Correção: o CHKDSK não pode continuar no modo somente leitura



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

o “O CHKDSK não pode continuar no modo somente leitura” erro geralmente é encontrado por usuários após tentarem executar um CHKDSK comando na unidade do sistema operacional (C: /) ou uma unidade externa. Esse problema específico geralmente ocorre devido a uma proteção contra gravação, se o disco for somente leitura ou porque a unidade em questão está sendo verificada de maneira semelhante por um programa diferente.



O que é CHKDSK?

CHKDSK é um comando da linha de comando do Windows usado para executar o utilitário conhecido como Verifique o disco. O principal objetivo do utilitário Check Disk é garantir que os arquivos do computador e o sistema de arquivos estejam em uma ordem lógica. Além disso, ele também verifica o disco físico para ver se ele contém algum setor danificado. No caso de encontrar setores danificados, o utilitário tentará automaticamente recuperar os dados deles (desde que o comando correto seja fornecido).



Corrigindo o erro “não é possível continuar no modo somente leitura”

Se você está lutando contra esse problema específico, há duas maneiras que o ajudarão a contornar o “Não pode continuar no modo somente leitura” erro. Siga os dois métodos abaixo em ordem. Se o chkdsk programado falhar, vá para baixo para Método 2 e siga as etapas para executar o Verificar disco utilidade de Opções de recuperação.



Método 1: Agendar um CHKDSK na reinicialização

Se você estiver verificando uma partição do sistema, há uma grande chance de ver o “Não pode continuar no modo somente leitura” erro porque o disco está sendo usado por outro programa. Se for esse o caso, o problema pode ser contornado agendando um CHKDSK verificar na reinicialização. Isso iniciará uma varredura do utilitário Check Disk antes que outro programa tenha a chance de usar a unidade em questão.

Siga as etapas abaixo para agendar uma verificação chkdsk na reinicialização:

  1. Abra um Prompt de Comando elevado acessando a barra inicial (canto inferior esquerdo) e procurando por “Cmd “. Assim que encontrar Prompt de comando , clique com o botão direito na entrada e escolha Executar como administrador.
  2. Se solicitado pela janela do UAC, pressione sim para lançar o elevado Prompt de comando .
  3. No prompt de comando elevado, digite “ chkdsk / r x: ”E bateu Entrar . Lembre-se de que “x” substitui a letra da unidade.
  4. Pouco depois de você pressionar Entrar , você será informado de que a unidade atual não pode ser bloqueada e será perguntado se deseja agendar uma verificação na próxima reinicialização do sistema. Pressione a letra E e bater Entrar para agendar o chkdsk verificar na próxima reinicialização.
  5. Reinicie seu sistema. o Verificar disco O utilitário será iniciado automaticamente e verificará se há erros no disco.

No caso de o agendamento do chkdsk a varredura não o acionou na próxima inicialização, continue com Método 2.



Método 2: executar o CHKDSK nas opções de recuperação (opções avançadas)

Se o primeiro método falhou, você provavelmente conseguirá executar a verificação chkdsk do Opções de recuperação (Windows 7) ou inicialização avançada (Windows 10) - o difícil é chegar lá. Dependendo do seu computador, você provavelmente precisará da mídia de instalação para acessar o Opções de recuperação (opções avançadas).

Nota: Se você não tiver a mídia de instalação, consulte nossos artigos detalhados sobre como criar uma para o Windows 7 ( criar usb ou dvd inicializável do windows 7 ) ou Windows 10 ( criar usb inicializável do windows 10 )

Porque as etapas exatas para chegar ao Opções de recuperação são diferentes dependendo da versão do Windows, o guia abaixo é dividido em duas seções - uma é adaptada para Windows 7 e outra para Windows 10. Siga as etapas apropriadas para sua versão do Windows.

Executando o CHKDSK a partir das opções de recuperação no Windows 7

  1. Insira sua mídia de instalação do Windows para inicializar a partir dela. Se o seu sistema não inicializar automaticamente a partir da mídia recém-inserida, pode ser necessário acessar as configurações do BIOS e alterar a ordem da sequência de inicialização.
  2. Primeiramente Instale o Windows hit de tela Próximo, então clique em Repare o seu computador. Você também pode pressionar o Tecla R para o mesmo resultado.
  3. Selecione Use ferramentas de recuperação que podem ajudá-lo a corrigir problemas ao iniciar o Windows. Então, certifique-se de que o Windows 7 está selecionado e clique Próximo .
  4. No Opções de recuperação de sistema , Clique em Prompt de comando .

Agora você deve conseguir executar o comando chkdsk com êxito a partir daqui. Dependendo do que você está tentando alcançar, considere usar um dos seguintes comandos:
chkdsk x: - localiza erros, mas não os corrige
chkdsk x: / f - localiza e corrige erros sem procurar por setores defeituosos
chkdsk x: / r - localiza e corrige erros, bem como verifica os setores defeituosos (e repara os problemas encontrados).

Nota: x é um espaço reservado para a letra da sua unidade.

Executando CHKDSK a partir de opções de recuperação no Windows 10

Nota: Se você não tiver a mídia de instalação, pode forçar o Windows 10 a iniciar em Inicialização avançada forçando duas (ou três) tentativas de inicialização com falha consecutivas. Para fazer isso, desligue a máquina inesperadamente quando estiver no meio da inicialização.

  1. Insira a mídia de instalação e certifique-se de que o computador inicialize a partir dela.
    Nota: Se você não conseguir inicializar a partir do DVD / USB de instalação, acesse as configurações do BIOS / UEFI e altere a ordem de inicialização.
  2. Na primeira tela de instalação do Windows, clique em Próximo e clique em Conserte seu computador .
  3. Na tela seguinte, clique em Solucionar problemas para acessar o Opções avançadas .
  4. Debaixo Opções avançadas, Clique em Prompt de comando.
  5. Agora você deve conseguir executar o comando chkdsk com êxito a partir daqui. Dependendo do que você está tentando alcançar, considere usar um dos seguintes comandos:
    chkdsk x: - localiza erros, mas não os corrige
    chkdsk x: / f - localiza e corrige erros sem procurar por setores defeituosos
    chkdsk x: / r - corrige erros e também verifica setores defeituosos (e repara os problemas encontrados).

Nota: x é um espaço reservado para a letra da sua unidade.

4 minutos lidos