Correção: Chamador de pool inválido no Windows 10



  1. O recurso Reiniciar automaticamente especifica que o Windows reinicia automaticamente o computador. Por padrão, esta opção está ativada. Para desativar essa opção modificando o registro, digite as seguintes informações em um prompt de comando administrativo e pressione a tecla Enter:

Recuperos wmic definir AutoReboot = False

Em Gravar informações de depuração, selecione o tipo de informação que você deseja que o Windows grave em um arquivo de despejo de memória se o computador parar inesperadamente:



  1. A opção Small Memory Dump registra a menor quantidade de informações para ajudar a analisar o problema. Para especificar que deseja usar este arquivo de despejo modificando o registro, digite as seguintes informações em um prompt de comando e certifique-se de tocar na tecla Enter:

recuperos wmic definido DebugInfoType = 3



  1. Para aceitar que você deseja usar a pasta D: Minidump como seu diretório Small Dump alterando o registro, defina o valor da seqüência expansível de MinidumpDir como D: Minidump. Por exemplo, copie e cole as seguintes informações em um prompt de comando e clique em Enter.

wmic recoveros set MiniDumpDirectory = D: Minidump



  1. A opção Kernel Memory Dump registra apenas a memória do kernel. Esta opção é capaz de armazenar mais informações do que um pequeno arquivo de despejo de memória, mas leva menos tempo para se criar do que um arquivo de despejo de memória completo.

Existem outras opções também, mas recomendamos que você use a opção Small Memory Dump, pois é pequeno em tamanho, mas ainda contém informações suficientes para você resolver seu problema. Além disso, você precisará usar esta opção para ler e abrir o arquivo minidespejo de maneira adequada.

Vamos descobrir como abrir e ler o arquivo minidespejo. Você precisará baixar uma determinada ferramenta disponibilizada pela Microsoft. Em primeiro lugar, fazia parte das Ferramentas de Depuração para Windows, mas a Microsoft decidiu criar um pacote autônomo.



  1. Visite este local na rede Internet para baixar o Kit de driver do Windows. Você também pode fazer o download do WinDbg como um pacote autônomo que, na verdade, é a única ferramenta de que você precisa.

  1. Baixe o instalador e siga as instruções na tela para instalá-lo corretamente.

  1. Clique em Iniciar, Executar, digite cmd e clique em OK.
  2. Mude para a pasta Debugging Tools for Windows. Para fazer isso, digite o seguinte no prompt de comando e pressione ENTER:

cd c: arquivos de programas ferramentas de depuração para Windows

  1. Para carregar o arquivo de despejo em um depurador, digite um dos seguintes comandos e pressione ENTER:

windbg -y SymbolPath -i ImagePath -z DumpFilePath

kd -y SymbolPath -i ImagePath -z DumpFilePath

  1. Se você decidiu salvar o arquivo na pasta C: windows minidump minidump.dmp, você pode usar o seguinte comando de exemplo:

windbg -y srv * c: symbols * http: //msdl.microsoft.com/download/symbols -i c: windows i386 -z c: windows minidump minidump.dmp

  1. Verifique se há erros e bugs relacionados a arquivos de sistema no arquivo e certifique-se de pesquisar cada arquivo ao lado da mensagem de erro para ter certeza de que é um driver ou parte de um determinado aplicativo de terceiros.

Se você realmente descobrir que está tendo problemas com um driver específico, pode precisar desinstalar ou atualizar o driver específico, não importa qual seja sua finalidade em seu computador, contanto que você queira parar de ver o BSOD. Siga as etapas abaixo para fazer isso.

  1. Clique em Iniciar e digite Executar. Selecione Executar, uma caixa de diálogo Executar aparecerá.
  2. Digite “devmgmt.msc” na caixa de diálogo Executar e clique no botão OK. Isso abre o Gerenciador de dispositivos imediatamente.

  1. No Gerenciador de dispositivos, expanda a categoria onde você acha que o driver ou dispositivo que está causando o problema está localizado. Certifique-se de realizar uma pesquisa no Google do arquivo problemático no Minidump, que provavelmente mostrará o nome exato do dispositivo. Ao localizar o dispositivo, clique com o botão direito sobre ele e escolha a opção Desinstalar dispositivo no menu de contexto.

  1. Pode ser necessário confirmar o processo de desinstalação. Marque a caixa ao lado da opção “Excluir o software do driver para este dispositivo” e clique no botão OK.
  2. Reinicie o computador para que as alterações tenham efeito. Após reiniciar, o Windows tentará reinstalar o driver e substituí-lo pelo driver do fabricante.
  3. Se o Windows não substituir o driver automaticamente, abra o Gerenciador de Dispositivos novamente, selecione o menu Ação e clique na opção Verificar se há alterações de hardware.

Solução 2: desative ou desinstale programas suspeitos

Às vezes, o BSOD pode ser acionado por um programa ou aplicativo que não é prejudicial ou não foi criado com essa finalidade, mas algo simplesmente deu errado e agora faz com que seu computador trave. Pode até não ser culpa do aplicativo, mas na verdade sua, porque você não atualizou seu PC ou o aplicativo.

