…
  2. Clique Hacker (botão de menu)
  3. Selecione Execute como instalador confiável ...

  4. Clique Squeaky toy
  5. Vá para o local onde você descompactou o Explorer ++
  6. Selecione Explorer ++
  7. Clique Abrir
  8. Clique Está bem

  9. Um novo Windows deve abrir
  10. Agora clique duas vezes Unidade C
  11. Duplo click Arquivos de Programas
  12. Localizar WindowsApps pasta e clique com o botão direito nela. Selecione Renomear

  13. Tipo WindowsApps. velho (ou o que você quiser) e pressione Entrar

Agora você renomeou a pasta WindowsApps e a Restauração do sistema deve funcionar bem agora. Feche todos os programas e janelas e tente restaurar o sistema.

Método 6: Renomeando WindowsApps usando Unlocker 1.9.2

Unlocker é outra ferramenta de terceiros que pode ser usada para acessar arquivos e pastas que só podem ser acessados ​​com TrustedInstaller. Se os métodos 4 e 5 não funcionaram ou você não se sente confortável em usá-los, você pode seguir este método, que é muito mais fácil e requer apenas uma ferramenta de terceiros.

Você usará o Unlocker para acessar a pasta WindowsApps e renomeá-la. Depois de renomeado, você poderá facilmente executar a Restauração do Sistema.

Ir aqui e baixe a ferramenta Unlocker clicando no link chamado Download @ MajorGeeks. Depois de fazer o download, siga as etapas abaixo.

  1. Execute o instalador
  2. Clique Próximo
  3. Clique Concordo
  4. Clique Opção avançada
  5. Desmarque Instale a barra de ferramentas Delta

  6. Clique Próximo
  7. Clique Próximo novamente
  8. Selecione Instalar

Agora aguarde a instalação terminar e clique em Concluir

  1. Agora espera Chave do Windows e pressione É
  2. Tipo C: Arquivos de programas na barra de endereço localizada na parte superior central e pressione Entrar
  3. Clique Visão
  4. Marque a opção Itens Escondidos (se ainda não estiver marcado)
  5. Agora você deve conseguir ver a pasta WindowsApps
  6. Clique com o botão direito WindowsApps pasta e selecione destravador

  7. Clique sim se pede permissões
  8. Selecione Renomear no menu suspenso
  9. Agora digite WindowsApps. velho (ou o que você quiser) e selecione Está bem

  10. Clique sim se pedir para renomeá-lo novamente na próxima reinicialização
  11. Selecione Está bem novamente

Agora reinicie o computador e execute a Restauração do sistema. Agora você deve conseguir executar uma restauração do sistema com êxito.

Método 7: desative as configurações de sincronização

Embora raramente, desligar as configurações de sincronização também resolve o problema com a Restauração do sistema.

  1. pressione janelas chave uma vez
  2. Selecione Configurações
  3. Selecione Contas
  4. Selecione Sincronize suas configurações
  5. Desligar Configurações de sincronização

Agora feche as janelas de configurações e reinicie o computador. Verifique se você pode executar a restauração do sistema com êxito.

8 minutos lidos