Correção: Erro de recuperação do BlueScreen 0xc0000017 no Windows 10



O que está causando o 0xc0000017 BSOD no Windows?

  • Interferência de antivírus de terceiros - Se você encontrar o problema ao tentar atualizar para o Windows 10 a partir de uma versão anterior do Windows, o primeiro culpado que você deve examinar é o seu pacote de antivírus. É possível que ele determine que a operação não é segura, portanto, interrompe a comunicação entre a ferramenta de atualização e o servidor externo da Microsoft. Nesse caso, você pode resolver o problema interrompendo ou desinstalando o pacote de segurança de terceiros enquanto o processo de atualização está ativo.
  • RAM insuficiente - Se você tiver muitos dispositivos conectados por USB, mas não muita RAM, é possível que esse problema ocorra devido ao fato de que seu hardware não é capaz de alocar memória suficiente para concluir o processo de atualização. Nesse caso, uma correção que permitirá que você conclua o processo sem atualizar seu hardware é desconectar todos os dispositivos USB não essenciais.
  • Driver da placa-mãe desatualizado - Acontece que outro culpado potencial que levantará esse problema é um driver de placa-mãe incompatível que não é capaz de acomodar o Windows 10. Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema atualizando os drivers da placa-mãe para as versões mais recentes.
  • Blocos de memória ruins - Como foi confirmado pela Microsoft, esse problema também pode ocorrer devido a uma série de blocos de memória danificados que impedirão o seu sistema operacional de criar o ambiente Windows PE necessário para a atualização. Nesse caso, você pode resolver o problema limpando as entradas de memória danificadas de um prompt CMD elevado.
  • Os gráficos híbridos estão habilitados - Se você estiver usando um modelo Zbook HP, é provável que encontre esse problema devido ao fato de que os gráficos híbridos estão habilitados nas configurações do BIOS. Para corrigir esse problema, basta acessar as configurações do BIOS e desabilitar gráficos híbridos ou mude-os para gráficos discretos.
  • Diferentes interferências de terceiros - Acontece que existem vários aplicativos de terceiros diferentes que podem causar esse código de erro, incluindo aplicativos utilitários. Para garantir que nenhum serviço ou processo de terceiros esteja causando esse problema, faça uma inicialização limpa e tente novamente o processo.

Método 1: interromper o pacote AV (se aplicável)

Se você estiver enfrentando esse problema ao tentar atualizar sua versão do Windows para o Windows 10, deve iniciar esta busca de solução de problemas eliminando a possibilidade de interferência de terceiros. Acontece que é possível que um pacote de antivírus superprotetor esteja interrompendo a operação de atualização devido a um falso positivo.

Comodo, Avast, McAffee são mais comumente relatados como causadores desse comportamento, mas pode haver outros. Se este cenário for aplicável e você estiver realmente usando um pacote de terceiros que pode causar essa interferência, você deve testar para ver se a operação é bem-sucedida se você estiver fazendo isso enquanto o pacote de antivírus está desativado ou desinstalado.



Você pode iniciar as coisas lentamente, desativando a proteção em tempo real e tentando novamente o processo de atualização. Se o 0xc0000017 BSOD não aparece mais, você pode concluir que seu AV estava causando o problema. Com a maioria dos pacotes de segurança, você pode fazer isso diretamente no menu da barra de tarefas.



Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus

Desativando a proteção em tempo real no Avast Antivirus



No entanto, se você estiver usando um pacote de segurança de terceiros que inclui um firewall, desabilitar a proteção em tempo real não será suficiente, pois o mesmo pacote de segurança permanecerá firmemente instalado. Se esse cenário for aplicável, a única correção viável é desinstalar o firewall Antivirus + completamente e garantir que não haja arquivos restantes que ainda possam causar o mesmo comportamento.

Aqui está um guia rápido sobre como desinstalar o pacote problemático de terceiros e remover todos os arquivos remanescentes que ainda podem impedir que a atualização ocorra:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Appwiz.cpl’ e pressione Entrar para abrir o Programas e características cardápio.

    Digitando “appwiz.cpl” no prompt de execução



  2. Assim que estiver dentro do Aplicativos e recursos No menu, role para baixo na lista de aplicativos instalados e localize o pacote de segurança de terceiros que deseja desinstalar. Quando você vê-lo, clique com o botão direito nele e escolha Desinstalar no menu de contexto recém-exibido.