  1. Verifique se há programas instalados recentemente no seu computador. Alguns dos programas que são conhecidos por causar o BSOD são Malwarebytes, Kaspersky Anti-Virus e NetLimiter. Se você instalou esses programas ou alguns dos que podem ter causado o erro, é hora de removê-los.
  2. Se você estiver usando um sistema operacional Windows anterior ao Windows 10, digite “msconfig” na barra de pesquisa ou na caixa de diálogo Executar e navegue até a guia “Inicializar”.
  3. Se você estiver usando o Windows 10, use a combinação de teclas CTRL + SHIFT + ESC para abrir o Gerenciador de Tarefas e navegar até a guia “Inicializar”.
  4. Desmarque a inicialização do programa e a Tela Azul da Morte deve aparecer para aparecer agora.

Se você não vir o programa nas janelas de inicialização, a melhor solução pode ser simplesmente desinstalá-lo de uma vez por todas. Desinstalar o programa não significa que você não pode usá-lo, mas pode ser melhor usar apenas a versão mais recente disponível.

Desinstalando programas no Windows 10:

  1. Clique no botão do menu Iniciar localizado na parte inferior esquerda da sua área de trabalho.
  2. Selecione o aplicativo Configurações clicando no ícone de engrenagem acima do botão Liga / desliga no menu Iniciar.

  1. Selecione a seção Aplicativos no aplicativo.
  2. Selecione o programa suspeito na lista de aplicativos instalados e clique no botão Desinstalar.

  1. Siga as instruções exibidas na tela para concluir o processo de desinstalação.

Desinstalando o Java em versões anteriores do Windows:

  1. Clique no menu Iniciar localizado na parte inferior esquerda da tela.
  2. Selecione Painel de controle no menu Iniciar e mude a opção Exibir por para Categoria.
  3. Selecione Desinstalar um programa na seção Programas.

  1. Selecione o programa suspeito na lista de programas instalados clicando nele e, em seguida, clique no botão Desinstalar.
  2. Siga as instruções na tela para concluir o assistente de desinstalação.

Nota : Os tipos de programas que desencadeiam o problema com mais freqüência são programas antivírus, verificadores de segurança, etc. Deixar seu computador desprotegido definitivamente não é recomendado, portanto certifique-se de não se esquecer de reinstalar o programa antivírus anterior ou de encontrar um alternativa que não acionará a Tela Azul da Morte.

Solução 3: atualize seu computador

Esta solução pode parecer simples, mas é algo que precisa ser cuidado antes de você começar a considerar seu problema muito sério. Outros usuários do sistema operacional Windows relataram que o erro ocorria com eles regularmente, embora tudo parecesse funcionar para eles e eles não tenham feito overclock do sistema, seus drivers estivessem atualizados, etc.

As atualizações no Windows 10 geralmente são tratadas e verificadas automaticamente, mas você também pode verificar se há novas atualizações no aplicativo Configurações.

Você pode verificar se há atualizações manualmente seguindo as etapas abaixo:

  1. Use a combinação de teclas Windows + I para abrir as Configurações em seu PC com Windows. Como alternativa, você pode pesquisar por “Configurações” usando a barra de pesquisa localizada na barra de tarefas.

  1. Localize e abra a seção “Atualização e segurança” no aplicativo Configurações.
  2. Permaneça na guia Windows Update e clique no botão Check for updates sob o status Update para verificar se há uma nova versão do Windows disponível.

  1. Se houver, o Windows deve prosseguir com o processo de download automaticamente.

Se, por algum motivo, o Windows 10 não fornecer atualizações automaticamente, você sempre pode tentar usar a ferramenta Criação de mídia para atualizar seu computador enquanto preserva todos os seus arquivos pessoais, configurações e aplicativos instalados. Este processo pode ser um pouco avançado, mas provavelmente resolverá seu problema se você permanecer paciente:

  1. Clique aqui ligação para acessar a Microsoft e clicar no botão Baixar ferramenta agora localizado no site da Microsoft para baixar a ferramenta de criação de mídia.

  1. Baixe o arquivo MediaCreationTool.exe em sua área de trabalho ou em outro local conveniente e execute-o.

  1. Se a mensagem pop-up UAC (User Account Control) aparecer, clique em Sim e siga as instruções para instalar a ferramenta corretamente. Não deve ser difícil.
  2. A opção Atualizar este PC agora deve aparecer imediatamente, então escolha-a e clique em Avançar. O download do Windows 10 começará se houver atualizações pendentes para sua compilação específica.

  1. A opção Baixar e instalar atualizações pode ser selecionada escolhendo-a e clicando em Avançar. Você deve ler os termos da licença antes de clicar na opção Aceitar ou Não aceitar. Observe que você terá que concordar com os termos se quiser continuar com o processo de instalação.

  1. Quando a ferramenta estiver pronta, você será solicitado a escolher a opção Instalar que iniciará a instalação de reparo do seu computador.

  1. A ferramenta de instalação do Windows 10 agora iniciará o processo de atualização necessário para atualizar sua instalação do Windows. Observe que o processo às vezes pode ser bastante longo, especialmente se você não atualiza seu dispositivo há algum tempo.
  2. Seu computador continuará a inicializar na tela de login após o término do processo de instalação e reparação. Provavelmente, você precisará redefinir as configurações de hora e data antes de continuar com o dispositivo.
8 minutos lidos