Correção: não foi possível abrir o arquivo / var / lib / dpkg / status

Você pode receber um erro desagradável “não foi possível abrir o arquivo / var / lib / dpkg / status” ou algo semelhante se você estiver fuçando no diretório / var / lib / dpkg / e limpando as coisas como usuários root. A maioria dos arquivos localizados em / var, de acordo com o Linux Filesystem Hierarchy Standard, são temporários e mudam durante a operação. No entanto, isso não significa que eles precisam ser limpos da mesma forma que o cache do navegador da Web precisa ser limpo.

Uma vez que a maioria dos usuários de Linux não precisa fuçar por aqui, a boa notícia é que você provavelmente não vai entender isso quase nunca. Aqueles que estão em distribuições que não usam apt-get, como Fedora ou Arch, também não receberão esse erro, pois é totalmente específico para aquele gerenciador de pacotes. No entanto, se você está lidando com isso, continue lendo.

Método 1: consertando um erro aparentemente aleatório, não foi possível abrir o arquivo / var / lib / dpkg / status

Se esse erro aparecer do nada, digite ls / var / lib / dpkg / status na linha de comando e dê uma olhada na saída.

Você também pode querer usar um gerenciador de arquivos gráfico para o navegador e dar uma olhada.

Certifique-se de ver um arquivo de status nos resultados. Normalmente, você receberá apenas uma linha que lê / var / lib / dpkg / status sem nada mais depois dela, antes de retornar diretamente ao prompt. Se for esse o caso, então você tem um arquivo lá e deve estar bem. Feche todos os programas em que estava trabalhando após salvar e reinicie.

Assim que você estiver de volta, digite sudo apt-get update Seguido por sudo apt-get upgrade no terminal e siga as instruções. Provavelmente, sua senha de administrador será solicitada, mas assim que ela for atualizada, você ficará bem. Você vai querer ficar atento para quaisquer erros estranhos.

Se o arquivo não estava lá, você terá que tomar algumas decisões.

Método 2: recriando / var / lib / dpkg / status

Alguns usuários recuperam todos os seus dados importantes neste ponto, antes de reinstalar o Linux. Você poderia fazer isso, mas pode haver uma maneira de salvar as coisas primeiro. Há uma cópia de backup de / var / lib / dpkg / status que é feita automaticamente e, com sorte, não passou muito tempo desde que você recebeu o erro que causou a falta de sincronia.

Tente correr sudo cp / var / lib / dpkg / status-old / var / lib / dpkg / status no terminal. Se isso não mostrar um erro, você pode ver se isso corrigiu o problema. Isso restaura a cópia de backup mais recente do arquivo de status, mas, infelizmente, se estiver muito desatualizado, você ainda pode estar em apuros. No entanto, você pode reiniciar e executar sudo apt-get update Seguido por sudo apt-get upgrade para ver quais tipos de erros de dependência acabam surgindo para você. Na melhor das hipóteses, você não terá nenhum e apenas poderá continuar trabalhando com seu sistema novamente como normal.

Você também pode tentar reconstruir a lista de status. Tipo sudo touch / var / lib / dpkg / status para criar um arquivo vazio como o usuário root e, em seguida, tente sudo apt-get install lista longa do terminal. Existem alguns scripts que fazem isso automaticamente, mas é essencialmente a mesma coisa e vem sem os perigos de executar um script potencialmente desatualizado em sua máquina. Esteja avisado de que você precisará se lembrar do que tem em seu sistema para que isso funcione, e o software solicitará que você se lembre.

Você também pode tentar ls /var/backups/dpkg.status* e veja quais existem que você pode querer usar para isso.

Dê uma olhada na lista que surge quando você executa isso. Se você vir um que não está compactado, tente sudo cp /var/backups/dpkg.status.0 / var / lib / dpkg / status e veja se isso resolve as coisas. Você sempre pode copiar um dos outros e executar o comando gunzip nele para descompactá-lo. No entanto, tenha em mente que quanto mais você voltar, maior será o risco de atualizar um arquivo obsoleto que causaria dependências quebradas