Correção: AnyConnect não conseguiu estabelecer uma conexão com o gateway seguro especificado

A mensagem de erro ‘ AnyConnect não conseguiu estabelecer uma conexão com o gateway seguro especificado 'Aparece quando os usuários tentam se conectar a uma VPN usando o AnyConnect Client. Este problema surge porque o AnyConnect Client VPN não é capaz de realizar o processo de conexão com sucesso com o servidor remoto e existem alguns bloqueios em seu caminho. Hoje, iremos cobrir a referida mensagem de erro, incluindo as causas da mensagem de erro e várias soluções que você pode implementar para se livrar do erro.

O que causa a mensagem de erro 'AnyConnect não foi capaz de estabelecer uma conexão com o gateway seguro especificado'?

Pode ser devido a vários motivos. Às vezes, é um bloqueio de antivírus ou firewall ou, às vezes, pode ser causado por uma conexão de Internet ruim. O seguinte seria as causas principais; para mencionar em breve -

• Problema de antivírus ou firewall: O software antivírus pode, às vezes, interferir no processo de conexão do AnyConnect Client VPN e não permitir que ele se conecte a redes ou servidores externos por motivos de segurança. Muitas vezes, ele bloqueará muitas conexões de entrada e saída. Então, você não poderá se conectar à sua VPN favorita usando Anyconnect.
  • A configuração do cliente está errada: Se você configurou seu cliente Anyconnect incorretamente e as configurações de VPN armazenadas nele não estão corretas, você enfrentará problemas para estabelecer conexões bem-sucedidas.
  • Restrições da Internet: Às vezes, os endereços IP de alguns países podem ser bloqueados por seu provedor de ISP e você pode não tentar intencionalmente se conectar à VPN do mesmo país que foi bloqueado por seu ISP. Então você enfrentará problemas.

Para contornar a mensagem de erro, você pode seguir as soluções fornecidas abaixo, mas certifique-se de reiniciar o computador e o aplicativo antes de passar para as outras correções.

Solução 1: desativando o antivírus

Primeiras coisas primeiro. Como na maioria das vezes, o problema é causado pelo bloqueio do antivírus, que é um cenário comum. Portanto, em tal caso, você deve tentar desabilitar qualquer antivírus de terceiros que tenha instalado em seu sistema e, em seguida, tentar se conectar à VPN usando AnyConnect. Esperançosamente, isso isolará o problema.

Desativar antivírus

Solução 2: interromper o serviço de conexão à Internet

Às vezes, o serviço ICS está em execução, o que causa problemas para o AnyConnect Client se conectar a uma VPN. Você terá que desativá-lo para corrigir o problema. Veja como desativar o serviço:

1. pressione Windows + R e digite services.msc
  2. Quando a janela abrir mostrando os serviços, procure por Compartilhamento de conexão com a internet serviço. Clique com o botão direito e clique em Pare .

Parando o serviço ICS

3. Então saia do Serviços janelas fechando-o.

Solução 3: desative o compartilhamento de conexão com a Internet (ICS)

Houve vários casos em que, se o ICS foi habilitado no Windows, os usuários enfrentaram esse problema. Para desativar o ICS, siga as instruções abaixo:

1. Abra o Painel de Controle
  2. Vamos para Compartilhamento de rede e Internet e então clique Alterar as configurações do adaptador .

Centro de rede e compartilhamento

3. Depois disso, você terá que clicar com o botão direito no conexão de rede compartilhada e clique em Propriedades .
  4. Na janela de propriedades, clique no Compartilhando
  5. Uma vez lá, você precisa desmarcar a caixa de seleção que diz “ Permitir que outros usuários da rede se conectem por meio da conexão deste computador com a Internet ”.
  6. Depois de fazer isso, clique em OK.

Se o seu problema estava sendo causado pela ativação do ICS, isso deve ter sido corrigido.

Solução 4: Selecione a opção Conectar à rede atual em AnyConnect VPN

Às vezes, o cliente VPN Any Connect flutua entre diferentes redes, então você deve selecionar a opção de conectar-se apenas à rede atual. Isso pode resolver o problema para você. Veja como fazer isso:

1. Abra o Cliente AnyConnect , e onde você vê o Rede escrito, clique com o botão direito nele.
  2. Clique em ' Conecte-se apenas à rede atual ”.

Cliente Cisco AnyConnect

Solução 5: tente uma conexão alternativa

Às vezes, a conexão com a Internet que você está usando pode ter algumas restrições ou pode não estar funcionando corretamente, o que está causando o problema. Nesse cenário, você terá que usar uma conexão alternativa, como WiFi ou hotspot móvel, para ver se consegue se conectar à VPN.