    Desinstalando seu antivírus

  3. Siga as instruções na tela para concluir a instalação e reinicie o computador para salvar as alterações.
  4. Abra este artigo ( aqui ) e siga as instruções para remover quaisquer arquivos remanescentes associados ao pacote AV que você acabou de desinstalar.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo ou se esse método não for aplicável ao seu cenário específico, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 2: Desconecte todos os dispositivos externos

O 0x0000017 está associado à 'memória ruim', mas, na realidade, o problema provavelmente ocorre porque a alocação de memória é muito alta, então o sistema não tem o suficiente para concluir o processo de atualização / instalação.

Isso pode ser resolvido facilmente adicionando RAM adicional, equipando seu computador com o hardware necessário para concluir o processo.

Mas se você não tem planos de atualizar as especificações do seu PC, você provavelmente pode facilitar a alocação de memória desconectando todos os dispositivo USB . Vários usuários afetados confirmaram que esse método foi bem-sucedido para eles.

Desconectando portas USB não essenciais

Se o dispositivo não estiver funcionando, não há necessidade de permitir que ele reserve memória. Com isso em mente, desconecte todos os dispositivos USB não essenciais e repita o processo que estava causando o 0xc0000017 - Não há memória suficiente para criar um dispositivo ramdisk.

Se este cenário não for aplicável ou você estiver procurando por uma abordagem diferente, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 3: atualizando os drivers da placa-mãe

Acontece que esse problema também pode ser causado por um driver da placa-mãe severamente desatualizado que não é compatível para acomodar o Windows 10. Vários usuários que estamos encontrando o erro 0xc0000017 durante a atualização para o Windows 10 relataram que o processo finalmente foi bem-sucedido depois de atualizarem o driver da placa-mãe para a versão mais recente.

O Windows Update é notoriamente conhecido por não atualizar os drivers da placa-mãe, então é provável que você precise fazer isso manualmente.

Aqui está um guia rápido sobre como atualizar sua placa-mãe manualmente:

  1. Visite o site oficial do fabricante da placa-mãe e baixe os drivers mais recentes disponíveis. Se você não sabe o modelo da placa-mãe, pode fazer o download e usar Speccy para descobrir.

    Baixando o driver da placa-mãe

    Nota: Certifique-se de baixar os drivers da placa-mãe dos canais oficiais. Fique longe de sites de download de terceiros, a menos que seja absolutamente necessário acessá-los.

  2. Abra o executável de instalação e siga as instruções na tela para instalar o driver que apresentava falha na instalação anterior.
  3. Assim que a instalação for concluída, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se o mesmo O código de erro 0xc0000017 é ainda está ocorrendo ou você já tem a versão mais recente do driver, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 4: limpar as entradas de memória ruins

A Microsoft já investigou esse problema e confirmou que ele também pode ocorrer em instâncias em que o sistema operacional tenta criar o disco RAM para o ambiente do Windows PE durante o processo de inicialização. Se durante esta operação, blocos de memória ruins forem descobertos no armazenamento BCD, você pode esperar para ver 0xc0000017 código de erro como resultado.

Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema facilmente usando uma série de comandos CMD capazes de verificar e limpar entradas de memória defeituosas no armazenamento BCD. Aqui está um guia rápido sobre como fazer isso:

  1. pressione Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo. Em seguida, digite ‘Cmd’ dentro da caixa de texto e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt de comando elevado. Quando você chegar ao prompt de Controle de Conta de Usuário (UAC), clique em Sim para aprovar a solicitação do administrador.

    Executando Prompt de Comando

  2. Uma vez dentro do Prompt de Comando elevado, digite o seguinte comando e pressione Entrar para listar todas as entradas de memória ruins:
     bcdedit / enum {badmemory} 
  3. Caso a investigação acima tenha mostrado que o armazenamento BCD está de fato contendo blocos de memória inválidos que estão impedindo a criação do ramdisk, a próxima etapa é limpar essas entradas. Para fazer isso, digite o seguinte comando e pressione Entrar:
     bcdedit / deletevalue {badmemory} badmemorylist 
  4. Depois que o processo for bem-sucedido, reinicie o computador e veja se o problema é resolvido na próxima inicialização do sistema.

Se você ainda está encontrando o Código de erro 0xc0000017 mesmo depois de seguir as instruções acima, vá para a próxima correção potencial abaixo.

Método 5: Desativando gráficos híbridos do BIOS

Acontece que esse problema também pode ocorrer devido a um recurso de GPU presente em placas de GPU AMD integradas, chamado de gráficos híbridos. Vários usuários afetados confirmaram que, depois de acessar as configurações do BIOS e desativar o Hybrid Graphics no menu Device Configuration, o processo de atualização / instalação limpa foi concluído com êxito, sem problemas adicionais.

Esse método costuma ser bem-sucedido com os modelos ZBook fabricados pela HP.

Aqui está um guia rápido sobre como desativar os gráficos híbridos nas configurações do BIOS:

  1. Ligue o seu computador (ou reinicie se já estiver ligado). Assim que você vir a tela de carregamento inicial, pressione repetidamente o Setup (tecla BIOS).

    Pressione a tecla BIOS durante o procedimento de inicialização

    Nota : Na maioria das placas-mãe, a chave de configuração será exibida na tela. Mas caso você não veja, você pode pesquisar online para obter instruções específicas sobre como inserir as configurações do BIOS de acordo com o modelo da placa-mãe.

  2. Depois de conseguir entrar nas configurações do BIOS, use o menu de navegação para acessar o Avançado cardápio. Uma vez dentro, selecione o Configuração do dispositivo menu e garantir que Dispositivo gráfico está configurado para Gráficos Discretos ao invés de Gráficos híbridos.

    Desativando gráficos híbridos

    Nota: Se você encontrar uma opção que permite definir Gráficos Híbridos para Desativado, faça.

  3. Certifique-se de salvar a chance, escolhendo Salvar alterações e sair do BIOS .
  4. Assim que a próxima sequência de inicialização for concluída, verifique se o mesmo problema ainda está ocorrendo.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

Método 6: Atualizar após uma inicialização limpa (se aplicável)

Acontece que existem muitos culpados em potencial que podem ser responsáveis ​​pelo surgimento desse problema. E não são apenas os pacotes de antivírus de terceiros que podem interferir na instalação da atualização, é também um aplicativo utilitário que normalmente não é suspeito em um cenário onde um BSOD está envolvido.

Se você está encontrando o 0xc0000017 BSOD durante uma tentativa de atualizar uma versão mais antiga do Windows para o Windows 10, você deve eliminar a possibilidade de uma interferência de terceiros tentando novamente a atualização após uma inicialização limpa.

Quando você atinge um estado de inicialização limpa, seu computador iniciará sem qualquer tipo de serviço de terceiros, processo ou item de inicialização que possa atrapalhar o processo de atualização.

Aqui está um guia rápido para obter um estado de inicialização limpa, no qual você pode repetir a operação:

  1. Abra um Corre caixa de diálogo pressionando Tecla Windows + R . Assim que estiver dentro da janela de execução, digite ‘ msconfig ’ e pressione Entrar para abrir o Configuração do sistema cardápio. Depois que você for solicitado pelo Controle de conta de usuário (UAC) , clique sim para conceder acesso de administrador.

    Abrindo a configuração do sistema por meio de Executar

  2. Depois de conseguir entrar no Configuração do sistema menu, clique no Serviços guia no topo do menu. Em seguida, comece garantindo que a caixa associada a ' Ocultar todos os serviços Microsoft ' está checado. Isso garantirá que você não desative por engano nenhum serviço essencial para o seu sistema operacional.

    Desativar todos os itens de inicialização não Microsoft

  3. Assim que cada serviço da Microsoft for excluído da lista, clique no Desativar tudo para impedir de maneira eficaz que qualquer tipo de serviço de terceiros seja acionado durante a próxima sequência de inicialização.
  4. Depois que os serviços forem tratados, vá para o Comece guia e clique em Abra o Gerenciador de Tarefas no próximo menu.

    Abrindo a janela de itens de inicialização através do Gerenciador de Tarefas

  5. Você será transportado diretamente para o Comece guia do Gerenciador de tarefas. Assim que chegar lá, selecione sistematicamente todos os serviços de inicialização de terceiros e clique no botão Desabilitar na parte inferior da tela para impedir que sejam iniciados na próxima inicialização do sistema. Faça isso até ter certeza de que nenhum serviço de inicialização pode ser executado na próxima inicialização do sistema.

    Desativando aplicativos desde a inicialização

  6. Depois de chegar a esta etapa, os fundamentos para o estado de inicialização limpa são alcançados. Agora, para aproveitá-lo, basta reiniciar o computador.
  7. Na próxima inicialização, o computador será inicializado SOMENTE com os serviços e processos essenciais. Para testar se algum item de terceiros estava causando o código de erro, repita o processo de atualização e veja se o problema foi resolvido.
7 minutos lidos